Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 26 de agosto de 2014

Elba finaliza álbum em que vai de Pedro Luís a Cordel, Ambrósio e Nação

Embora esteja às voltas com a recém-iniciada turnê nacional do show Cordas, Gonzaga e afins, em cartaz de agosto a novembro por sete capitais do Brasil, Elba Ramalho pretende finalizar e lançar ainda em 2014 o álbum que vem gravando desde maio sob produção de Luã Mattar e Yuri Queiroga. Falta somente gravar as vozes definitivas. O disco segue a linha pop contemporânea do elogiado Qual o assunto que mais lhe interessa? (Ramax / BrazilMúsica!), lançado em 2007. Elba - vista em foto de Alex Ribeiro - dá voz a músicas de três grupos pernambucanos que emergiram na cena do Recife (PE) dos anos 1990. Projetada há 20 anos, a Nação Zumbi está representada por Risoflora (Chico Science), música de seu primeiro álbum, Da lama ao caos (Chaos / Sony Music, 1994), pedra fundamental do movimento Mangue Beat. Desativado há dez anos, o grupo Mestre Ambrósio (1992 - 2004) é lembrado com Pé-de-calçada, música de Siba gravada pela banda em seu primeiro álbum, Mestre Ambrósio (Rec Beat Discos, 1996). Do Cordel do Fogo Encantado (1999 - 2010), grupo surgido no fim dos anos 1990, Elba revive Nossa Senhora da Paz (Ou o trapézio do sonho) (Lirinha, Clayton Barros, Emerson Calado e Nego Henrique), música do segundo álbum do Cordel, O palhaço do circo sem futuro (Trama, 2002). Do compositor carioca Pedro Luís, nome recorrente na ficha técnica do CD Qual o assunto que mais lhe interessa?, a cantora regrava Fazê o quê?, música do primeiro álbum de Pedro Luís e a Parede, Astronauta tupy (Dubas Música, 1997). Entre inédita de Dani Black com Zélia Duncan (Só pra lembrar) e regravação de parceria de Lenine com Dudu Falcão (É o que me interessa, música de 2008), Elba também dá voz a três músicas do compositor pernambucano Dominguinhos (1941 - 2013). Duas - o fado Passarinho enganador (parceria com Fausto Nilo) e o xote Olhando o coração - são inéditas, sendo que a primeira tem a participação da cantora portuguesa Carminho. A terceira é a canção Contrato de separação (Dominguinhos e Anastácia), lançada em disco de 1979 na voz de Nana Caymmi.

4 comentários:

Mauro Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fábio Passadisco disse...

Senti falta de uma composição de Lula Queiroga nesse CD...

Eduardo Cáffaro disse...

Parece que vai ser bem legal ! Acho curioso que Elba faz vários ensaios fotográficos belíssimos, como esta foto, e outras que ja vi pela net ...mas na hora de colocar no CD só entram umas fotos bem mais simples. O que será que acontece ?

Luca disse...

Mauro só falou de dez faixas, devem ter outras