Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 14 de junho de 2011

Caixas 'Maria' e 'Bethânia' embalam 26 CDs e festejam 65 anos da artista

Maria Bethânia vai completar 65 anos no próximo sábado, 18 de junho de 2011.  Para celebrar a data, a  Universal Music põe nas lojas duas caixas, Maria e Bethânia, que embalam os 26 álbuns lançados pela intérprete nas gravadoras Elenco e Philips entre 1967 e 1995. Cada caixa agrega 13 CDs, sendo 12 álbuns originais e uma coletânea - Anos 70 na caixa Maria e Anos 80 e 90 na caixa Bethânia - que reúne gravações feitas pela intérprete em projetos coletivos e discos de colegas. Tais compilações são iscas para os fãs de Bethânia, já que a obra da cantora na Universal Music já foi relançada de forma avulsa em 2006 em edições remasterizadas e com textos de Rodrigo Faour sobre cada título. Além das coletâneas, as atuais reedições incluem os discos Quando o Carnaval Chegar (1972) e Doces Bárbaros (1976), omitidos na coleção posta nas lojas em 2006. Eis o conteúdo das caixas Maria e Bethânia e suas respectivas coletâneas:

Maria
* Edu & Bethânia (1967)
* A Tua Presença (1971)
* Rosa dos Ventos - O Show Encantado (1971)
* Quando o Carnaval Chegar (1972)
* Drama - Anjo Exterminado (1972)
* Drama 3º Ato - Luz da Noite (1973)
* A Cena Muda (1974)
* Chico Buarque & Maria Bethânia ao Vivo (1975)
* Pássaro Proibido (1976)
* Doces Bárbaros (1976)
* Pássaro da Manhã (1977)
* Maria Bethânia e Caetano Veloso ao Vivo (1978)

Coletânea Anos 70
1. De Manhã  - do LP Vinicius + Bethânia + Toquinho en la Fusa (1971)
2. Apelo - do LP Vinicius + Bethânia + Toquinho en la Fusa (1971)
3. O que Tinha de Ser  - do LP Vinicius + Bethânia + Toquinho en la Fusa (1971)
4. Viramundo  - do LP Vinicius + Bethânia + Toquinho en la Fusa (1971)
5. Asa Branca / Último Pau-de-Arara / Pau-de-Arara - do LP Nova Bossa Nova (1972)
6. Não Tem Solução - do LP Nova Bossa Nova (1972)
7. Preciso Aprender a Só Ser - do LP Phono 73 - O Canto de um Povo (1973)
8. Oração de Mãe Menininha - do LP Phono 73 - O Canto de um Povo (1973)
9. Coração Ateu - da trilha sonora da novela Gabriela (1975)
10. Esotérico - do disco Os Doces Bárbaros (1976)
11. O Seu Amor - do disco Os Doces Bárbaros (1976)
12. São João, Xangô Menino - do disco Os Doces Bárbaros (1976)
13. Cavalgada - do LP Erasmo Carlos Convida..., de Erasmo Carlos (1980)

Bethânia
* Álibi (1978)
* Mel (1979)
* Talismã (1980)
* Alteza (1981)
* Nossos Momentos (1982)
* Ciclo (1983)
* A Beira e o Mar (1984)
* Memória da Pele (1989)
* Maria Bethânia 25 Anos (1990)
* Olho d'Água (1992)
* As Canções que Você Fez pra mim (1993)
* Maria Bethânia ao Vivo (1995)

Coletânea Anos 80 e 90
1. Brincar de Viver - do LP Plunct Plact Zoom (1983)
2. Salva-Vida - do LP Uns, de Caetano Veloso (1983)
3. Sereia Guiomar - do LP Sorriso Negro, de Ivone Lara (1981)
4. Hino de Nossa Senhora da Purificação - de compacto simples (1980)
5. Hino à Nossa Senhora da Purificação - de compacto simples (1980)
6. Roda Ciranda - do LP Da Cor do Brasil, de Alcione (1984)
7. Caminhemos - do LP Ele & Elas Vol. II, de Nelson Gonçalves (1986)
8. Tarde em Itapoã - do LP Vinicius de Moraes - Negro Demais no Coração (1988)
9. Morena do Mar - do CD Dorival (1994)
10. Libertar - do CD Gente de Festa, de Margareth Menezes (1995)
11. Frevo nº 2 do Recife - do CD Recife Frevo É (1996)
12. Segue o Teu Destino - do CD-brinde do programa do show Imitação da Vida (1996)
13. O Navio Negreiro - do CD Livro, de Caetano Veloso (1997)
14. Pássara - do CD Álbum Musical, de Francis Hime (1997)
15. Preciso Aprender a Ser Só - do CD Songbook Marcos Valle Vol. 2 (1998)
16. Linda Flor (Yayá) - do CD Celebração, de Alcione (1998)

21 comentários:

Luca disse...

Mauro, seu post não deixa claro se os discos da caixa são os mesmos de 2006 ou se são novas edições. Sse forem os mesmos é um absurdo fazer o fã de Bethânia comprar uma caixa por causa de uma coletânea, e o pior é que vai ter gente comprando, jà tô vendo.

Milton Luiz disse...

Realmente uma boa notícia. Mas já olhei a pré-venda no site da Saraiva e, juntas, as duas vão bater na casa dos R$ 500 (salgado demais!). Quanto aos CDs bônus, ficou um gosto de decepção, já que chegou-se a cogitar que a caixa poderia incluir o que não foi lançado, por exemplo, no show Bethânia & Caetano (como a versão dela para Mãos de Afeto, de Ivan Lins). Pena...

Eduardo Cáffaro disse...

Eles não sabem ganhar dinheiro não ! Se os shows ROSA DOS VENTOS, CHICO E BETHÂNIA, CAETANO E BETHÂNIA fossem lançados na íntegra, com certeza eu ia correr para comprar. Mas do jeito que está , já tenho tudo, acredito que a maioria dos fãs mesmos, já tenham tb. Não acrescentou nada. Pena.

Claudio disse...

as caixas estão lindas!!!
eu quero tudo de novo!!!

Tombom disse...

Tenho praticamente tudo. Apesar disso, também quero ter as 2 (DUAS) caixas. Mas... se o acabamento das capas/textos e encartes for pobre, sem as informações dos lançamentos originais... vou pensar 2 (DUAS) vezes...

Denilson Santos disse...

Mauro,

Por acaso as músicas "Esotérico", "O Seu Amor" e "São João, Xangô Menino"
da coletânea "Anos 70" são daquele compacto raríssimo contendo as versões em estúdio do show "Doces Bárbaros"?

Se for mesmo, já vale a pena comprar essa caixa, por causa dessa preciosidade.

abração,
Denilson

Hugo de Oliveira disse...

Eu quero...vou procurar agora.

Sou louco por Dona Maria.

Gill Sampaio Ominirò disse...

Não acrescentou nada. Pena.

Denilson, as músicas "Esotérico", "O Seu Amor" e "São João, Xangô Menino"
da coletânea "Anos 70" são SIM daquele compacto contendo as versões em estúdio do show "Doces Bárbaros". Mas Já foram lançadas na caixa 2 do Caetano. Já é não é tão raro assim. E na do Caetano tem a capa do compacto.

A única coisa realmente interessante nessas caixas é a volta ao catálogo de Chico e Bethânia ao vivo há muito fora de circulação.

KL disse...

Pela terceira vez, a discografia de Bethânia vem a público. Enquanto isso, a de Nara Leão só saiu uma vez, também teve edição esgotada, e ninguém se preocupa em relançá-la. Vamos aguardar, então, um novo box de Gal Costa, de Caetano e de Gil, de preferência com as faixas-bônus de época "coladas" em cada álbum, pois esse negócio de coletânea de faixas avulsas, como dizia a sábia Aracy de Almeida, "não tá com nada".

Mauro Ferreira disse...

Aviso aos navegantes: cabe informar que, se as coletâneas não apresentam mais raridades, é por decisão da própria Bethânia, que não permitiu a inclusão de sobras de álbuns ao vivo. Abs, MauroF

Sim, Denilson, são fonogramas do compacto.

abs, MauroF

KL disse...

Mauro,

O brasileiro precisa acabar com o purismo ortodoxo e entender, de uma vez por todas, que um cd nunca será um lp, por isso sria mais do que bem-vinda a inclusião CRITERIOSA de faixas-bônus em certos relançamentos, sobretudo de artistas que já tiveram mais de uma edição de sua discografia. Além de puxar a venda de todo esse material novamente - até para quem comprou as edições anteriores - seria enriquecedor ouvir, por exemplo, o "Cantar", de Gal Costa, com "Teco-Teco", de bônus, tudo a ver com a sonoridade do disco já que foi arranjada por João Donato, que participa de outras faixas. Ou o "Refazenda", de Gil, com "Maracatu Atômico" e "Preciso Aprender a Ser Só" ou então o disco "Muito", de CV, com "O Bater do Tambor" e "Samba da Cabeça". E por aí vai. O sucesso internacional das edições japondesas deve-se, em grande parte, à decisão inteligente de juntar aos álbuns-solo faixas de compactos gravadas no mesmo ano.
Em época de gravadoras sucateadas, seria uma forma de incrementar as vendas.

Alexandre Siqueira disse...

Uma pena Bethânia não autorizar! Seria demais ter a edição oficial de shows integrais como "Rosa Dos Ventos", "Drama: Luz Da Noite" e "A Cena Muda", só pra ficar nesses...

Denilson Santos disse...

Valeu, Mauro e Gill.

Não sabia que essas faixas já tinham sido lançadas na caixa do Caetano.

abração,
Denilson

Tiago disse...

KL, a gravadora Universal está de processos até a porta de entrada por conta das tais faixas-bônus nos discos. Que os digam PRINCIPALMENTE os da Nara Leão. Quem comprou, comprou, quem não, nunca mais. Os processos são por conta de "adulteração do produto original". Veja você!

Tiago disse...

KL, outro belo exemplo de que "pentelho" da processo, o disco Edu & Bethânia está saindo sem a capa. Por que? A foto é do filho do Vinicius de Moraes que processou a gravadora e ganhou por julgar que naquela edição da Elenco do Gavin ela saiu "sem foco". Tá bom pra você?

KL disse...

Tiago,

Minha observação foi feita em função desse conjunto de coisas que dificultam, impedem ou trazem prejuízo para as gravadoras. No caso de Nara Leão, talvez os detentores dos direitos autorais não tivessem sido consultados, daí o processo (absurdo, por sinal) contra quem lançou os cds "bonificados". E, claro, nesse caso do álbum Edu & Bethânia (aconteceu recentemente também com o Gal Canta Caymmi) quem perde mais é o público, para quem toda obra de arte é feita. "Adulteração de produto original", para mim, é mudar o design uma capa (como fez a Dubas várias vezes), colocar tarjas numa foto, esmaecer ou acentuar demais a tonalidade de uma foto (aconteceu recentemente com o box Gal, reparou no detalhe?). O formato cd, por si só, já é uma "adulteração", e uma faixa-bônus criteriosa só vem a enriquecer o produto NOVO, que é levado às lojas. Em suma, o Brasil só pensa em preservação cultural quando envolve perdas ou ganhos financeiros. Nesse exato momento, estão alterando ou demolindo a maioria dos estádios brasileiros, tudo por conta da Copa de 2014, alterando, aí sim, todo o perfil da arquitetura moderna para "adaptar-se" às exigências da Fifa. Ou seja, quem quiser conhecer o verdadeiro Maracanã, daqui a 20 anos, só mesmo através de fotos. Espero que, pelo menos o Morumbi art-déco permaneça. Do contrário, todas as capitais brasileiras terão a cara de um "shopping center", pois é isso que eles querem: vender seus produtos de quinta e lucrar com o público consumidor de hoje, cuja maiorie é alienada, prepotente, insensível e cafona.

Tiago disse...

KL, concordo com você, é realmente uma pena. Mas por enquanto a banda está tocando assim :-((( sobre o projeto da Gal foi um amigo meu que fez e posso te dizer: ele foi muito cuidadoso; o problema foi na gráfica. As impressões saíram com um "lençol vermelho" por cima das fotos, dando aquela impressão estranha nas cores. Uma pena também.

KL disse...

Tiago,

Agora entendi o que houve com o box Gal, erro grosseiro da gráfica, que pena. Mas será que, no caso de Gal não liberarar/liberariam as faixas-bônus distribuídas, por época, nos cds? Além de ser novidade, os fãs com certeza comprariam tudo aquilo de novo. Já saoube que vão relançar Elis, mas só comprarei nessas condições.
A propósito, foi você que selecionou aqueles títulos da Odeon (Taiguara/Alaide/Cauby/João Nogueira etc)? Comprei todos exceto o de JN, que não encontrei à venda.

Abraço!

KL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eulalia Moreno disse...

Posso ser antiquada mas não concordo com a adulteração dos produtos originais com a inclusão de faixas-bônus que deveriam ser editadas num CD à parte como aquilo que são : " bônus".Daí, concordo com Betânia e com os artistas que não tendo autorizado assistem a mutilação da sua obra. Acho que a idéia é mesmo essa: reproduzir os vinis com a reprodução fidedigna das capa, o que, nem sempre tem ocorrido. Espero que os textos que acompanham este (re?)-lançamento sejam criteriosos e fruto de pesquisas rigorosas e não meros decalques de matérias jornalísticas publicadas e que não trazem nada de novo como informação.

Abraço

KL disse...

quem quer obra "original", sem faixa-bônus de luxo, que compre o lp, tente barganhar a fita-master (no acervo da gravadora) ou, no caso de MB, a própria cantora. O problema é que o cachê dela é bem alto.