Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 8 de julho de 2012

Intensa emoção do canto de Maysa compensa edição desleixada de DVD

Resenha de DVD
Título: Intensa Emoção
Artista: Maysa
Gravadora: Warner Music
Cotação: * * *

Intensa Emoção - o DVD de Maysa (1936 - 1977) produzido por Luiz Pereira e recém-lançado pela Warner Music - poderia ser histórico se tivesse sido editado com maior capricho pela gravadora. Os parcos créditos não informam, mas trata-se do registro do programa exibido pela TV Cultura em 16 de novembro de 1975 com o nome de Maysa - Estudos. A arte gráfica do DVD é a mesma da série Ensaio lançada pela Warner e, no caso, a opção faz até um certo sentido, pois trata-se de um programa conduzido pelo diretor Antonio Abujamra nos mesmos moldes do Ensaio comandado por Fernando Faro na mesma TV Cultura. Close dos olhos expressivos de Maysa - os dois oceanos não pacíficos, na definição do poeta - preenchem a tela esfumaçada pelo cigarro onipresente na filmagem. "Mamãe acha que eu era gente bem. Vai ver que eu sou...", considerou Maysa diante das câmeras que ocultaram a presença do diretor no estúdio. Além de gente bem, gíria da época que significa pessoa de bom caráter e bem-sucedida na vida, Maysa era cantora excepcional e compositora de méritos. Pautado pela intensa emoção que dá título a este raro registro audiovisual da artista, o canto de Maysa salta aos ouvidos e na tela ao longo dos dez números musicais do programa (há também nos extras um clipe de Resposta, uma das contundentes músicas dessa compositora que na segunda metade dos anos 50 desafiou o reinado masculino no terreno da composição ao lado da também desbravadora Dolores Duran). Precisa e pungente, a interpretação de Ne Me Quitte Pas (Jacques Brel) exemplifica a paixão com que Maysa soltava a voz. E foi com paixão pela vida e pela música que, no roteiro do programa, a cantora recordou sucessos do retumbante início de carreira (Ouça), interpretou uma música de sua lavra recente (Tema de Simone) e apresentou com orgulho uma composição recém-finalizada, a seresteira Nós, parceria com o maestro Júlio Medaglia. Pena que a imagem do DVD tenha a qualidade típica de um VHS. Pena que músicos como o saxofonista Paulo Moura (1932 - 2010) - arregimentados para a gravação - não tenham sido devidamente creditados na edição de Intensa Emoção  (os créditos da equipe técnica do programa sobem ao fim do clipe de Resposta). Ainda assim, o canto apaixonado de Maysa faz valer o investimento no DVD que preenche lacuna no mercado fonográfico pela inexistência de registro audiovisual de show de Maysa, cantora (demasiadamente) importante.

10 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Intensa Emoção - o DVD de Maysa (1936 - 1977) produzido por Luiz Pereira e recém-lançado pela Warner Music - poderia ser histórico se tivesse sido editado com maior capricho pela gravadora. Os parcos créditos não informam, mas trata-se do registro do programa exibido pela TV Cultura em 16 de novembro de 1975 com o nome de Maysa - Estudos. A arte gráfica do DVD é a mesma da série Ensaio lançada pela Warner e, no caso, a opção faz até um certo sentido, pois trata-se de um programa conduzido pelo diretor Antonio Abujamra nos mesmos moldes do Ensaio comandado por Fernando Faro na mesma TV Cultura. Close dos olhos expressivos de Maysa - os dois oceanos não pacíficos, na definição do poeta - preenchem a tela esfumaçada pelo cigarro onipresente na filmagem. "Mamãe acha que eu era gente bem. Vai ver que eu sou...", considerou Maysa diante das câmeras que ocultaram a presença do diretor no estúdio. Além de gente bem, gíria da época que significa pessoa de bom caráter e bem-sucedida na vida, Maysa era cantora excepcional e compositora de méritos. Pautado pela intensa emoção que dá título a este raro registro audiovisual da artista, o canto de Maysa salta aos ouvidos e na tela ao longo dos dez números musicais do programa (há também nos extras um clipe de Resposta, uma das contundentes músicas dessa compositora que na segunda metade dos anos 50 desafiou o reinado masculino no terreno da composição ao lado da também desbravadora Dolores Duran). Precisa e pungente, a interpretação de Ne Me Quitte Pas (Jacques Brel) exemplifica a paixão com que Maysa soltava a voz. E foi com paixão pela vida e pela música que, no roteiro do programa, a cantora recordou sucessos do retumbante início de carreira (Ouça), interpretou uma música de sua lavra recente (Tema de Simone) e apresentou com orgulho uma composição recém-finalizada, a seresteira Nós, parceria com o maestro Júlio Medaglia. Pena que a imagem do DVD tenha a qualidade típica de um VHS. Pena que músicos como o saxofonista Paulo Moura - arregimentados para a gravação - não tenham sido devidamente creditados na edição de Intensa Emoção. Ainda assim, o canto apaixonado de Maysa faz valer o investimento no DVD que preenche lacuna no mercado fonográfico pela inexistência de registro audiovisual de show de Maysa, cantora (demasiadamente) importante.

Musico Misterioso disse...

Só mais duas curiosidades:

1) Foi a última aparição da Maysa na TV brasileira.

2) Seria um "MPB Especial" (o atual "Ensaio"), mas Fernando Faro, por algum motivo interno, não pôde realizar a gravação. Ele pediu ao Abujamra pra fazer a direção e conduzir a entrevista com a Maysa. E o ator e diretor o fez, nos moldes do "Ensaio", mas com seu estilo.

Desculpa interferir no teu texto, Mauro, mas são curiosidades bem interessantes. Um abraço! E vou logo garantir meu DVD.

Luca disse...

qualquer dvd de Maysa é bem-vindo!

EDELWEISS1948 disse...

A GLOBO PODERIA TAMBEM LANÇAR OS VIDEOS QUE ELA TEM, E QUE SÃO MUITOS.

Denilson Santos disse...

Esse programa com a Maysa é histórico. Pena que o DVD, pelo que o Mauro relata, não está à altura da homenageada, nem da experiência.

abração,
Denilson

Musico Misterioso disse...

Exato, Renato. Mas o entrevistador do MPB Especial / Ensaio é o próprio Faro. Ele não pôde participar da gravação, portanto o Abujamra o substituiu (brilhantemente).
E, da fato, a Maysa estava bem "alta" durante a gravação, sentou-se no chão do estúdio e lá ficou...

DIÁRIO DO PAÇO disse...

ONDE PODEMOS ADQUIRI-LO?

DIÁRIO DO PAÇO disse...

COMO POSSO ADQUIRIR ESSE DVD

lurian disse...

Maysa vinha da linhagem dos artistas românticos, errantes que viviam tudo intensa e apaixonadamente, algo meio em extinção nas novas gerações onde "a massa" se diz diferente e é cada vez mais igual.

KL disse...

mesmo que ela entrasse muda e saísse calada, ainda assim cantaria melhor do que todo mundo que está aí na ativa. Ou seja, item obrigatório.