Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 26 de junho de 2011

Cozza defende o samba e cita Caymmi em show carioca do 'rapper' Emicida

Quando Emicida anunciou que ia chamar ao palco um convidado especial de seu show, grande parte do público que lotava o teatro do Oi Futuro Ipanema pensou que se tratava de Marcelo D2 - presença ilustre na plateia que foi conferir em 25 de junho de 2011 a segunda das duas apresentações do rapper paulista no Rio de Janeiro (RJ). Mas não era D2 o convidado especial de Emicida e, sim, a cantora paulista Fabiana Cozza. Com seu vozeirão grave e imponente, Cozza - vista com Emicida e o DJ Nyack (ao fundo) na foto de Mauro Ferreira - respondeu pelo refrão de Outras Palavras, tema romântico lançado pelo rapper em seu primeiro CD (ou mixtape, como ele prefere chamar), Pra Quem Já Mordeu um Cachorro por Comida, Até que Eu Cheguei Longe... (Laboratório Fantasma, 2009). Na sequência, a cantora assumiu os versos do rap-samba Quero Ver Quarta-Feira cantados por Mart'nália na gravação deste novo single de Emicida, lançado em março de 2011. O tema protesta contra a industrialização do Carnaval, criado e desenvolvido por trabalhadores das comunidades, mas estrelado por gringos e globais que se apropriam da folia e caem fora antes da quarta-feira. "Barracão / Eu ainda vejo o mesmo barracão / Mas o espírito, não / Faz pensar que não valeu / Faz pensar que quem morreu / Morreu em vão", dizem os versos repetidos várias vezes por Cozza. Convocada para o bis, a cantora paulista ainda protagonizou o momento mais arrepiante do show ao citar trecho da letra da Suíte dos Pescadores, de Dorival Caymmi (1914 - 2008), em meio aos versos de um dos temas mais irados de Emicida, Pra Não Ter Tempo Ruim, outro tema de Pra Quem Já Mordeu um Cachorro por Comida, Até que Eu Cheguei Longe..., a gravação que deu projeção a Emicida fora do universo do hip hop. "Adeus, adeus / Pescador, não se esqueça de mim / Vou rezar pra ter bom tempo, meu nego / Pra não ter tempo ruim", cantou Cozza, inserindo os versos de Caymmi no mundo das comunidades ainda envolvidas na guerrilha urbana do cotidiano.  Com ou sem Emicida,  Fabiana Cozza é garantia de tempo bom.

3 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Quando Emicida anunciou que ia chamar ao palco um convidado especial de seu show, grande parte do público que lotava o teatro do Oi Futuro Ipanema pensou que se tratava de Marcelo D2 - presença ilustre na plateia que foi conferir em 25 de junho de 2011 a segunda das duas apresentações do rapper paulista no Rio de Janeiro (RJ). Mas não era D2 o convidado especial de Emicida e, sim, a cantora paulista Fabiana Cozza. Com seu vozeirão grave e imponente, Cozza - vista com Emicida e o DJ Nyack (ao fundo) na foto de Mauro Ferreira - respondeu pelo refrão de Outras Palavras, tema romântico lançado pelo rapper em seu primeiro CD (ou mixtape, como ele prefere chamar), Pra Quem Já Mordeu um Cachorro por Comida, Até que Eu Cheguei Longe... (Laboratório Fantasma, 2009). Na sequência, a cantora assumiu os versos do rap-samba Quero Ver Quarta-Feira cantados por Mart'nália na gravação deste novo single de Emicida, lançado em março de 2011. O tema protesta contra a industrialização do Carnaval, criado e desenvolvido por trabalhadores das comunidades, mas estrelado por gringos e globais que se apropriam da folia e caem fora antes da quarta-feira. "Barracão / Eu ainda vejo o mesmo barracão / Mas o espírito, não / Faz pensar que não valeu / Faz pensar que quem morreu / Morreu em vão", dizem os versos repetidos várias vezes por Cozza. Convocada para o bis, a cantora paulista ainda protagonizou o momento mais arrepiante do show ao citar trecho da letra da Suíte dos Pescadores, de Dorival Caymmi (1914 - 2008), em meio aos versos de um dos temas mais irados de Emicida, Pra Não Ter Tempo Ruim, outro tema de Pra Quem Já Mordeu um Cachorro por Comida, Até que Eu Cheguei Longe..., a gravação que deu projeção a Emicida fora do universo do hip hop. "Adeus, adeus / Pescador, não se esqueça de mim / Vou rezar pra ter bom tempo, meu nego / Pra não ter tempo ruim", cantou Cozza, inserindo os versos de Caymmi no mundo das comunidades ainda envolvidas na guerrilha urbana do cotidiano. Com ou sem Emicida, Fabiana Cozza é garantia de tempo bom em disco e show.

Luca disse...

Fabiana vai lançar seu terceiro cd quando?

Diogo Santos disse...

Parece que existe uma amizade entre os dois pois a Cozza também esteve no show que ele fez no (desatroso)Urban Music Festival mês passado em São Paulo(SP)