Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 16 de julho de 2012

Pioneira voz feminina da música country, Kitty Wells sai de cena aos 92

Muitos fãs do pop country de Taylor Swift certamente não imaginam que, em tempos idos, os homens reinavam praticamente sozinhos no campo da música country dos Estados Unidos. Coube à cantora norte-americana Kitty Wells (1919 - 2012) - morta nesta segunda-feira, 16 de julho, aos 92 anos - desafiar a hegemonia masculina na música country com gravações que fizeram sucesso na primeira metade dos anos 50 e que deram voz ativa às mulheres nesse gênero musical de raízes caipiras. Lançado há 60 anos, o primeiro grande sucesso de Wells, It Wasn't God Who Made Honky Tonk Angels, ocupou o primeiro lugar da parada country em 1952. Essa pioneira voz feminina do country viveu seu auge artístico nas décadas de 50 e 60, sobretudo nos dourados anos 50. Grande parte - a parte mais expressiva, aliás - de sua discografia foi gravada pela Decca Records. Regular até os anos 70, a carreira fonográfica de Kitty Wells se encerra em 1981. Nascida Ellen Muriel Deason, a cantora sai de cena na mesma Nashville (EUA) em que veio ao mundo em 30 de agosto de 1919. Fica sua obra desbravadora.

4 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Muitos fãs do pop country de Taylor Swift certamente não imaginam que, em tempos idos, os homens reinavam praticamente sozinhos no campo da música country dos Estados Unidos. Coube à cantora norte-americana Kitty Wells (1919 - 2012) - morta nesta segunda-feira, 16 de julho, aos 92 anos - desafiar a hegemonia masculina na música country com gravações que fizeram sucesso na primeira metade dos anos 50 e que deram voz ativa às mulheres nesse gênero musical de raízes caipiras. Lançado há 60 anos, o primeiro grande sucesso de Wells, It Wasn't God Who Made Honky Tonk Angels, ocupou o primeiro lugar da parada country em 1952. Essa pioneira voz feminina do country viveu seu auge artístico nas décadas de 50 e 60, sobretudo nos dourados anos 50. Grande parte - a parte mais expressiva, aliás - de sua discografia foi gravada pela Decca Records. Regular até os anos 70, a carreira fonográfica de Kitty Wells se encerra em 1981. Nascida Ellen Muriel Deason, a cantora sai de cena na mesma Nashville (EUA) em que veio ao mundo em 30 de agosto de 1919. Fica sua obra desbravadora.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Aproveitando o tópico sobre o falecimento de uma das rainhas do country, Kitty Wells, gostaria de pedir uma resenha com a sua visão em relação ao álbum 100 Proof da cantora Kellie Pickler.

Ela saiu do American Idol (por sinal foi considerada uma das piores candidatas) em sexto lugar e, pela sua enorme popularidade, assinou um contrato com a BNA Records / Sony Music. Lançou dois de pop country (inclusive seu maior hit é uma canção escrita por ela e Taylor Swift). Insatisfeita com os rumos da sua carreira (já que ela gostaria de gravar um álbum de acordo com suas influências, incluindo Kitty Wells), gravou um terceiro CD com puro country music, não recebeu muito apoio das rádios, vendeu pouco e acabou partindo laços com a gravadora.

Seria ótimo ver a sua visão em relação a esses rumos e apresentar uma das conhecidas "loiras do country pop", que decidiu deixar o pop de lado. Obrigado!