Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Retrô 2014: Titãs voltam a ser um grupo de peso com álbum 'Nheengatu'

Retrospectiva 2014 - Não chegou a ser uma surpresa, pois o vigoroso show Inédito (2013) já tinha sinalizado, no ano passado, que os Titãs estavam novamente apresentando um repertório autoral compatível com a fase áurea do grupo paulistano, atualmente reduzido a um quarteto com metade de sua formação original. Mesmo assim, a edição pela gravadora Som Livre do álbum Nheengatu, em maio, foi recebida com entusiasmo entre público e crítica. Ao expor as vísceras da babilônia nativa em repertório roqueiro que remeteu a álbuns clássicos do grupo, Nheengatu devolveu à irregular discografia dos Titãs a relevância e o peso perdidos ao longo dos últimos anos e discos.  O clipe do rock Fardado (Sergio Britto e Paulo Miklos) e o show Nheengatu confirmaram que os Titãs - em foto de Marcos Hermes - voltaram a ficar com moral na república dos bananas.

3 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ Retrospectiva 2014 - Não chegou a ser uma surpresa, pois o vigoroso show Inédito (2013) já tinha sinalizado, no ano passado, que os Titãs estavam novamente apresentando um repertório autoral compatível com a fase áurea do grupo paulistano, atualmente reduzido a um quarteto com metade de sua formação original. Mesmo assim, a edição pela gravadora Som Livre do álbum Nheengatu, em maio, foi recebida com entusiasmo entre público e crítica. Ao expor as vísceras da babilônia nativa em repertório roqueiro que remeteu a álbuns clássicos do grupo, Nheengatu devolveu à irregular discografia dos Titãs a relevância e o peso perdidos ao longo dos últimos anos e discos. O clipe do rock Fardado (Sergio Britto e Paulo Miklos) e o show Nheengatu confirmaram que os Titãs - em foto de Marcos Hermes - voltaram a ficar com moral na república dos bananas.

Felipe dos Santos disse...

Concordo em termos.

"Nheengatu" é um bom álbum de rock. Capta a tensão vivida neste país em suas letras - coisa que há muito, mas MUITO tempo não se vê no rock deste país.

Mas... é apenas bom. Como disse Zé Henrique (que precisa aparecer mais por aqui), não é nada demais, apenas deixou de ser de menos, como vinham sendo os álbuns do grupo.

E juro que achei um tremendo exagero o show ter sido eleito o melhor de 2014 pela APCA. Fui à apresentação de SP e... também achei boa, mas nada de soltar rojões.

Mas... enfim, que bom que os Titãs provaram que ainda podem ser inteligentes.

Felipe dos Santos Souza

CelloPiazza disse...

realmente, não vi nada demais neste disco.