Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 29 de julho de 2012

Edição de 40 anos reitera o brilho de 'Ziggy Stardust' na carreira de Bowie

Resenha de reedição de CD
Título: The Rise and Fall of Ziggy Stardust and The Spiders From Mars 
           40th Anniversary Edition
Artista: David Bowie
Gravadora: EMI Music
Cotação: * * * * * (álbum original de 1972) e * * * * (reedição de 2012)

Bastaram 38 minutos e 37 segundos para a ascensão e queda de Ziggy Stardust. Tempo suficiente para a consagração definitiva de David Bowie, o cantor e compositor inglês que solidificou sua carreira fonográfica em 1972 com a edição do conceitual álbum The Rise and Fall of Ziggy Stardust and The Spiders From Mars, produzido por Bowie com Ken Scott. Angustiado astro do rock, o andrógino Ziggy serviu de veículo para a exposição da energia sexual de Bowie num álbum de rock que - não por acaso - foi lançado na época em que o cantor assumiu publicamente na mídia sua bissexualidade. Decorridas quatro décadas, a edição comemorativa dos 40 anos de The Rise and Fall of Ziggy Stardust and The Spiders From Mars - obra-prima da era glam do rock - reitera a importância do álbum na década mais brilhante da discografia de Bowie. Valorizada por primorosa remasterização comandada por Ray Staff, o engenheiro de gravação que cuidou da parte técnica nas sessões que deram origem ao álbum no London's Air Studios, a edição de 40 anos de Ziggy sai no Brasil sem o DVD que expande o conteúdo deste disco que apresentou temas como Five Years, Soul Love, Suffragette City, Rock'n'Roll Suicide e o megahit Starman - compostos por Bowie em 1971 durante o processo de criação de seu álbum anterior, o já substancial Hunky Dory. Embora cuidadosa, a edição de 40 anos de Ziggy poderia vir ao menos incrementada com texto que dissecasse a criação deste clássico disco  em que Bowie - então em momento de especial vigor artístico - cria um astro imerso em sexo, drogas e rock glam. Girando na roda vida do universo pop, Ziggy acaba encontrando a morte. Mas ainda ronda a mente dos admiradores de Bowie, sobretudo no momento em que o sumiço do astro inglês dá margem a especulações se o criador de Ziggy Stardust não caminharia para um fim tão trágico quanto o de sua criatura.

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Bastaram 38 minutos e 37 segundos para a ascensão e queda de Ziggy Stardust. Tempo suficiente para a consagração definitiva de David Bowie, o cantor e compositor inglês que solidificou sua carreira fonográfica em 1972 com a edição do conceitual álbum The Rise and Fall of Ziggy Stardust and The Spiders From Mars, produzido por Bowie com Ken Scott. Angustiado astro do rock, o andrógino Ziggy serviu de veículo para a exposição da energia sexual de Bowie num álbum de rock que - não por acaso - foi lançado na época em que o cantor assumiu publicamente na mídia sua bissexualidade. Decorridas quatro décadas, a edição comemorativa dos 40 anos de The Rise and Fall of Ziggy Stardust and The Spiders From Mars - obra-prima da era glam do rock - reitera a importância do álbum na década mais brilhante da discografia de Bowie. Valorizada por primorosa remasterização comandada por Ray Staff, o engenheiro de gravação que cuidou da parte técnica nas sessões que deram origem ao álbum no London's Air Studios, a edição de 40 anos de Ziggy sai no Brasil sem o DVD que expande o conteúdo deste disco que apresentou temas como Five Years, Soul Love, Suffragette City, Rock'n'Roll Suicide e o megahit Starman - compostos por Bowie em 1971 durante o processo de criação de seu álbum anterior, o já substancial Hunky Dory. Embora cuidadosa, a edição de 40 anos de Ziggy poderia vir ao menos incrementada com texto que dissecasse a criação deste clássico disco em que Bowie - então em momento de especial vigor artístico - cria um astro imerso em sexo, drogas e rock glam. Girando na roda vida do universo pop, Ziggy acaba encontrando a morte. Mas ainda ronda a mente dos admiradores de Bowie, sobretudo no momento em que o sumiço do astro inglês dá margem a especulações se o criador de Ziggy Stardust não caminharia para um fim tão trágico quanto o de sua criatura.

Fernando Lima disse...

"Ziggy Stardust", o álbum já teve várias outras edições melhores que essas, como uma dupla, por exemplo, em comemoração aos 30 anos do disco, com encarte expressivo, e agora com DVD extra, nas edições estrangeiras.

Realmente, não entendi porque não houve lançamento do disco com DVD por aqui.
Hoje em dia, só fã compra CD, não importando muito o valor do mesmo.
Vou correr para comprar o meu importado.