Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 6 de junho de 2011

Sony relança nove títulos da Kuarup, que volta com CD de Luciana Pires

Gravadora independente criada em 1977 no Rio de Janeiro (RJ) e desativada em janeiro de 2009, a Kuarup está de volta ao mercado fonográfico brasileiro neste ano de 2011 através de parceria firmada por seus novos donos - os empresários Arthur Fitzgibbon e Alcides Ferreira - com a multinacional Sony Music. Dando início ao processo de revitalização dos cerca de 200 títulos do catálogo da Kuarup (gravadora que dava especial atenção à obra de Heitor Villa-Lobos, ao choro e à boa música ruralista), a Sony Music está repondo nas lojas nove álbuns do acervo da Kuarup. O décimo título, Deixe com o Destino, é álbum inédito da cantora Luciana Pires que marca a retomada da produção fonográfica da Kuarup, gravadora que foi uma espécie de Biscoito Fino de sua época. Eis, por ordem cronológica, os dez títulos da Kuarup que chegam ao mercado brasileiro através da oportuna parceria da gravadora com a Sony Music: 

* Os Choros de Câmara - Heitor Villa-Lobos (1977)
- Primeira e única gravação completa dos choros de Heitor Villa-Lobos (1887 - 1959), feita entre setembro e outubro de 1977 no estúdio carioca Haway, por virtuoses como o violonista Sérgio Assad, o (saudoso) saxofonista Paulo Moura (1932 - 2010) e o trombonista Jessé Sadoc.

* João Carlos Assis Brasil, Ney Matogrosso e Wagner Tiso redescobrem A Floresta do Amazonas, de Villa-Lobos (1988)
-  Uma das últimas obras de Heitor Villa-Lobos, composta em 1958 para ser a trilha sonora do filme Green Mansions, a suíte sinfônica - que inclui a Melodia Sentimental, uma das canções mais conhecidas do compositor - ganho registro fonográfico produzido por Mario de Aratanha (criador da Kuarup) e gravado em 1987 na Sala Cecília Meireles. Não incluído na caixa de Ney.

* Noites Cariocas - Ao Vivo no Municipal (1988)
- Um dos maiores sucessos do catálogo da Kuarup, este disco ao vivo registra o sarau realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ) em 1987 e 1988. Time irretocável de virtuoses - formado por Altamiro Carrilho, Chiquinho do Acordeom, Joel Nascimento, Paulinho da Viola, Paulo Moura, Paulo Sérgio Santos e  Zé da Velha, entre outros - se exercitam na arte do choro.

* Ao Vivo em Tatuí - Renato Teixeira & Pena Branca & Xavantinho (1992)
-  Este disco ao vivo é o maior sucesso comercial do catálogo da Kuarup, tendo vendido mais de 100 mil cópias desde seu lançamento, em 1992. O cantor e a dupla caipira se juntam em show que enfileira no irretocável roteiro 22 temas fiéis às boas tradições da música sertaneja.

* Sempre Jacob - Deo Rian, Joel Nascimento, Afonso Machado, Nó em Pingo d'Água e Orquestra de Cordas Brasileiras (1996)
- Sob a produção do cavaquinista Henrique Cazes, músicos respeitáveis celebraram a obra e o legado do mestre do choro Jacob do Bandolim (1918 - 1969). O time de arranjadores inclui Radamés Gnattali (1906 - 1988), Rodrigo Lessa, grupo Nó em Pingo d'Água e o próprio Cazes.

* Ao Vivo no Rio - 30 Anos de Romaria - Renato Teixeira (1998)
- Compositor paulista revelado na era dos festivais dos anos 60, Teixeira decidiu gravar no Rio de Janeiro (RJ) o disco ao vivo com que festejou 30 anos de carreira. No roteiro do show, ele foi além da obra autoral e cantou Estrada de Canindé (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira), Casinha Branca (Elpídio dos Santos) e No Rancho Fundo (de Ary Barroso com Lamartine Babo).

* No Balanço do Balaio - Vander Lee (1999)
- Segundo álbum do cantor e compositor mineiro Vander Lee, que faria sucesso anos depois ao ingressar na Indie Records, No Balanço do Balaio trouxe a gravação original de Românticos.

* Noites Cariocas ao Vivo - 15 Anos Depois - A Alegria do Improviso (2003)
- Quinze anos após Noites Cariocas - Ao Vivo no Municipal, a Kuarup pôs nas lojas CD que reedita o clima do álbum de 1988. Em clima de improviso, músicos como César Faria (violão), Deo Rian (bandolim) e Paulo Sérgio Santos (clarinete) choram sob a batuta de Henrique Cazes.

* Rolando Boldrin & Renato Teixeira (2004)
- O disco promoveu o encontro inédito de dois representantes da música caipira brasileira. Almir Sater, Dominguinhos, Heraldo do Monte e Paulo Sérgio Santos participaram do belo CD.

* Deixe com o Destino - Luciana Pires (2011)
- Único título inédito do pacote, Deixe com o Destino lança a cantora Luciana Pires fora de sintonia com o universo original da Kuarup. Produzido por Carlos Savalla, o disco alinha no repertório músicas de Rita Lee (Menino Bonito), Taiguara (Teu Sonho Não Acabou) e Carlos Colla (Dorei), entre outros compositores, com temas da lavra da artista - como Olhos Claros.

8 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Gravadora independente criada em 1977 no Rio de Janeiro (RJ) e desativada em janeiro de 2009, a Kuarup está de volta ao mercado fonográfico brasileiro neste ano de 2011 através de parceria firmada por seus novos donos - os empresários Arthur Fitzgibbon e Alcides Ferreira - com a multinacional Sony Music. Dando início ao processo de revitalização dos cerca de 200 títulos do catálogo da Kuarup (gravadora que dava especial atenção à obra de Heitor Villa-Lobos, ao choro e à boa música ruralista), a Sony Music está repondo nas lojas nove álbuns do acervo da Kuarup. O décimo título, Deixe com o Destino, é álbum inédito da cantora Luciana Pires que marca a retomada da produção fonográfica da Kuarup, gravadora que foi uma espécie de Biscoito Fino de sua época. Eis, por ordem cronológica, os dez títulos da Kuarup que chegam ao mercado brasileiro através da oportuna parceria da gravadora com a Sony Music:

Mauro Ferreira disse...

* Os Choros de Câmara - Heitor Villa-Lobos (1977)

- Primeira e única gravação completa dos choros de Heitor Villa-Lobos (1887 - 1959), feita entre setembro e outubro de 1977 no estúdio carioca Haway, por virtuoses como o violonista Sérgio Assad, o (saudoso) saxofonista Paulo Moura (1932 - 2010) e o trombonista Jessé Sadoc.


* João Carlos Assis Brasil, Ney Matogrosso e Wagner Tiso redescobrem A Floresta do Amazonas, de Villa-Lobos (1988)
- Uma das últimas obras de Heitor Villa-Lobos, composta em 1958 para ser a trilha sonora do filme Green Mansions, a suíte sinfônica - que inclui a Melodia Sentimental, uma das canções mais conhecidas do compositor - ganho registro fonográfico produzido por Mario de Aratanha (criador da Kuarup) e gravado em 1987 na Sala Cecília Meireles. Não incluído na caixa de Ney.


* Noites Cariocas - Ao Vivo no Municipal (1988)
- Um dos maiores sucessos do catálogo da Kuarup, este disco ao vivo registra o sarau realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ) em 1987 e 1988. Time irretocável de virtuoses - formado por Altamiro Carrilho, Chiquinho do Acordeom, Joel Nascimento, Paulinho da Viola, Paulo Moura, Paulo Sérgio Santos e Zé da Velha, entre outros - se exercitam na arte do choro.


* Ao Vivo em Tatuí - Renato Teixeira & Pena Branca & Xavantinho (1992)
- Este disco ao vivo é o maior sucesso comercial do catálogo da Kuarup, tendo vendido mais de 100 mil cópias desde seu lançamento, em 1992. O cantor e a dupla caipira se juntam em show que enfileira no irretocável roteiro 22 temas fiéis às boas tradições da música sertaneja.


* Sempre Jacob - Deo Rian, Joel Nascimento, Afonso Machado, Nó em Pingo d'Água e Orquestra de Cordas Brasileiras (1996)
- Sob a produção do cavaquinista Henrique Cazes, músicos respeitáveis celebraram a obra e o legado do mestre do choro Jacob do Bandolim (1918 - 1969). O time de arranjadores inclui Radamés Gnattali (1906 - 1988), Rodrigo Lessa, grupo Nó em Pingo d'Água e o próprio Cazes.


* Ao Vivo no Rio - 30 Anos de Romaria - Renato Teixeira (1998)
- Compositor paulista revelado na era dos festivais dos anos 60, Teixeira decidiu gravar no Rio de Janeiro (RJ) o disco ao vivo com que festejou seus 30 anos de carreira. No roteiro do show, o artista foi além da obra autoral, cantando Estrada de Canindé (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira), Casinha Branca (Gilson/Joran) e No Rancho Fundo (Ary Barroso e Lamartine Babo).


* No Balanço do Balaio - Vander Lee (1999)
- Segundo álbum do cantor e compositor mineiro Vander Lee, que faria sucesso anos depois ao ingressar na Indie Records, No Balanço do Balaio trouxe a gravação original de Românticos.


* Noites Cariocas ao Vivo - 15 Anos Depois - A Alegria do Improviso (2003)
- Quinze anos após Noites Cariocas - Ao Vivo no Municipal, a Kuarup pôs nas lojas CD que reedita o clima do álbum de 1988. Em clima de improviso, músicos como César Faria (violão), Deo Rian (bandolim) e Paulo Sérgio Santos (clarinete) choram sob a batuta de Henrique Cazes.


* Rolando Boldrin & Renato Teixeira (2004)
- O disco promoveu o encontro inédito de dois representantes da música caipira brasileira. Almir Sater, Dominguinhos, Heraldo do Monte e Paulo Sérgio Santos participaram do belo CD.


* Deixe com o Destino - Luciana Pires (2011)
- Único título inédito do pacote, Deixe com o Destino lança a cantora Luciana Pires fora de sintonia com o universo original da Kuarup. Produzido por Carlos Savalla, o disco alinha no repertório músicas de Rita Lee (Menino Bonito), Taiguara (Teu Sonho Não Acabou) e Carlos Colla (Dorei), entre outros compositores, com temas da lavra da artista como Olhos Claros.

Rafael disse...

Uma excelente gravadora que infelizmente acabou em 2009, porém não gostei dessa idéia deles voltarem firmando pareceira com uma gigante como a Sony Music. Essas gravadoras grandes e de empresários influentes vai ficar dando palpites e ordens o tempo inteiro sobre o que os donos da Kuarup devem ou não devem fazer. É ótimo saber que a gravadora está de volta, e espero que lance novos títulos também, porém poderia ter se aliado a outra gravadora.

Geraldo disse...

Mauro,

a música Casinha Branca gravada por Renato Teixeira no disco ao vivo no Rio - 30 anos de Romaria, não é a de Gilson e Joran, que têm música com o mesmo nome. A música gravada é a mesma gravada por Fafá de Belém. Não lembro porém o nome do autor da mesma.

Abraços.

Mauro Ferreira disse...

Obrigado, Geraldo, eu me confundi mesmo. Abs, mauroF

Diogo Santos disse...

Sim, o autor é mesmo o saudoso Elpidio dos Santos mas Inezita Barroso já avisou diversas vezes que o nome da (bela) música é " Você vai gostar ".

Cíntia disse...

Bom dia Mauro, é maravilhoso ver grandes obras de volta, mas por aí, não vi os que venho procurando há tempos que é Cantorias, sabe dizer se também serão relançados?
Parabens pelo blog, é delicioso curti-lo.
Abraços
Cintia

Cíntia disse...

Bom dia Mauro, muito legal ver essas pérolas serem relançadas, mas não vi o que realmente procuro há tempos que são os cds Cantorias, saberia me informar se também serão relançados?
Parabéns pelo Blog, é uma maravilhoso acompanhá-lo.
Abraços