Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 7 de dezembro de 2014

Grupo Semente lança o primeiro álbum solo, feito com Diogo, Teresa e Pedro

A ideia inicial do Grupo Semente era lançar seu primeiro disco solo em 2013, ano em que festejou 15 anos de vida. Devido às circunstâncias do mercado fonográfico brasileiro, o álbum Grupo Semente está sendo lançado somente agora pela gravadora Biscoito Fino, neste mês de dezembro de 2014, mas ainda a tempo de enfatizar o toque pessoal desse grupo carioca de samba cuja história se entrelaça com a trajetória de Teresa Cristina no circuito de shows da Lapa, bairro boêmio do Centro da cidade do Rio de Janeiro (RJ) que serviu de plataforma para a projeção da cantora carioca. Teresa, a propósito, é naturalmente uma das convidadas do disco, figurando em Alô João, bissexta parceria de Baden Powell (1937 - 2000) com o cantor e compositora carioca Cyro Monteiro (1913 - 1973), lançada na voz do próprio Cyro no álbum De Vinicius e Baden especialmente para Cyro Monteiro (Elenco, 1965). Diogo Nogueira - cantor carioca que também se apresentou com o Grupo Semente no início de sua carreira - também participa do CD, cantando Disritmia (1974), um dos maiores sucessos de Martinho da Vila. O terceiro convidado é Pedro Miranda, vocalista original do Semente. Substituído por Bruno Barreto desde que deixou o grupo em 2009 para seguir carreira solo, Pedro marca presença no medley que amalgama Tumba lê lê (Francisco Netto, Nilton Neves e Jarbas Reis) - samba gravado em 1956 pelo cantor paulistano Francisco Ferraz Neto (1921 - 1976), o Risadinha - e O facão bateu embaixo (tema de capoeira, de domínio público). Formado atualmente por João Callado (cavaquinho), Bernardo Dantas (violão), Mestre Trambique (percussão), Bruno Barreto (voz e pandeiro) e Marcos Esguleba (percussão), o Grupo Semente também grava no disco dois temas instrumentais - Ideia (de autoria de seu violonista Bernardo Dantas) e Na maciota (parceria do cavaquinista João Callado com Mauro Aguiar) - entre abordagens do Baião da Penha (Guio de Moraes e Davi Nasser, 1953), de Mulata beleza (Zé Roberto, 1987) - samba lançado por Deni de Lima em 1987 e regravado por Arlindo Cruz - e de Mestre Marçal (Mestre Trambique,  Wilson das Neves  e Paulo César Pinheiro, 1996),  entre outras músicas do gênero.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

♪ A ideia inicial do Grupo Semente era lançar seu primeiro disco solo em 2013, ano em que festejou 15 anos de vida. Devido às circunstâncias do mercado fonográfico brasileiro, o álbum Grupo Semente está sendo lançado somente agora pela gravadora Biscoito Fino, neste mês de dezembro de 2014, mas ainda a tempo de enfatizar o toque pessoal desse grupo carioca de samba cuja história se entrelaça com a trajetória de Teresa Cristina no circuito de shows da Lapa, bairro boêmio do Centro da cidade do Rio de Janeiro (RJ) que serviu de plataforma para a projeção da cantora carioca. Teresa, a propósito, é naturalmente uma das convidadas do disco, figurando em Alô João, bissexta parceria de Baden Powell (1937 - 2000) com o cantor e compositora carioca Cyro Monteiro (1913 - 1973), lançada na voz de Cyro no álbum De Vinicius e Baden especialmente para Cyro Monteiro (Elenco, 1965). Diogo Nogueira - cantor carioca que também se apresentou com o Grupo Semente no início de sua carreira - também participa do CD, cantando Disritmia (1974), um dos maiores sucessos de Martinho da Vila. O terceiro convidado é Pedro Miranda, vocalista original do Semente. Substituído por Bruno Barreto desde que deixou o grupo em 2009 para seguir carreira solo, Pedro marca presença no medley que amalgama Tumba lê lê (Francisco Netto, Nilton Neves e Jarbas Reis) - samba gravado em 1956 pelo cantor paulistano Francisco Ferraz Neto (1921 - 1976), o Risadinha - e O facão bateu embaixo (tema de capoeira, de domínio público). Formado atualmente por João Callado (cavaquinho), Bernardo Dantas (violão), Mestre Trambique (percussão), Bruno Barreto (voz e pandeiro) e Marcos Esguleba (percussão), o Grupo Semente também grava no disco dois temas instrumentais - Ideia (de autoria de seu violonista Bernardo Dantas) e Na maciota (parceria do cavaquinista João Callado com Mauro Aguiar) - entre abordagens do Baião da Penha (Guio de Moraes e Davi Nasser, 1953), de Mulata beleza (Zé Roberto, 1987) - samba lançado por Deni de Lima em 1987 e regravado por Arlindo Cruz - e de Mestre Marçal (Mestre Trambique, Wilson das Neves e Paulo César Pinheiro, 1996).