Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 2 de julho de 2012

Sony Music planeja a reedição da discografia completa de Luiz Gonzaga

No embalo das comemorações pelo centenário de nascimento de Luiz Gonzaga (1912 - 1989), a gravadora Sony Music planeja a reedição da discografia completa do Rei do Baião neste segundo semestre de 2012. Estão previstos os lançamentos de 58 CDs - a serem vendidos de forma avulsa - com toda a obra fonográfica do artista, inclusive os fonogramas originalmente editados em discos de 78 rotações entre 1941 e 1960 (a partir de 1961, Gonzaga passou a gravar álbuns, vários nunca lançados em CD). Destes 58 CDs, 43 são de álbuns do artista, sendo que 15 são inéditos em CD e os demais 28 são álbuns já relançados em 1998. Os outros 15 CDs serão compilações das gravações de 78 rotações. Com exceção de dois álbuns gravados pelo cantor na Odeon (em 1973 e 1974) e de outros dois na Copacabana (em 1989, ano da morte do artista), toda a discografia de Luiz Gonzaga foi construída na gravadora RCA Victor, cujo rico acervo foi encampado pela Sony Music na fusão com a BMG Ariola realizada nos anos 2000.

18 comentários:

Mauro Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cláudio disse...

Que notícia!!! Acredito ser a melhor do ano. Luiz Gonzaga e o povo brasileiro merecem este presente. Isto sim, é preservar a cultura nacional.
Aguardo ansiosamente.

Fábio Passadisco disse...

Todas as homenagens ao Rei !!!!

Aldo disse...

Mauro, na verdade foram quatro álbuns pela Copacabana:

1989 - Vou Te Matar de Cheiro
1989 - Aquarela Nordestina
1989 - Forrobodó Cigano
1989 - Luiz Gonzaga e sua Sanfona, vol. 2

Mauro Ferreira disse...

Aldo, álbuns originais e oficiais foram somente dois (os dois primeiros). Os demais são coletâneas. abs, MauroF

Anônimo disse...

Essa gravura daria um belo quadro na parede daqui de casa. :-)

Limonada do Brasil disse...

Já estava na hora, afinal ele é um dos compositores que mais bem representa o nosso país e nossa cultura! Tem q ser valorizado e divulgado mesmo!

Fábio Passadisco disse...

Mauro.

O LP "Forrobodó Cigano" não é uma coletânea (e sim um LP instrumental)

Já o "Luiz Gonzaga e sua Sanfona, vol.2", muitos pesquisadores não consideram da discografia oficial, pois ele não participou do mesmo.

Abraços.

Mauro Ferreira disse...

Grato pela informação, Fábio. Mas, para mim, a discografia oficial de Gonzaga termina com Vou te Matar de Cheiro e Aquarela Nordestina. Abs, MauroF

André Luís disse...

A outra notícia maravilhosa que ainda anseio ver, ouvir e ler um dia é que a discografia completa do Jackson do Pandeiro também seja devidamente editada em CDs. Ele merece tanto quanto Gonzagão, pois é Rei do mesmo jeito!

Anônimo disse...

Vai ter que esperar até o centenário, que não sei quando é, do Jackson, André.

André Luís disse...

Zé, o centenário do Jackson é em 2019, mesmo assim não é nada certeza que vão fazer o mesmo com o Jackson do que estão fazendo ao Luiz Gonzaga. Infelizmente...

Fábio Passadisco disse...

Caro André.

De Jackson do Pandeiro, pelo menos existem 8 títulos disponíveis nos catálogos das gravadoras (ente tributos, coletâneas e discos de carreira)...

Pior é com João do Vale, que mesmo tendo uma discografia curta, tudo se encontra fora de catálogo.

Maria disse...

Lenine que fez uma bela homenagem a Jackson Do Pandeiro com a música Jack Soul Brasileiro!

Cláudio disse...

Cantores já falecidos que têm as discografias praticamente completas na RCA/BMG/SONY e que merecem lançamentos em CDs com toda a qualidade e zelo: (Além de Gonzaga, é claro!)

1. Nélson Gonçalves

2. Núbia Lafayette

3. Antônio Marcos

4. Altemar Dutra (segunda metade de sua carreira)

Na torcida, sempre!

KL disse...

caso raro de artista com discografia gigantesca na qual todos os álbuns são bons. Essa façanha quase impossível de realizar deveria entrar para o Guiness Book numa nova categoria. Até que enfim, os fãs poderão apreciar a obra completa do gênio com as capas inteiras, sem aquelas ridículas molduras marrons das primeiras edições. Um dos destaques é o inusitado disco "O Canto Jovem de Luiz Gonzaga", em que - antes de Chico Buarque - LG é o primeiro compositor a lançar um álbum 99% apenas como intérprete, reunindo lindas e raras canções de Tom Jobim, Edu Lobo, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Capinam, Antonio Carlos & Jocafi, entre outros. Há quem diga que será difícil sair tudo em cd, mas pelo menos boa parte do material deve chegar às lojas. E, com certeza, é a melhor notícia musical de 2012.

Everaldo Farias disse...

Mauro,

você sabe informar se o Vou te matar de cheiro vai sair também?

Grato pela atenção!

DAX disse...

MARAVILHA DE INICIATIVA DE DA SONY&BMG, ESPERO OS DEMAIS ÁLBUNS HÁ TEMPOS, OS JÁ LANÇADOS ÃO PEÇAS DE COLECIONADOR (É ESQUISITA ESSA ESTRATÉGIA DAS GRAVADORAS RELANÇAREM ÁLBUNS EM TIRAGEM LIMITADÍSSIMA, ENQUANTO QUE DESPEJAM AOS MILHARES VERDADEIRAS PORCARIAS MERCADO AFORA). TAMBÉM CONCORDO COM O COMENTÁRIO DE CLÁUDIO SOBRE OS ARTISTAS QUE MERECEM O RELANÇAMENTO DE SUA OBRA EM FORMATO DIGITAL.