Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Com a cor da paixão, Ava foca o voo amoroso de Galo no clipe de 'Cama'

Resenha de clipe
Título da música: Cama (Tatá Aeroplano, 2010)
Artista: Gustavo Galo
Direção do clipe: Ava Rocha
Cotação: * * * * *
Clipe em rotação no YouTube

Cantora, compositora e cineasta, Ava Rocha deita e rola na poesia de Cama ao dirigir o clipe desta canção de Tatá Aeroplano a partir do registro minimalista feito com delicadeza por Gustavo Galo para Asa, primeiro primoroso disco solo deste compositor paulistano projetado na Trupe Chá de Boldo. Ava foca o voo amoroso da personagem da canção com a cor da paixão, o vermelho, dominante no vídeo filmado em sintonia com o tom cru da gravação feita somente com a voz e o violão de Galo, com a adesão posterior do sopro pungente e quase etéreo do trompete de Maico Lopes. O protagonista de Cama - canção lançada pelo grupo Cérebro Eletrônico no álbum Deus e o diabo no liquidificador, de 2010 - está prostrado, adoecido de paixão, à espera do único antídoto contra o vírus do abandono: o retorno da mulher amada, pelo qual suplica nos quatro minutos e três segundos do fonograma. Fiel ao estado de espírito da personagem da canção, a câmera inquieta de Ava flagra Galo na cama entre tomadas que traduzem em toscas imagens a prostração, o delírio e o voo mental do doente de amor. Closes nos olhos e nas mãos, aliados a movimentos que dão a sensação de que o protagonista flutua e levanta um voo restrito à sua imaginação, constroem um expressivo universo visual que valoriza o clipe e reitera o sentido da gravação, uma das mais lindas dentre as belezas poéticas do álbum Asa. Posto em rotação no YouTube em 2 de dezembro de 2014, o clipe de Cama - simples, belo e poético como o disco de Galo - é exemplo de que, sim, às vezes bastam uma câmera na mão e uma ótima ideia na cabeça.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

♪ Cantora, compositora e cineasta, Ava Rocha deita e rola na poesia de Cama ao dirigir o clipe desta canção de Tatá Aeroplano a partir do registro minimalista feito com delicadeza por Gustavo Galo para Asa, primeiro primoroso disco solo deste compositor paulistano projetado na Trupe Chá de Boldo. Ava foca o voo amoroso da personagem da canção com a cor da paixão, o vermelho, dominante no vídeo filmado em sintonia com o tom cru da gravação feita somente com a voz e o violão de Galo, com a adesão posterior do sopro pungente e quase etéreo do trompete de Maico Lopes. O protagonista de Cama - canção lançada pelo grupo Cérebro Eletrônico no álbum Deus e o diabo no liquidificador, de 2010 - está prostrado, adoecido de paixão, à espera do único antídoto contra o vírus do abandono: o retorno da mulher amada, pelo qual suplica nos quatro minutos e três segundos do fonograma. Fiel ao estado de espírito da personagem da canção, a câmera inquieta de Ava flagra Galo na cama entre tomadas que traduzem em toscas imagens a prostração, o delírio e o voo mental do doente de amor. Closes nos olhos e nas mãos, aliados a movimentos que dão a sensação de que o protagonista flutua e levanta um voo restrito à sua imaginação, constroem um expressivo universo visual que valoriza o clipe e reitera o sentido da gravação, uma das mais lindas dentre as belezas poéticas do álbum Asa. Posto em rotação no YouTube em 2 de dezembro de 2014, o clipe de Cama - simples, belo e poético como o disco de Galo - é exemplo de que, sim, às vezes bastam uma câmera na mão e uma ótima ideia na cabeça.