Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sexta-feira, 27 de julho de 2012

Mais dois álbuns de Jorge Ben Jor voltam ao vinil na série da PolySom

Dando continuidade à série Clássicos em Vinil, a PolySom relança mais dois álbuns de Jorge Ben Jor no formato de vinil de 180 gramas. Depois de A Tábua de Esmeralda (1974) e África Brasil (1976), é a vez de Samba Esquema Novo (1963) e de Negro É Lindo (1971). Primeiro álbum do cantor e compositor, o revolucionário Samba Esquema Novo apresentou ao Brasil sucessos como Mas que Nada - que logo ganharia repercussão mundial - e Chove Chuva, gravados no toque personalíssimo e inovador do violão de Ben. Menos badalado e bem-sucedido na parada, Negro É Lindo traz Que Maravilha - parceria de Ben com Toquinho - no repertório.

14 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Dando continuidade à série Clássicos em Vinil, a PolySom relança mais dois álbuns de Jorge Ben Jor no formato de vinil de 180 gramas. Depois de A Tábua de Esmeralda (1974) e África Brasil (1976), é a vez de Samba Esquema Novo (1963) e de Negro É Lindo (1971). Primeiro álbum do cantor e compositor, o revolucionário Samba Esquema Novo apresentou ao Brasil sucessos como Mas que Nada - que logo ganharia repercussão mundial - e Chove Chuva, gravados no toque personalíssimo e inovador do violão de Ben. Menos badalado e bem-sucedido no todo, Negro É Lindo inclui Que Maravilha - parceria de Ben com Toquinho - no repertório.

Maria disse...

Não gosto de Jorge Ben Jor, mas valeu por "Que Maravilha" parceria com Toquinho é muito linda! pra quem não sabe, a música teve como inspiração a mãe da cantora Céu.

Anônimo disse...

Só o filé do Ben.
Nesses quatro discos devem ter umas 20 músicas atemporais, no mínimo.

Anônimo disse...

Maria, acho que vc se confundiu.
A música feita em homenagem a mãe de Céu é Carol Bela.
Que Maravilha ficaria bem para a própria Céu.

PS: Ouça Jorge Ben, não o Benjor.
Que tal dá uma sacada no Tábua de Esmeraldas?
Se não gostar está doente da cabeça e do pé. :-)

Anônimo disse...

Nossa isso sim é uma volta, tenho o "Samba esquema novo" em vinil já...antigoooo, uma nota no sebo, mas vale muito a pena, melhor uma "galinha" inteira.

Anônimo disse...

O Tábua de Esmeralda, o Jorge Ben 1969 só compraria pelas capas q são lindas.

Maria disse...

Carol Bela? hummm agora você me confudiu acho o Jorge Ben enjoado.

Anônimo disse...

Certeza, Maria.
Pode dá um google e conferir.

PS: Se algum dia for ouvir - os anos vão passsando e nossos gostos, assim como nós, vão mundando - ouça o Tábua de Esmeraldas. É uma obra prima.
Eu odiava João Gilberto e hoje em dia gosto bastante. :-)

Maria disse...

Zé Henrique, em relação aos gostos faz sentido eu não odiava, mas não simpatizava muito com o Samba tempos atrás... Também as referências do estilo que eu tinha não eram lá muito boas por causa de meu pai que gosta, ouve Zeca Pagodinho, Martinho Da Vila, Jorge Aragão... achava um porre! meu conceito só mudou depois de conhecer bastante as obras de Paulinho Da Viola, Cartola, Nelson Cavaquinho e Roque Ferreira.

Anônimo disse...

Vc gosta de samba canção, Maria. Assim como eu.
É um outro nível, realmente.
Aliás, da sua terra tem o Batatinha que não deixa nada a dever aos citados acima.

Maria disse...

Zé Henrique, preciso conhecer mais o trabalho de Batatinha dá uma sacada nesse link: http://musicaemprosa.musicblog.com.br/381785/Toalha-da-Saudade-Batatinha/

Anônimo disse...

Precisa mesmo, Maria!
Vi o link. Aliás, tenho esse disco que o artigo fala.
Mas recomendo outro a vc, um póstumo chamado Diplomacia.
Tem participações de Caetano, Gil, Chico, Maria Bethânia e Jussara Freire. Além do próprio Batatinha cantando suas pérolas.
Esse disco contem o filé da obra dele.
Como a maioria dos samba-cançoes são músicas tristes, mas que de tão bonitas na verdade nos alegra.

Olha o Gil arrasando nesse faixa que o disco contém:

http://www.youtube.com/watch?v=z6itPMNVICU

Maria disse...

Zé Henrique, vi o vídeo da música com Gil muito bom mesmo! continue acessando o blog do link que é muito bom também tem muita história bacana por lá Abraço!

Cristiano Melo disse...

Mauro,

o que você acha destes vinis de 180g que a Polisom está relançando? São enganações (no quesito qualidade, servindo apenas como marketing para os que querem colecionar alguns clássicos, como eu) ou está sendo realmente um bom trabalho?

Abraço