Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 5 de agosto de 2014

Donato dá show em CD jazzístico vendido somente nos shows do artista

Resenha de CD
Título: Live jazz in Rio vol. 1 - O bicho tá pegando!
Artista: João Donato
Gravadora: Discobertas / Acre Musical
Cotação: * * * 1/2


De certa forma, o segundo volume do CD ao vivo comemorativo dos 80 anos de João Donato - subintitulado O bicho tá pegando! - é mais relevante do que o primeiro porque entraram músicas menos batidas do cancioneiro do compositor e pianista acriano na seleção de 12 músicas captadas no Rio de Janeiro (RJ) em show feito pelo artista em 4 de dezembro de 2013 na extinta casa Studio RJ. O segundo volume é ainda mais jazzístico do que o primeiro, que concentra os hits, geralmente canções cantadas. Live jazz in Rio vol. 2 também tem temas cantados, mas prioriza temas instrumentais como Minha saudade - parceria de Donato com João Gilberto, gravada em 1959 (com a letra) pela cantora Alaíde Costa - e Rio Branco (João Donato). O teor de novidade é maior. É neste volume - prejudicado pelo fato de algumas (breves) falas de Donato terem sido mal captadas - que Donato apresenta bissexta parceria com o compositor, maestro, saxofonista e clarinetista paulista Paulo Moura (1932 - 2010), Na Barão de Mesquita, composta na década de 1950, mas até então inédita em disco. Mesmo que soe menos sedutora no confronto com outros temas da obra de Donato, a música já apontava o suingue singular que norteia o cancioneiro deste compositor de alma latina. No disco, o artista também apresenta inédita parceria com o compositor carioca Nelson Motta, Bolero digital (Tontos de amor), tema cantado. Outra novidade é Menina do cabelão, samba-jazz que abre a parceria de Donato com Gabriel Moura, compositor da turma de Seu Jorge. Já Bluchanga (João Donato) - prato cheio para a interação de Donato com o trio formado pelo baterista Robertinho Silva, o baixista Luiz Alves e o saxofonista (e flautista) Ricardo Pontes - é puro jazz à brasileira, mote deste disco cujo segundo volume é vendido somente nos shows do artista. Tudo a ver, já que Donato dá show em Live jazz in Rio vol. 1 - O bicho tá pegando!.

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

De certa forma, o segundo volume do CD ao vivo comemorativo dos 80 anos de João Donato - subintitulado O bicho tá pegando! - é mais relevante do que o primeiro porque entraram músicas menos batidas do cancioneiro do compositor e pianista acriano na seleção de 12 músicas captadas no Rio de Janeiro (RJ) em show feito pelo artista em 4 de dezembro de 2013 na extinta casa Studio RJ. O segundo volume é ainda mais jazzístico do que o primeiro, que concentra os hits, geralmente canções cantadas. Live jazz in Rio vol. 2 também tem temas cantados, mas prioriza temas instrumentais como Minha saudade - parceria de Donato com João Gilberto, gravada em 1959 (com a letra) pela cantora Alaíde Costa - e Rio Branco (João Donato). O teor de novidade é maior. É neste volume - prejudicado pelo fato de algumas (breves) falas de Donato terem sido mal captadas - que Donato apresenta bissexta parceria com o compositor, maestro, saxofonista e clarinetista paulista Paulo Moura (1932 - 2010), Na Barão de Mesquita, composta na década de 1950, mas até então inédita em disco. Mesmo que soe menos sedutora no confronto com outros temas da obra de Donato, a música já apontava o suingue singular que norteia o cancioneiro deste compositor de alma latina. No disco, o artista também apresenta inédita parceria com o compositor carioca Nelson Motta, Bolero digital (Tontos de amor), tema cantado. Outra novidade é Menina do cabelão, samba-jazz que abre a parceria de Donato com Gabriel Moura, compositor da turma de Seu Jorge. Já Bluchanga (João Donato) - prato cheio para a interação de Donato com o trio formado pelo baterista Robertinho Silva, o baixista Luiz Alves e o saxofonista (e flautista) Ricardo Pontes - é puro jazz à brasileira, mote deste disco cujo segundo volume é vendido somente nos shows do artista. Tudo a ver, já que Donato dá show em Live jazz in Rio vol. 1 - O bicho tá pegando!.

Bernardo Barroso Neto disse...

Eu comprei o primeiro cd e está espetacular, com certeza esse segundo também está. Pena que não vai vender comercialmente.