Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Primeiro (cultuado) álbum do Vulgue Tostoi ganha edição digital em fevereiro

Antes mesmo do surgimento oficial do Vulgue Tostoi em 1997, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), JR Tostoi (guitarra, voz e programações) e Marcello H (baixo, voz e programações) já tinham se unido para fazer experimentações com sons e ruídos eletrônicos. Foi assim que o duo criou em estúdio caseiro, em dezembro de 1996, a abordagem dark de Vapor barato (Jards Macalé e Waly Salomão) em gravação que explicitou a influência de trip hop no som do Vulgue Tostoi e que ganhou elogios entusiasmados de Jards Macalé, compositor da música. Quando entrou oficialmente em cena em 1997, como trio, já com a adesão do baixista Victor Z, o Vitinho, o Vulgue Tostoi gravou ao longo de 1998 e 1999 as músicas do primeiro álbum. Lançado dois anos após a conclusão do disco, Impaciência (Net Records, 2001) demoraria a chegar ao mercado fonográfico brasileiro, cujas vias independentes eram mais lentas na época, mas foi lançado com onze músicas da lavra de JR Tostoi e Marcello H entre a hypada leitura de Vapor barato. Item de colecionador, cultuado por conta da habilidade do trio de soar experimental (em músicas como Vegetal) sem deixar de pulsar a veia pop (em Deleta), o álbum Impaciência ganha edição digital a partir de 17 de fevereiro deste ano de 2016. A edição digital chega à web 15 anos após o lançamento do disco, que resiste ao tempo, reiterando o valor do Vulgue Tostoi.

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ Antes mesmo do surgimento oficial do Vulgue Tostoi em 1997, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), JR Tostoi (guitarra, voz e programações) e Marcello H (baixo, voz e programações) já tinham se unido para fazer experimentações com sons e ruídos eletrônicos. Foi assim que o duo criou em estúdio caseiro, em dezembro de 1996, a abordagem dark de Vapor barato (Jards Macalé e Waly Salomão) em gravação que explicitou a influência de trip hop no som do Vulgue Tostoi e que ganhou elogios entusiasmados de Jards Macalé, compositor da música. Quando entrou oficialmente em cena em 1997, como trio, já com a adesão do baixista Victor Z, o Vitinho, o Vulgue Tostoi gravou ao longo de 1998 e 1999 as músicas do primeiro álbum. Lançado dois anos após a conclusão do disco, Impaciência (Net Records, 2001) demoraria a chegar ao mercado fonográfico brasileiro, cujas vias independentes eram mais lentas na época, mas foi lançado com onze músicas da lavra de JR Tostoi e Marcello H entre a hypada leitura de Vapor barato. Item de colecionador, cultuado por conta da habilidade do trio de soar experimental (em músicas como Vegetal) sem deixar de pulsar a veia pop (em Deleta), o álbum Impaciência ganha edição digital a partir de 17 de fevereiro de 2016. A edição digital chega à web 15 anos após o lançamento do disco, que resiste bem ao tempo.

Luca disse...

Grande disco, a capa é demais também