Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Caetano discorre sobre o álbum em que Teresa Cristina canta (bem) Cartola

Caetano Veloso esteve presente na estreia do show Teresa Cristina canta Cartola - Um poeta de Mangueira, em 16 de novembro de 2015, no Theatro Net Rio, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Na ocasião, o show da cantora carioca foi gravado ao vivo pela empresa Uns Produções para possibilitar a edição do disco lançado neste mês de janeiro de 2016 somente em edição digital. É do cantor, compositor e músico baiano o texto que apresenta o álbum ao vivo Teresa Cristina canta Cartola.  O artista contextualiza a presença de Teresa no samba.  Com a palavra, Caetano Veloso:

"Teresa Cristina surgiu, junto ao Grupo Semente, como uma autoridade natural do mundo do samba. Toda sua dignidade pessoal potencializava a dignidade social que o samba ganhou ao longo de sua história. Era como se esse ritmo, visto em seus começos como uma ameaça à sociedade - que decidia botar a polícia contra sua prática - tivesse galgado a escala e, passando de Donga a Noel (Rosa), de Ary (Barroso) a Zé Kétti, de Aracy (de Almeida) a Elza (Soares), tivesse chegado, com Teresa, a um grau definitivo de respeitabilidade. E parado ali. O CD duplo com canções de Paulinho da Viola registrava essa estação. Mas o show que vimos no Theatro Net Rio foi muito além disso. Teresa apresentou uma gama de tons e sentimentos diferenciados, a variedade refletindo o conhecimento de música popular que ela guarda desde a meninice. 

Fiquei impressionado com a cultura musical de Teresa quando a convidei para participar de um dos shows da série Obra em progresso, durante a feitura do CD Zii e Zie: ela sabia todas as minhas canções, me reensinando as que eu tivesse esquecido. Depois vi que ela conhecia igualmente a obra de Roberto Carlos, e de Cazuza, e de Supertramp e de quem mais você pensar. No show que ela fez com a banda Os Outros, com canções de Roberto, ela mantinha a segurança que apresentava nas interpretações de sambas. Mas não parecia ainda sair de uma zona protegida. Agora, com as canções de Cartola, é uma artista cheia de nuances que aparece. Sua elegância em cena, a propriedade espontânea de cada gesto, o humor, a riqueza de colorido em sua afinação segura, tudo revela uma cantora-criadora, uma artista da canção. Os sambas de Cartola surgem mais precisos e mais tocantes do que nunca. O show é uma antologia composta por uma especialista superior. 

A adequação do canto de Teresa ao violão de Carlinhos Sete Cordas é mais do que perfeita. É mágica. Carlinhos é um instrumentista esplêndido, a limpidez de seu toque vem da intimidade com tudo o que aconteceu com o samba desde o começo do século 20. Estão ali os primeiros batuques, o brilho dos virtuoses, as condensações harmônicas da bossa nova. Mais: nele se percebe o samba enriquecendo a música em sua totalidade histórica. A tranquilidade com que cada acorde escolhido sugere a entrada da voz de Teresa refina a alma do ouvinte. E Teresa cresce a cada melodia, a cada palavra, a cada segundo. Todos os brasileiros deveriam ver e ouvir o que se passou no Theatro Net Rio naquela noite." Caetano Veloso

6 comentários:

Rafael disse...

A crítica favorável de Caetano só engrandece ainda mais esse lindo disco da Teresa... Um desperdício esse álbum não ter sido lançado em formato digital...

Rafael disse...

Atenção gravadoras grandes e pequenas: lancem imediatamente em CD esse disco maravilhoso da Teresa. Nós, fãs dela, merecemos ter essa pérola em formato físico. Absurdo imenso que NENHUMA gravadora tenha se interessado ainda por este projeto belíssimo.

Marcelo Barbosa disse...

Atenção gravadoras grandes e pequenas: lancem imediatamente em CD esse disco maravilhoso da Teresa. Nós, fãs dela, merecemos ter essa pérola em formato físico. Absurdo imenso que NENHUMA gravadora tenha se interessado ainda por este projeto belíssimo.

(2)

Unknown disse...

O CD é realmente maravilhoso. E o show também!

(Mauro, ainda sai texto sobre os sambas enredo?)

Mauro Ferreira disse...

Sim, show e disco são bonitos. Sim, Jader, sairá na semana que vem. Abs, MauroF

Rhenan Soares disse...

Texto lindo da vida. O disco é muito do maravilhoso mesmo!