Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 1 de junho de 2011

Sai no Brasil DVD com filme que documenta a lição humanista de Masur

Perto de completar 84 anos, em 18 de julho de 2011, o maestro alemão Kurt Masur é o foco da cineasta israelense-canandense Amit Breuer, diretora do documentário Uma Aventura Musical - Kurt Masur, lançado em 2008 e já editado em DVD recentemente posto nas lojas do Brasil pela gravadora Biscoito Fino em parceria com a Tatu Filmes. Breuer acompanhou Masur pelas Master Classes dadas pelo maestro alemão no Brasil, na Polônia e nos Estados Unidos. Com imagens de arquivo e cenas dessas aulas, o filme entrelaça os ensinamentos do maestro com suas experiências pessoais de vida. As lições de música e humanidade de Masur são dadas logo na cena de abertura - captada em Campos do Jordão (SP) em 2005 - quando o maestro pergunta a um jovem regente se ele conhece o sofrimento. Uma Aventura Musical - Kurt Masur documenta, sobretudo, o ensinamento de que, ao ser executada, a obra musical lida nas partituras deve ter sempre profunda relação com as experiências de quem a rege ou toca. 

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Perto de completar 84 anos, em 18 de julho de 2011, o maestro alemão Kurt Masur é o foco da cineasta israelense-canandense Amit Breuer, diretora do documentário Uma Aventura Musical - Kurt Masur, lançado em 2008 e já editado em DVD recentemente posto nas lojas do Brasil pela gravadora Biscoito Fino em parceria com a Tatu Filmes. Breuer acompanhou Masur pelas Master Classes dadas pelo maestro alemão no Brasil, na Polônia e nos Estados Unidos. Com imagens de arquivo e cenas dessas aulas, o filme entrelaça os ensinamentos do maestro com suas experiências pessoais de vida. As lições de música e humanidade de Masur são dadas logo na cena de abertura - captada em Campos do Jordão (SP) em 2005 - quando o maestro pergunta a um jovem regente se ele conhece o sofrimento. Uma Aventura Musical - Kurt Masur documenta, sobretudo, o ensinamento de que, ao ser executada, a obra musical lida nas partituras deve ter sempre profunda relação com as experiências de quem a rege ou toca.