Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Registro ao vivo do show 'Gilbertos samba' sai sem 'Um abraço no Bonfá'

Recém-lançado pela gravadora Sony Music nos formatos de CD duplo e DVD, o registro ao vivo de Gilbertos samba - show no qual Gilberto Gil expande o diálogo com o repertório de João Gilberto ao entrelaçar no roteiro sambas de sua autoria com sambas gravados pelo criador da Bossa Nova - chegou ao mercado fonográfico com número adicionado ao longo da turnê do show. Trata-se do samba É luxo só (Ary Barroso e Luiz Peixoto, 1957), gravado por João Gilberto em seu primeiro álbum, Chega de saudade (Odeon, 1959). Captada na passagem de som, a abordagem de É luxo só por Gil entrou no CD e é ouvida no DVD enquanto rolam os créditos do vídeo. Em contrapartida, Gilbertos samba ao vivo chegou às lojas em CD e DVD sem a versão com letra de Um abraço no Bonfá (João Gilberto, 1960), número que foi a grande novidade do show. Tema originalmente instrumental, composto por João Gilberto para saudar o compositor e violonista carioca Luiz Bonfá (1922 - 2001), Um abraço no Bonfá ganhou letra escrita por Gil para o projeto. No entanto, como a gravação do tema com a letra de Gil depende da autorização do arredio João, já que se trata de parceria feita à sua revelia, o jeito foi editar a gravação ao vivo do belo show de Gil - clique aqui para ler / reler a resenha da estreia nacional de Gilbertos samba - sem o número.

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ Recém-lançado pela gravadora Sony Music nos formatos de CD duplo e DVD, o registro ao vivo de Gilbertos samba - show no qual Gilberto Gil expande o diálogo com o repertório de João Gilberto ao entrelaçar no roteiro sambas de sua autoria com sambas gravados pelo criador da Bossa Nova - chegou ao mercado fonográfico com número adicionado ao longo da turnê do show. Trata-se do samba É luxo só (Ary Barroso e Luiz Peixoto, 1957), gravado por João Gilberto em seu primeiro álbum, Chega de saudade (Odeon, 1959). Captada na passagem de som, a abordagem de É luxo só por Gil entrou no CD e é ouvida no DVD enquanto rolam os créditos do vídeo. Em contrapartida, Gilbertos samba ao vivo chegou às lojas em CD e DVD sem a versão com letra de Um abraço no Bonfá (João Gilberto, 1960), número que foi a grande novidade do show. Tema originalmente instrumental, composto por João Gilberto para saudar o compositor e violonista carioca Luiz Bonfá (1922 - 2001), Um abraço no Bonfá ganhou letra escrita por Gil para o projeto. No entanto, como a gravação do tema com a letra de Gil depende da autorização do arredio João, já que se trata de parceria feita à sua revelia, o jeito foi editar a gravação ao vivo do belo show de Gil - clique aqui para ler / reler a resenha da estreia nacional de Gilbertos samba - sem o número.

Unknown disse...

Adoro Gil, coleciono e tal ..etc. O CD de estúdio é primoroso. E tb sei que o show fica entre a aura de Gil e de João Gilberto ...mas o DVD é bem monótono ...não sei se por conta do cenário ...mas não consigo assistir inteiro sem dormir ...e olha que adoro todos os outros DVDs do Gil.