Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sexta-feira, 20 de julho de 2012

Rita explica troca de nome e anuncia disco com inéditas de Arlindo e Nei

Rita Benneditto - novo nome artístico da cantora maranhense Rita Ribeiro - já ensaia com a banda Cavaleiros de Aruanda para a gravação de seu sexto CD. Na companhia de Felipe Pinaud (guitarra), Lancaster (baixo) e Lucio Vieira (bateria e programações), a artista vai dar voz a músicas inéditas de Arlindo Cruz e Nei Lopes - feitas pelos compositores especialmente para Rita - entre regravações de temas de Edu Lobo, Jorge Ben Jor e Tom Jobim (1927 - 1994). A propósito da troca de nome, a cantora esclarece que a mudança foi motivada sobretudo pelo registro do nome Rita Ribeiro no INPI. Em vez de lutar na Justiça pelo direito de continuar usando seu nome artístico, a cantora optou por adotar o sobrenome Benneditto - homenagem ao seu pai, Fausto Benedito Ribeiro, e à cidade natal São Benedito do Rio Preto, do Maranhão.

6 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Rita Benneditto - novo nome artístico da cantora maranhense Rita Ribeiro - já ensaia com a banda Cavaleiros de Aruanda para a gravação de seu sexto CD. Na companhia de Felipe Pinaud (guitarra), Lancaster (baixo) e Lucio Vieira (bateria e programações), a artista vai dar voz a músicas inéditas de Arlindo Cruz e Nei Lopes - feitas pelos compositores especialmente para Rita - entre regravações de temas de Edu Lobo, Jorge Ben Jor e Tom Jobim (1927 - 1994). A propósito da troca de nome, a cantora esclarece que a mudança foi motivada sobretudo pelo registro do nome Rita Ribeiro no INPI. Em vez de lutar na Justiça pelo direito de continuar usando seu nome artístico, a cantora optou por adotar o sobrenome Benneditto - homenagem ao seu pai, Fausto Benedito Ribeiro, e à cidade natal São Benedito do Rio Preto, do Maranhão.

Fernando Ralfer disse...

O nome Rita Ribeiro, já registrado, seria o da atriz portuguesa?

Léo Barros disse...

Nossa como eu quero um CD de inéditas dessa maravilhosa cantora...Boa sorte Rita Benneditto.

Rafael disse...

Só que esse Beneditto ficou ruim. Acho que ela deveria sim lutar na justiça para continuar mantendo o Ribeiro no nome artístico. Que mal há em ter 2 Ritas Ribeiro? Cada um vai saber diferenciar o trabalho de uma da outra. É uma pena que nesse país o artista tem que registrar até nome artístico para evitar uso indevido por outra pessoa.

Denilson Santos disse...

Isso tudo é muito estranho, pois as regras do INPI são claras:

"Dispõe o inciso XV do artigo 124 da LPI que não são registráveis como marca: “nome civil ou sua assinatura, nome de família ou patronímico e imagem de terceiros, salvo com consentimento do titular, herdeiros ou sucessores”."

e mais:

"A autorização para o registro como marca também é necessária quando o sinal for constituído por nome de família e patronímico de pessoa notória, na medida em que sem o consentimento do detentor de tal direito, poderá constituir-se em aproveitamento parasitário ou concorrência desleal, fatos que são rechaçados tanto pela legislação pátria quanto pela CUP (Convenção da União de Paris)."

Enfim, ela fez a escolha, agora é aguardar as consequências, como tudo na vida.

abração,
Denilson

Ieda Estergilda de Abreu disse...

Não é nem será um sobrenome que impedirá a trajetória dessa fabulosa cantora brasileira com raízes maranhenses. Danem-se as dificuldades que disso advirão, ela é mulher de fé e sua voz vai ultrapassar com certeza todas. Salve Rita, feliz por ouvi-la!