Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 11 de junho de 2011

Disco de Marília Barbosa, 'Filme Nacional' volta à cena pela Joia Moderna

Cantora e atriz que esteve em evidência nos anos 70, com músicas e personagens em novelas da TV Globo, Marília Barbosa vai ter seu disco mais cultuado - Filme Nacional, lançado em 1978 pela gravadora Som Livre - reeditado pela Joia Moderna no segundo semestre deste ano de 2011. Fã do álbum e dono da Joia Moderna, gravadora aberta para dar voz às cantoras, o DJ Zé Pedro já acertou a reedição de Filme Nacional com a Som Livre. O disco tem arranjos assinados por Egberto Gismonti, Lincoln Olivetti e Guto Graça Mello. De autoria de Renato Teixeira (então em seu auge por conta do sucesso de Romaria na voz de Elis Regina), a bonita canção Antes que Aconteça esteve em rotação na trilha sonora da novela Dancin' Days (1978).

1. Manifesto (Mariozinho Rocha e Guto Graça Mello)
2. Minh'alma (Dom Beto e Reina)

3. Melodia Inacabada (Rita Lee)
4. Como Um Sonho (Dom Beto)
5. Filme Nacional (Márcio Proença)

6. Olha (Roberto Carlos e Erasmo Carlos)
7. Antes Que Aconteça (Renato Teixeira)
8. Total Abandono (Djavan)

9. Estória de Cantador (Djavan)
10. Pour Pablito (João Mello e Dito)
11. Coração de Candango (Egberto Gismonti e João Carlos Pádua)

20 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Cantora e atriz que esteve em evidência nos anos 70, com músicas e personagens em novelas da TV Globo, Marília Barbosa vai ter seu disco mais cultuado - Filme Nacional, lançado em 1978 pela gravadora Som Livre - reeditado pela Joia Moderna no segundo semestre deste ano de 2011. Fã do álbum e dono da Joia Moderna, gravadora aberta para dar voz às cantoras, o DJ Zé Pedro já acertou a reedição de Filme Nacional com a Som Livre. O disco tem arranjos assinados por Egberto Gismonti, Lincoln Olivetti e Guto Graça Mello. De autoria de Renato Teixeira (então em seu auge por conta do sucesso de Romaria na voz de Elis Regina), a bonita canção Antes que Aconteça esteve em rotação na trilha sonora da novela Dancin' Days (1978).

1. Manifesto (Mariozinho Rocha e Guto Graça Mello)
2. Minh'alma (Dom Beto e Reina)
3. Melodia Inacabada (Rita Lee)
4. Como Um Sonho (Dom Beto)
5. Filme Nacional (Márcio Proença)
6. Olha (Roberto Carlos e Erasmo Carlos)
7. Antes Que Aconteça (Renato Teixeira)
8. Total Abandono (Djavan)
9. Estória de Cantador (Djavan)
10. Pour Pablito (João Mello e Dito)
11. Coração de Candango (Egberto Gismonti e João Carlos Pádua)

Roberto de Brito disse...

Mauro, muito obrigado pela ótima notícia! Esse disco da Marília é antológico!

Fabio disse...

Nossa, Joia Moderna já tem tanta coisa a ser lançada! "Devagar com a louça"!!!! Por enquanto só li aqui que a gravadora relançará várias coisas, mas sei lá. Por enquanto existem somente 4 CDs dessa gravadora no mercado. Meio rei na barriga, sabe? Muito válido o que Zé Pedro pretende fazer, mas só acredito vendo.

CLAUDIO disse...

Disco recentemente lançado em CD no Japão.
Esta Joia Moderna, assim como a discobertas (discos do selo TAPECAR) estão prometendo muita coisa mas eu não tô vendo nada nas lojas. Fora os 4 CDs de estréia Joai Moderna, algum outro já foi posto à venda? E os discos da discobertas (Bezerra da Silva, Novos Baianos, ...), alguma notícia?

Tiago disse...

Essas coisas são demoradas mesmo. A burocracia envolvida nesse tipo de lançamento não funciona no ritmo do windows.. hehe é aguardar e torcer!

Rafael disse...

Os discos da Jóia Moderna estão sendo vendidos nas livrarias Saraiva e Cultura. Já sabia da notícia do lançamento desse disco há algumas semanas, e acho uma ótima idéia. Não só esse disco da Marília, mas como todos os outros dela deveriam ser lançados em CD. Uma grande cantora que já foi comparada até com Elis... Há muito a cantora Marília Barbosa merece voltar ao mercado fonográfico com lugar de destaque e todas as honras e pompas a ela. Ela merece! Nós merecemos também tudo o que vem de bom dela... Um disco seria a realização de boas novas vindouras dessa mulher extraordinária! Zé Pedro, lance um disco novo dela! E aproveite e lance o disco de jazz todo cantado em inglês que a Elza Soares vem gravando desde 2009 e nunca mais ouvi falar sobre notícias desse álbum dela. Parecem que as gravadoras não estão interessadas em lançar um trabalho de jazz de Elza nas lojas de todo o Brasil, o que é lastimável! Coisas do Brasil, infelizmente!!!

Rafael disse...

Tem gente aqui que só sabe reclamar... Realmente os discos da Jóia Moderna e da Discobertas não são fáceis de se acharem para comprar em lojas físicas, mas nas lojas virtuais eu já vi os discos em várias delas... Pesquisem melhor na net antes de reclamarem... E acho uma ótima idéia a Jóia Moderna estar relançando vários álbuns antigos e remasterizados de uma só vez! Quanto mais, melhor!!! Não sei como tem gente que ainda reclama disso... Vai entender... Se eles quiseram lançar 30 discos de uma só vez, ótimo!!! Melhor para os fãs de música!

KL disse...

"Decretado" o fim do cd e de outras mídias afins pelo público radical da Internet, o trabalho desses selos alternativos, e até dos grandes selos, é nadar contra a maré, mas eu ainda aposto nesse tipo de projeto, pois a música brasileira consumida via mp3 - graças a Deus - é esse lixo produzido desde meados dos anos 1990. O público que tem dinheiro para comprar cds, definitivamente, só baixa arquivos na Net se não encontra o cd original à venda nas lojas. É um público pequeno, mas no Japão, por exemplo, ele continua fiel e deve dar algum retorno financeiro pois continuam a sair reedições de raridades, inclusive do Brasil. Recentemente, saiu agora por lá o primeiro de Sonia Santos, também da Som Livre.

Abraço!

P.S.: vai aqui minha ideia para os produtores convencerem as grandes gravadoras a relançarem seu acervo completo até 1979: façam tiragens bem pequenas, edições limitadas, com cópias numeradas, e anuncie na mídia informando isso. A tendência é vender tudo, pois o comprador muitas vezes deixa para "comprar depois", mas, sebendo disso, ele se apressará. Em vez de 1.000 cópias de cada, lancem 500 ou até menos. Para baratear os custos, façam um encarte simples (original, mas apenas frente e verso, sem as letras e sem a arte interna). Há um tesouro nos arquivos à espera de virem à tona, e um público ávido por isso há muito tempo. É um público pequeno, mas culto e endinheirado - e isso é o que agora vale.

Fábio Passadisco disse...

A Discobertas lançou recentemente 3 títulos de Candeia, um do Waldick Soriano, um outro do Jackson do Pandeiro (ao vivo e inédito), 4 da Elza Soares, um box da Beth Carvalho, outro do Ed Lincoln, uma coletânea dupla do Taiguara, duas coletâneas de forró... E ainda tem gente reclamando.

KL disse...

Fábio,

Não se trata apenas de "gente reclamando" (palavras suas), mas de um lembrete e um alerta manter a chama acesa. Ninguém aqui falou mal do Discobertas ou da Joia Moderna; muito pelo contrário, só houve elogios e apoio à causa. Pelo fato de as lacunas no Brasil serem ainda enormes nesse campo, é normal haver um clamor nesse sentido. Há, por exemplo, grandes ou médios nomes pouco contemplados; há alguns que ainda não tiveram nem sequer um só lp-solo relançado em cd, mas apenas coletâneas óbvias. Exemplos só no âmbito da música nordestina: Jackson do Pandeiro, João do Vale, Anastácia, Trio Nordestino, Genival Lacerda, Chiquinho do Acordeon, Sivuca, Dominguinhos e Abdias, entre outros.

Marilia Barbosa disse...

Mauro, que agradável notícia, estou muito feliz com esse acontecimento, pois sempre comentei que a qualquer momento que resolvessem lançá-lo outra vez ele estaria pronto, pois é um disco à frente de seu tempo, é moderno ainda hoje.
Muito obrigada pela forma de dar a notícia, estou lisonjeada, beijo pra você e para as pessoas que fizeram comentários tão bons de se ver,
Marilia Barbosa, 12/06/2011 MG.

Fábio Passadisco disse...

Caro KL.

Jackson do Pandeiro, João do Vale, Sivuca, Dominguinhos, entre outros, já tiveram sim Lps solos relançados.

CN disse...

Mais uma excelente noticia. Parabéns ao Zé Pedro e equipe. Marilia Barbosa é uma artista especial, que faz parte de uma segmento musical que prima pela delicadeza, tão em falta nas relações humanas e, com honrosas exceções, na cena musical. Que chegue logo. Vou adquirí-lo. Carlos Navas

Rafael disse...

É bom saber que a própria Marília Barbosa leu os nossos comentários... Que ela volte logo a cena musical brasileira, pois faz muita falta no mercado da música. Que as gravadoras tenham mais respeito para com ela, saibam reconhecer a grande cantora que ela é e que a chamem para gravar um novo disco, cantando músicas de compositores talentosos da nova geração.

Rafael disse...

Ah, e que as redes de televisão a chamem para atuar novamente, pois a acho também uma excelente atriz. Um exemplo disso foi a interpretação da Dona Carochinha que ela fez há alguns anos atrás na nova versão do Sítio do Pica-Pau Amarelo". Sem exageirismos da minha parte, ela deu um show de interpretação!

KL disse...

Fábio,

Leia com atenção meu comentário: eu não disse que os artistas citados por você não tiveram ainda lp-solo relançado em cd. Falei, de maneira geral, que "alguns não tiveram ainda". Pelo menos da fase boa da mpb (até 1981 no máximo), temos poucos exemplares à venda, e a maioria são compilações caça-níquel.

Abraço!
P.S.: e, a propósito, aqueles dois "solo" de Jackson até o momento lançados em cd em cd são, na verdade, duas coletâneas de época. Ou seja, para ele, o jogo continua "1 a 1".

Fábio Passadisco disse...

KL.

O LP "O Cabra da Peste" de Jackson foi lançado em CD.

Anônimo disse...

A Marília Barbosa lançou um disco em 78 e tá com essa carinha de menina?!
Estava no espaço - literalmente falando?

Cássia disse...

Adoro a voz dessa cantora!

KL disse...

Fábio,

Para o prestígio e a importância de Jackson, convenhamos, isso é muito pouco, quase nada. Pingo dágua no oceano.