Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 10 de julho de 2012

Com lirismo e brejeirice, Senise festeja 40 anos de carreira em 'Afetivo'

Resenha de CD e DVD
Título: Afetivo
Artista: Mauro Senise
Gravadora: Biscoito Fino
Cotação: * * * *

Idealizado para festejar os 40 anos de carreira do saxofonista e flautista Mauro Senise, o projeto Afetivo dribla a previsibilidade e a redundância dos registros ao vivo de shows. Afetivo apresenta requintados encontros captados em estúdio, em março de 2011. No caso, no estúdio da  Biscoito Fino, gravadora que põe nas lojas o CD e o DVD com o resultado destes afetuosos encontros de Senise com músicos e compositores que marcaram sua trajetória fonográfica. A celebração esbanja classe. Entre a brejeirice saliente de Atrevidinha (Ernesto Narazeth) e o lirismo de Feitio de Oração (Noel Rosa e Vadico), tema levado na flauta com reverência por Senise e Odette Ernest Dias, Afetivo festeja também a liberdade do jazz quanto junta Senise ao parceiro pianista Gilson Peranzzetta (em Ondine, em Mauro e Ana e em Choro Sim, Porque Não - temas de autoria de Peranzzetta) e ao também pianista Jota Moraes. Colega de Senise no grupo Cama de Gato, Jota compôs a inédita Tiê Sangue para Afetivo. Já a balada Afetivo, feita para o projeto e escolhida para dar título ao CD/DVD, é da lavra sensível da compositora Sueli Costa, que toca piano na faixa urdida no tempo da delicadeza. Feita à Mão é música alinhavada por Senise e desenvolvida por Hermeto Pascoal no momento da gravação, feita excepcionalmente no estúdio Trilhas Urbanas, em Curitiba (PR), cidade o libertário músico se encontra radicado nos últimos anos. Ao pôr seu piano no registro do tema, o Bruxo mostra toda sua capacidade de criação instantânea, com uma musicalidade tão espantosa quanto a de Egberto Gismonti, convidado ilustre de Bodas de Prata, parceria de Gismonti com Geraldo Carneiro. Senise gravou a música com Gismonti há cerca de 30 anos, o que faz com que Bodas de Prata tenha adicional valor afetivo em repertório formado a partir de afetos. Nome onipresente na ficha técnica de Afetivo, até por conta dos 22 anos de parceria com Senise, Gilson Peranzzetta toca piano em Choro Bandido (Edu Lobo e Chico Buarque), faixa cantada pela voz de Edu Lobo, compositor do tema e dono de obra que já foi abordada por Senise no CD Casa Forte (2006). Enfim, ora na flauta, ora nos saxofones (alto e soprano), Senise tece seus laços musicais e afetivos neste projeto que reitera seu versátil virtuosismo como músico.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Idealizado para festejar os 40 anos de carreira do saxofonista e flautista Mauro Senise, o projeto Afetivo dribla a previsibilidade e a redundância dos registros ao vivo de shows. Afetivo apresenta requintados encontros captados em estúdio, em março de 2011. No caso, no estúdio da Biscoito Fino, gravadora que põe nas lojas o CD e o DVD com o resultado destes afetuosos encontros de Senise com músicos e compositores que marcaram sua trajetória fonográfica. A celebração esbanja classe. Entre a brejeirice saliente de Atrevidinha (Ernesto Narazeth) e o lirismo de Feitio de Oração (Noel Rosa e Vadico), tema levado na flauta com reverência por Senise e Odette Ernest Dias, Afetivo festeja também a liberdade do jazz quanto junta Senise ao parceiro pianista Gilson Peranzzetta (em Ondine, em Mauro e Ana e em Choro Sim, Porque Não - temas de autoria de Peranzzetta) e ao também pianista Jota Moraes. Colega de Senise no grupo Cama de Gato, Jota compôs a inédita Tiê Sangue para Afetivo. Já a balada Afetivo, feita para o projeto e escolhida para dar título ao CD/DVD, é da lavra sensível da compositora Sueli Costa, que toca piano na faixa urdida no tempo da delicadeza. Feita à Mão é música alinhavada por Senise e desenvolvida por Hermeto Pascoal no momento da gravação, feita excepcionalmente no estúdio Trilhas Urbanas, em Curitiba (PR), cidade o libertário músico se encontra radicado nos últimos anos. Ao pôr seu piano no registro do tema, o Bruxo mostra toda sua capacidade de criação instantânea, com uma musicalidade tão espantosa quanto a de Egberto Gismonti, convidado ilustre de Bodas de Prata, parceria de Gismonti com Geraldo Carneiro. Senise gravou a música com Gismonti há cerca de 30 anos, o que faz com que Bodas de Prata tenha adicional valor afetivo em repertório formado a partir de afetos. Nome onipresente na ficha técnica de Afetivo, até por conta dos 22 anos de parceria com Senise, Gilson Peranzzetta toca piano em Choro Bandido (Edu Lobo e Chico Buarque), faixa cantada pela voz de Edu Lobo, compositor do tema e dono de obra que já foi abordada por Senise no CD Casa Forte (2006). Enfim, ora na flauta, ora nos saxofones (alto e soprano), Senise tece seus laços musicais e afetivos neste projeto que reitera seu versátil virtuosismo como músico.