Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 14 de dezembro de 2014

'Gigantes do samba' entrelaça hits de Raça Negra e SPC ao vivo em SP

Grupos de pagode que dominaram as paradas populares da música brasileira dos anos 1990, os grupos Raça Negra (em evidência na primeira metade daquela década) e Só pra Contrariar (recordista de vendas na segunda metade da década, mas no mundo do disco desde 1993) juntaram forças e sucessos dos anos 1990 no show imodestamente intitulado Gigantes do samba e gravado em 26 de julho deste ano de 2014 no Citibank Hall de São Paulo (SP) para edição de CD e DVD recém-lançados através de parceria das gravadoras Som Livre e Sony Music. Com seus respectivos vocalistas Luiz Carlos e Alexandre Pires à frente, o Raça Negra e o SPC entrelaçam hits no roteiro perpetuado em Gigantes do samba - Ao vivo em SP. Para quem viveu a década e é fã do estilo pagodeiro de samba dos anos 1990, o roteiro vai resultar irresistível com o revival de sucessos como Quando te encontrei (Luiz Carlos e Gabú), Deus me livre (Darci Rossi, Alexandre e Serginho Sol), Cigana (Gabú), Que se chama amor (José Fernando), Depois do prazer (Chico Roque e Sérgio Caetano) e Essa tal liberdade (Chico Roque e Paulo Sérgio Valle).

6 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Curta a página de Notas Musicais no Facebook e acompanhe as atualizações diárias do blog.

Marcelo Barbosa disse...

Mais uma tentativa de voltar a emplacar um ritmo que se autointitula o que não é e jamais deveria ter existido. Descartável!
Vida profissional curta pra essa gente!!

Marcelo Barbosa disse...

E quando vi nas lojas a palavra gigantes dei uma gargalhada. É MUITA cara de pau!!!

Marcelo Barbosa disse...

E ainda por cima agora do "SAMBA". Não eram pseudo-pagodeiros?

Opaleirosambista disse...

Gosto não se discute, gostar ou não de um cantor, banda ou gênero musical é direito de qualquer um, mas para fazermos uma crítica independente do gosto, temos que conhecer pelo menos um pouco a história da música popular brasileira, pois assim saberíamos que essa bandinha Raça Negra foi sim um dos divisores de água que o samba teve ao longo de sua história, assim como foi Martinho da vila, Benito de Paula e tantos outros. Essa bandinha introduziu outros instrumentos no samba, essa bandinha é responsável pelo samba ter entrado nas rádios FM, pois samba só tocava nas rádios AM, essa bandinha tem um dos se não o melhor conjunto de metais da música brasileira, essa bandinha está no guinness com a música mais tocada nas rádios em um só dia no mundo inteiro, essa bandinha Raça Negra é a maior vendedora de discos do Brasil depois apenas do Roberto Carlos, Nelson Gonçalves e Rita lee com quase 50 milhões de discos vendidos, a única banda brasileira a aparecer na lista dos maiores vendedores de discos do mundo e que até hoje faz uma média de 18 a 20 shows por mês, então eles tem todo direito de se intitularem gigantes, se bem que eles próprios dizem que gigantes não são eles e sim o público deles e para terminar pagode é uma festa onde se canta e dança samba, pagode também é um ritmo sertanejo criado pelo saudoso Tião Carreiro originado do catira e do sertanejo raiz batido na viola!!!

Opaleirosambista disse...

Ah eu tinha me esquecido, essa vida profissional curta, já dura mais de 30anos!!!