Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 7 de junho de 2011

Sai, com inédita, o disco em que Paulo Ricardo canta Vinicius com Toquinho

 Embora os músicos do RPM tenham acordado priorizar exclusivamente o grupo na vigorosa volta concretizada neste ano de 2011, Paulo Ricardo lança o álbum em que canta músicas de Vinicius de Moraes (1913 - 1980) com a voz e o violão de Toquinho, parceiro fiel do Poetinha na última década de vida de Vinicius. Gravado em 2009 e masterizado em 2010, o CD chega às lojas neste mês de junho de 2011 pela Building Records. Com capa bem diferente da idealizada de início e com outro título (Viva Vinicius foi a primeira opção de nome para o disco), Toquinho e Paulo Ricardo cantam Vinicius apresenta 13 músicas do poeta com sonoridade contemporânea. Uma delas, Romeu e Julieta, é inédita. Trata-se de parceria de Toquinho com Vinicius que havia se perdido. Toquinho se lembrava da melodia e de parte da letra, que acabou chegando inteira às suas mãos - batida à máquina pelo próprio Vinicius de Moraes - através de mulher que herdara o manuscrito da avó. Eis, na disposição do CD, as 13 músicas do álbum Toquinho e Paulo Ricardo cantam Vinicius:

1. Água de beber (Tom Jobim e Vinicius de Moraes, 1961)
2. Tarde em Itapuã (Toquinho e Vinicius de Moraes, 1971)
3. Pra que chorar? (Baden Powell e Vinicius de Moraes, 1964)
4. Canto de Ossanha (Baden Powell e Vinicius de Moraes)
5. Eu sei que vou te amar (Tom Jobim e Vinicius de Moraes, 1959)
6. Samba da bênção (Baden Powell e Vinicius de Moraes, 1966)
7. Carta ao Tom 74 (Toquinho e Vinicius de Moraes, 1974)
8. Chega de saudade (Tom Jobim e Vinicius de Moraes, 1958)

9. Garota de Ipanema (Tom Jobim e Vinicius de Moraes, 1962)
10. Romeu e Julieta (Toquinho e Vinicius de Moraes) - música inédita

11. Sei lá... A vida tem sempre razão (Toquinho e Vinicius de Moraes, 1971)
12. Insensatez (Tom Jobim e Vinicius de Moraes, 1961)

13. Samba de Orly (Toquinho, Chico Buarque e Vinicius de Moraes, 1970)

7 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Embora os músicos do RPM tenham acordado priorizar exclusivamente o grupo nessa volta de 2011, Paulo Ricardo lança o disco em que canta músicas de Vinicius de Moraes (1913 - 1980) com a voz e o violão de Toquinho, parceiro fiel do Poetinha na última década de vida de Vinicius. Gravado em 2009 e masterizado em 2010, o CD chega às lojas neste mês de junho de 2011 pela Building Records. Com capa bem diferente da idealizada de início e com outro título (Viva Vinicius foi a primeira opção de nome para o disco), Toquinho e Paulo Ricardo Cantam Vinicius apresenta 13 músicas do poeta com sonoridade contemporânea. Uma delas, Romeu e Julieta, é inédita. Trata-se de parceria de Toquinho com Vinicius que havia se perdido. Toquinho se lembrava da melodia e de partes da letra, que acabou chegando inteira às suas mãos - batida à máquina pelo próprio Vinicius - por meio de uma mulher que herdara o manuscrito de sua avó. Eis as 13 músicas do CD Toquinho e Paulo Ricardo Cantam Vinicius:

1. Água de Beber (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
2. Tarde em Itapuã (Toquinho e Vinicius de Moraes)
3. Pra que chorar? (Baden Powell e Vinicius de Moraes)
4. Canto de Ossanha (Baden Powell e Vinicius de Moraes)
5. Eu Sei que Vou te Amar (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
6. Samba da Bênção (Baden Powell e Vinicius de Moraes)
7. Carta ao Tom 74 (Toquinho e Vinicius de Moraes)
8. Chega de Saudade (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
9. Garota de Ipanema (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
10. Romeu e Julieta (Toquinho e Vinicius de Moraes)
11. Sei lá... A Vida Tem Sempre Razão (Toquinho e Vinicius de Moraes)
12. Insensatez (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
13. Samba de Orly (Toquinho, Chico Buarque e Vinicius de Moraes)

Luca disse...

perda de tempo, me espanta o Toquinho envolvido nisso

Marcelo disse...

A versão de Insensatez do Paulo Ricardo ficou ótima, espero que o cd tenha um toque contemporâneo sem perder a essência do Vinícius!

Anônimo disse...

O Toquinho deve rezar todo dia pela alma do Poetinha.
Se não fosse ele...

Rafael disse...

Não gostei da capa do disco... Péssima... Não casou com o espírito de Vinícius, achei poluída visualmente, tá parecendo cara de disco de banda punk de garagem... Nada a ver. Mas acho perda de tempo comentários de pessoas como esse tal de Luca, só deixa comentários aqui para criticar. Mauro, revisa melhor os comentários que você anda publicando desse sujeito.

Rafael disse...

Até que enfim resolveram lançar esse disco, achei que ia ficar para o século seguinte. Não sei por quê tanta demora para lançar esse álbum.

Daniel Lima disse...

Mauro, falando em Vinícius já ouviu o novo disco do trio mineiro Amaranto? Esta cheio de bossas deliciosas. Essas meninas são um tesouro das Minas que precisa ser apreciado por mais gente:

http://www.amaranto.com.br/

Abraço Mauro e parabéns pelo blog.