Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 1 de junho de 2011

Joia Moderna relança 'Sweet Edy', pioneiro LP glam nacional de Edy Star

Embora tenha aberto a gravadora Joia Moderna para dar voz somente a cantoras, o DJ Zé Pedro se permitiu uma licença poética e decidiu reeditar, sob licença da Som Livre, o primeiro álbum solo do baiano Edivaldo Souza, o Edy Star, cantor, ator, dançarino e transformista. Lançado originamente em 1974, ... Sweet Edy... é álbum de importância histórica na cena musical dos anos 70, tendo sido o primeiro disco assumidamente glam e gay do Brasil. Em evidência na época, Edy ganhou músicas inéditas de compositores do quilate de Caetano Veloso (O Conteúdo), Gilberto Gil (Edith Cooper, tributo a Alice Cooper) e Roberto Carlos e Erasmo Carlos (Claustrofobia). A faixa-título, Sweet Edy, é da lavra de Renato Piau e Sérgio Natureza, autores também de Bem Entendido. No disco, Star também canta músicas de Jorge Mautner (Olhos de Raposa), Leno (Superestrela) e Moraes Moreira e Galvão (Para o que Der na Telha), além de regravar Esses Moços (Lupicínio Rodrigues). Para quem não liga o nome à música, Edy Star é o unico sobrevivente de outro disco lendário, Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10 (CBS, 1971), gravado com Raul Seixas (1945 - 1989), Sérgio Sampaio (1947 - 1994) e Míriam Batucada (1947 - 1994). ...Sweet Edy... foi gravado no embalo da exposição inicial de Edy Star na cena carioca, mas não fez sucesso comercial e hoje é reavaliado pelo próprio artista como um disco demasiadamente limpo para seus padrões. A reedição de ...Sweet Edy... pela Joia Moderna chegará às lojas até o fim deste ano de 2011.

11 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Embora tenha aberto a gravadora Joia Moderna para dar voz somente a cantoras, o DJ Zé Pedro se permitiu uma licença poética e decidiu reeditar, sob licença da Som Livre, o primeiro álbum solo do baiano Edivaldo Souza, o Edy Star, cantor, ator, dançarino e transformista. Lançado originamente em 1974, ... Sweet Edy... é álbum de importância histórica na cena musical dos anos 70, tendo sido o primeiro disco assumidamente glam e gay do Brasil. Em evidência na época, Edy ganhou músicas inéditas de compositores do quilate de Caetano Veloso (O Conteúdo), Gilberto Gil (Edith Cooper, tributo a Alice Cooper) e Roberto Carlos e Erasmo Carlos (Claustrofobia). A faixa-título, Sweet Edy, é da lavra de Renato Piau e Sérgio Natureza, autores também de Bem Entendido. No disco, Star também canta músicas de Jorge Mautner (Olhos de Raposa), Leno (Superestrela) e Moraes Moreira e Galvão (Para o que Der na Telha), além de regravar Esses Moços (Lupicínio Rodrigues). Para quem não liga o nome à música, Edy Star é o unico sobrevivente de outro disco lendário, Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10 (CBS, 1971), gravado com Raul Seixas (1945 - 1989), Sérgio Sampaio (1947 - 1994) e Míriam Batucada (1947 - 1994). ...Sweet Edy... foi gravado no embalo da exposição inicial de Edy Star na cena carioca, mas não fez sucesso comercial e hoje é reavaliado pelo próprio artista como um disco demasiadamente limpo para seus padrões. A reedição de ...Sweet Edy... pela Joia Moderna chegará às lojas até o fim deste ano de 2011.

Pedro Progresso disse...

curioso. conheço "O conteúdo" e "Edith cooper" com os autores - excelentes registros.

KL disse...

esperamos que Zé Pedro se dê ao luxo de várias "licenças poéticas" e relance outras joias da Som Livre, que merecem voltar à cena para ensinar à turma da "bala Juquinha" como se faz boa (orgânica, ousada e alagre) música.

Seu Mistura disse...

Nesse ótimo e clássico disco do Edy Star, ele é o nosso David Bowie "made in Brazil", e também o persona de Bowie, o Ziggy Stardust.

Edy Star disse...

Hola Mauro,
obrigado pela nota, que de verdade me surpreendeu pela noticia..
Ter meu LP relançado era um velho sonho, y agora que estou voltando ao Brasil após 19 anos na Europa, y fazendo shows pelos brazis, é uma alegria extra..
Obrigado ao Joia..
Um grande braço agradecido,
Edy *

Jim Duran disse...

Olá. Gostaria de obter permissão para a publicação dessa nota em meu blog. www.jimduran.wordpress.com

Reinaldo Pinheiro Pinho (Mr Beer) disse...

Parabéns ao DJ Zé Pedro e ao Edy Star pelo relançamento deste grande clássico do primeiro disco glam do brasil.

Mauro Ferreira disse...

Jim, está autorizado a reproduzir a nota em seu blog. Abs, MauroF

Luciano disse...

Louvável iniciativa do Dj Zé Pedro juntamente com o aval da Som Livre pela reedição deste maravilhoso álbum,"SWEET EDY",que venham outras...

Lu Stopa disse...

olá Mauro, sou Lu Stopa, musico de Edy Star da "Caverna guitar band" e gostaria de pedir sua autorização para reproduzir sua matéria em meu blog, achei excelente( com seus devidos créditos).
abraços.
Lu Stopa
www.underpoint.blogspot.com

Mauro Ferreira disse...

Edy, eu é que agradeço seu comentário. Lu, pode reproduzir a nota, sim. Abs, MauroF