Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 12 de julho de 2012

'Micróbio do Samba' chega ao DVD com mesma vida e requinte do palco

Resenha de DVD
Título: Multishow ao Vivo Micróbio Vivo
Artista: Adriana Calcanhotto
Gravadora: Sony Music
Cotação: * * * * 1/2

É raro um show conservar em seu registro audiovisual a mesma vida e o mesmo brilho do palco. Algo sempre se perde entre a captação das imagens e a edição do vídeo. Micróbio Vivo - o segundo DVD de Adriana Calcanhotto - é exceção que confirma a regra. Gravado em 15 de outubro de 2011 em apresentação no Espaço Tom Jobim, no Rio de Janeiro (RJ), o show O Micróbio do Samba chega ao DVD com o mesmo requinte visto em cena. Além do valor musical, o registro audiovisual - feito sob a direção de Clara Cavour - é documento importante do mercado pelo fato de que, em carreira fonográfica que já contabiliza 22 anos, Adriana Calcanhotto tem estranhamente somente dois registros ao vivo de shows (não incluídos na conta os outros dois assinados por seu heterônimo infantil Adriana Partimpim). Espetáculos de arquitetura sofisticada como A Fábrica do Poema (1994), Maritmo (1998) e Maré (2008) jamais ganharam registro audiovisual. Sorte melhor teve O Micróbio do Samba, espetáculo de sutilezas, contrastes, ironias e movimentos que sublinham a intencional subversão de valores do universo do samba (clique aqui para ler a resenha da apresentação de 14 de outubro de 2011, feita um dia antes da gravação do DVD). A exposição dos nomes dos músicos na capa do DVD faz sentido porque, no jogo de cena proposto por Calcanhotto, a total interação da cantora com Alberto Continentino (baixo), Domenico Lancellotti (bateria) e Davi Moraes (violão e cavaquinho) é lance decisivo que valoriza o show. Enfim, Micróbio tem tanta vida no DVD que redime o fato de o documentário Micróbio na Estrada - assinado por Clara Cavour - ser, a rigor, trivial making of que costura entrevistas da cantora e dos músicos com as costumeiras cenas de bastidores captadas em aeroportos, vans e camarins de cidades do Brasil e da Europa. Dos extras, o item mais valoroso é o clipe de Maldito Rádio, a música inédita composta e gravada por Calcanhotto para a trilha sonora da novela Cheias de Charme, em exibição na TV Globo. Dirigido pela própria Calcanhotto, o clipe de Maldito Rádio - tema que dialoga com o universo sentimental do cancioneiro brasileiro e, não por acaso, é dedicado a  Ângela Maria - é obra de arte. Filmado em 11 de março de 2012, no mesmo Espaço Tom Jobim onde o show foi registrado, o clipe é valorizado pelo jogo de mãos armado por Michel Groisman -  artista plástico carioca que vem se destacando pelo uso do corpo (em especial das mãos) em suas performances - e pela fotografia de Tuca Moraes. A sofisticação do clipe está em sintonia com o show ora perpetuado em DVD. Que o micróbio se alastre a partir deste registro audiovisual!!!

6 comentários:

Mauro Ferreira disse...

É raro um show conservar em seu registro audiovisual a mesma vida e o mesmo brilho do palco. Algo sempre se perde entre a captação das imagens e a edição do vídeo. Micróbio Vivo - o segundo DVD de Adriana Calcanhotto - é exceção que confirma a regra. Gravado em 15 de outubro de 2011 em apresentação no Espaço Tom Jobim, no Rio de Janeiro (RJ), o show O Micróbio do Samba chega ao DVD com o mesmo requinte visto em cena. Além do valor musical, o registro audiovisual - feito sob a direção de Clara Cavour - é documento importante do mercado pelo fato de que, em carreira fonográfica que já contabiliza 22 anos, Adriana Calcanhotto tem estranhamente somente dois registros ao vivo de shows (não incluídos na conta os outros dois assinados por seu heterônimo infantil Adriana Partimpim). Espetáculos de arquitetura sofisticada como A Fábrica do Poema (1994), Maritmo (1998) e Maré (2008) jamais ganharam registro audiovisual. Sorte melhor teve O Micróbio do Samba, espetáculo de sutilezas, contrastes, ironias e movimentos que sublinham a intencional subversão de valores do universo do samba (clique aqui para ler a resenha da apresentação de 14 de outubro de 2011, feita um dia antes da gravação do DVD). A exposição dos nomes dos músicos na capa do DVD faz sentido porque, no jogo de cena proposto por Calcanhotto, a total interação da cantora com Alberto Continentino (baixo), Domenico Lancellotti (bateria) e Davi Moraes (violão e cavaquinho) é lance decisivo que valoriza o show. Enfim, Micróbio tem tanta vida no DVD que redime o fato de o documentário Micróbio na Estrada - assinado por Clara Cavour - ser, a rigor, trivial making of que costura entrevistas da cantora e dos músicos com as costumeiras cenas de bastidores captadas em aeroportos, vans e camarins de cidades do Brasil e da Europa. Dos extras, o item mais valoroso é o clipe de Maldito Rádio, a música inédita composta e gravada por Calcanhotto para a trilha sonora da novela Cheias de Charme, em exibição na TV Globo. Dirigido pela própria Calcanhotto, o clipe de Maldito Rádio - tema que dialoga com o universo sentimental do cancioneiro brasileiro e, não por acaso, é dedicado a Ângela Maria - é obra de arte. Filmado em 11 de março de 2012, no mesmo Espaço Tom Jobim onde o show foi registrado, o clipe é valorizado pelo jogo de mãos armado por Michel Groisman - artista plástico carioca que vem se destacando pelo uso do corpo (em especial das mãos) em suas performances - e pela fotografia de Tuca Moraes. A sofisticação do clipe está em sintonia com o show ora perpetuado em DVD. Que o micróbio se alastre a partir deste registro audiovisual!!!

Maria disse...

Adriana sempre foi uma artista instigada dona do seu próprio nariz sabe o que faz! Vou comprar o DVD.

Luca disse...

Cara, é mesmo,este é o segundo dvd dela,

André disse...

Ótimo trabalho da Adriana...adorei o clima sombrio do trabalho, embora musicalmente não tenha nada de sombrio...samba da melhor qualidade! Vou comprar este DVD!

Eduardo Cáffaro disse...

Acabei de comprar e assistir. Esta muito bem gravado. O show super coerente com o CD de estúdio. E para mim mostra uma verdade absoluta. Quem é cantor/cantora de verdade não precisa de milhões de aparatos tecnológicos, telões que se transformam, 20 dançarinos, etc etc. O palco é cru, o fundo é preto. Mas o que brilha de verdade é a cantora e sua arte. Pena o show anterior não ter sido lançado. Maré foi um belíssimo show tb.

KL disse...

e foto de braços abertos é tão rara, né? Os álbuns do Facebook que o digam.