Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sexta-feira, 13 de novembro de 2015

'Blecaute', iluminado single do Jota Quest com Anitta, reacende o baile black

Resenha de single
Título: Blecaute 
Artista: Jota Quest (com Anitta e Nile Rodgers)
Gravadora: Sony Music
Cotação: * * * * *

Na companhia de Anitta, a funkeira pop carioca que tem parado o baile quando chega no pistão, o grupo mineiro Jota Quest refaz sua festa em Blecaute, primeiro single de seu oitavo álbum de inéditas, Pancadélico, que chega ao mercado fonográfico a partir da próxima sexta-feira, 20 de novembro de 2015, em edição da Sony Music. Disponível nas plataformas digitais a partir de hoje, 13 de novembro, Blecaute é single iluminado que reacende - com apelo pop contemporâneo - o groove dos bailes que movimentaram a periferia do black Rio de Janeiro (RJ) a partir da segunda metade da década de 1970. Música composta por Márcio Buzelin com Rogério Flausino, Wilson Sideral, Nile Rodgers (cujo toque chic da guitarra adorna a gravação de Blecaute) e Jerry Barnes (produtor e também guitarrista da faixa), Blecaute tem aquela pegada pop típica do som do Jota Quest. Mas põe o groove em primeiro plano. O refrão - "Você chegou, quase me matou / Foi daquele jeito, todo o baile parou / Quase me levou, me levou todo ar!" - é viciante. O uso do sample de Outstanding (Raymond Calhoun, 1982) - um dos maiores sucessos da banda norte-americana de funk & r&b Gap Band (1967 - 2010) - contribui para a perfeição pop funk da faixa. Blecaute sinaliza que o Jota Quest pode bisar em Pancadélico a inspiração de seu primoroso álbum anterior, Funky funky boom boom (Sony Music, 2013). Blecaute é música de fulminante apelo pop.

5 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ Na companhia de Anitta, a funkeira pop carioca que tem parado o baile quando chega no pistão, o grupo mineiro Jota Quest refaz sua festa em Blecaute, primeiro single de seu oitavo álbum de inéditas, Pancadélico, que chega ao mercado fonográfico a partir da próxima sexta-feira, 20 de novembro de 2015, em edição da Sony Music. Disponível nas plataformas digitais a partir de hoje, 13 de novembro, Blecaute é single iluminado que reacende - com apelo pop contemporâneo - o groove dos bailes que movimentaram a periferia do black Rio de Janeiro (RJ) a partir da segunda metade da década de 1970. Música composta por Márcio Buzelin com Rogério Flausino, Wilson Sideral, Nile Rodgers (cujo toque chic da guitarra adorna a gravação de Blecaute) e Jerry Barnes (produtor e também guitarrista da faixa), Blecaute tem aquela pegada pop típica do som do Jota Quest. Mas põe o groove em primeiro plano. O refrão - "Você chegou, quase me matou / Foi daquele jeito, todo o baile parou / Quase me levou, me levou todo ar!" - é viciante. O uso do sample de Outstanding (Raymond Calhoun, 1982) - um dos maiores sucessos da banda norte-americana de funk & r&b Gap Band (1967 - 2010) - contribui para a perfeição pop funk da faixa. Blecaute sinaliza que o Jota Quest pode bisar em Pancadélico a inspiração de seu primoroso álbum anterior, Funky funky boom boom (Sony Music, 2013). Blecaute é música de fulminante apelo pop.

Victor Moraes, disse...

Pode ser tudo isso aí, menos contemporâneo. É até antiquada a fórmula . A emoção é diluída no excesso de técnica e produção. O dueto com Anitta está longe de soar autêntico, natural ou animado. É completamente artificial e forçado. Mirou "picnic" do Ed Motta e acertou o marketing e apelo de anitta. Tão somente. Nos 10 primeiros segundos já está inferior ou Funky Boom

O blog disse...

Adorei a música. Impossível ficar parado. Não vejo a hora de comprar o cd. E que arranjo! Sensacional. Espero que o disco seja nessa levada. A participação da Anitta ficou maravilhosa. E olha, que eu achava que ia ficar ruim.

Victor Moraes, disse...

E eu achava ia ficar bom, mesmo com Anitta - que não curto. Acho que esperei demais do Jota, já que comecei a ouvir recentemente o Funky Boom (depois do Mauro publicar sobre o lançamento tardio do LP). Achei que a ideia foi algo meio "A turma da pilantragem" do Ed, mas sem sucesso. O refrão é sim chiclete, mas tá tudo confuso e artificial. Não sei se foi porque saiu no exato momento do excelente pop do Purpose do Justin Bieber, e eu ouvi os dois na mesma hora, mas achei que eu esperava mais... Se bem que em um site sobre pop, que a Anitta dá um jeeeito $$$ de publicar tudo de bom sobre ela, também foi só elogios. Não sei, não curti. Mas estão inve$tindo e deve tocar muito nas rádios. O Jota deve ganhar o apelo de anitta na Internet e somar com os deles nas lojas lojas e se sair bem. (já que anitta parece não ter muito apelo nas lojas, já que não estreou o CD no top 10 da abpd, perdendo até pra natiruts)

BIGODE disse...

Faixa boa demais, e olha que não gosto do Jota e nem da Anitta