Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Thiago França abre o bloco de 2016 com 'O último Carnaval de nossas vidas'

Coube ao compositor e saxofonista mineiro Thiago França abrir o bloco fonográfico de 2016 com o lançamento - no primeiro dia deste ano novo, 1º de janeiro de 2016 - do segundo álbum d'A Espetacular Charanga do França, O último Carnaval de nossas vidas. Gravado em outubro de 2015 no estúdio da Red Bull Station, na cidade de São Paulo (SP), o disco é assinado pelo folião coletivo paulistano A Espetacular Charanga do França, apresenta 11 inéditos temas carnavalescos - dez assinados por França, sozinho e/ou com parceiros - e tem capa assinada por Antônio Bob. Capitaneado por França nos toques dos saxofones alto e tenor e na criação dos arranjos calcados nos metais, o bloco-coletivo é formado por Allan Abbadia (trombone), Amílcar Rodrigues (trompete e flugelhorn), Anderson Quevedo (sax barítono e flauta), Filipe Nader (tuba), Wellington Pimpa Moreira (bateria e agogô) e Samba Sam (surdo). Intérprete de marchas, sambas e frevos como O trombonista (Thiago França), o coro do grupo carnavalesco é formado pelas vozes de Juçara Marçal, Tika, Victória, Maria Beraldo Bastos, Samba Sam, Caê Rolfsen e Rafa Barreto, além do próprio Thiago França. O time de solistas é estelar. Tulipa Ruiz puxa o bloco de Cara do apetite no passo da guitarra do pai Luiz Chagas e dos metais do arranjo. Tulipa assina a marcha com França. Já Romulo Fróes arrasta o bloco da marcha-rancho Adeus saudade, composta em parceria com França. Parceiro de França na Marchinha do Pitbull (Homo pitbullicus), Douglas Germano põe voz e cavaco na faixa. Rodrigo Campos encara O bom marido com voz, guitarra e o clima de liberação sexual proposto pela marchinha que compôs com França e que versa sobre ménage à trois. Clima é solista e coautor (em parceria com França) de Gourmetizada. Com repertório que inclui temas instrumentais como Ferro na boneca (Thiago França) - faixa dona do arranjo metaleiro mais torto e inventivo do disco - e o quase lúgubre Santa Cecília de Itabirito (Thiago França), o álbum O último Carnaval de nossas vidas destaca a marcha-frevo O capitão do sax (Thiago França e Alice Coutinho). Música gravada com a voz de Juçara Marçal, solista também da marcha-rancho Eu vou pra fornalha (Thiago França e Clima), e com o toque da guitarra de Kiko Dinucci, O capitão do sax é espécie de abre alas do disco encerrado com samba cool Brasilrodim, composto e cantado por Pimpa, que vem a ser o baterista do bloco, Wellington Moreira - e disponibilizado hoje para audição (ouça aqui) e/ou para download gratuito e legalizado.  O bloco fonográfico de 2016 já está na rua.

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ Coube ao compositor e saxofonista paulistano Thiago França abrir o bloco fonográfico de 2016 com o lançamento - no primeiro dia deste ano novo, 1º de janeiro de 2016 - do segundo álbum d'A Espetacular Charanga do França, O último Carnaval de nossas vidas. Gravado em outubro de 2015 no estúdio da Red Bull Station, na cidade de São Paulo (SP), o disco é assinado pelo folião coletivo paulistano A Espetacular Charanga do França, apresenta 11 inéditos temas carnavalescos - dez assinados por França, sozinho e/ou com parceiros - e tem capa assinada por Antônio Bob. Capitaneado por França nos toques dos saxofones alto e tenor e na criação dos arranjos calcados nos metais, o bloco-coletivo é formado por Allan Abbadia (trombone), Amílcar Rodrigues (trompete e flugelhorn), Anderson Quevedo (sax barítono e flauta), Filipe Nader (tuba), Wellington Pimpa Moreira (bateria e agogô) e Samba Sam (surdo). Intérprete de marchas, sambas e frevos como O trombonista (Thiago França), o coro do grupo carnavalesco é formado pelas vozes de Juçara Marçal, Tika, Victória, Maria Beraldo Bastos, Samba Sam, Caê Rolfsen e Rafa Barreto, além do próprio Thiago França. O time de solistas é estelar. Tulipa Ruiz puxa o bloco de Cara do apetite no passo da guitarra do pai Luiz Chagas e dos metais do arranjo. Tulipa assina a marcha com França. Já Romulo Fróes arrasta o bloco da marcha-rancho Adeus saudade, composta em parceria com França. Parceiro de França na Marchinha do Pitbull (Homo pitbullicus), Douglas Germano põe voz e cavaco na faixa. Rodrigo Campos encara O bom marido com voz, guitarra e o clima de liberação sexual proposto pela marchinha que compôs com França e que versa sobre ménage à trois. Clima é solista e coautor (em parceria com França) de Gourmetizada. Com repertório que inclui temas instrumentais como Ferro na boneca (Thiago França) - faixa dona do arranjo metaleiro mais torto e inventivo do disco - e o quase lúgubre Santa Cecília de Itabirito (Thiago França), o álbum O último Carnaval de nossas vidas destaca a marcha-frevo O capitão do sax (Thiago França e Alice Coutinho). Música gravada com a voz de Juçara Marçal, solista também da marcha-rancho Eu vou pra fornalha (Thiago França e Clima), e com o toque da guitarra de Kiko Dinucci, O capitão do sax é espécie de abre alas do disco encerrado com samba cool - Brasilrodim, composto e cantado por Pimpa, que vem a ser o baterista do bloco, Wellington Moreira - e disponibilizado hoje para audição (ouça aqui) e/ou para download gratuito e legalizado. O bloco fonográfico de 2016 já está na rua.

Luca disse...

ai, preguiça desse povo, parece que tão sempre inventando algo pra aparecer, é muito disco pra pouca inspiração