Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 27 de junho de 2016

Trampa reverbera em '¡Viva la Evolución!' crítica social das bandas de Brasília

Em cena desde 2006, a banda brasiliense Trampa celebra uma década de vida neste ano de 2016 com a edição do terceiro álbum gravado em estúdio por esse quinteto de rock formado por André Noblat (voz), Arnoldo Ravizzini (bateria), Pedrinho Bap Cardoso (baixo), Rafael Maranhão (guitarra) e Rodrigo Vegetal (guitarra). O título do disco produzido por Diego Marx, ¡Viva la Evolución! (Independente, 2016), é grafado em espanhol. Mas o grupo faz rock em bom português em repertório composto com alta dose de crítica social e política, em ideologia que reverbera as obras de bandas projetadas em Brasília (DF) na primeira metade da década de 1980. Você? (André Noblat, Arnoldo Ravizzini, Pedro Cardoso, Rafael Maranhão e Rodrigo Vegetal) - música eleita o primeiro single do álbum - versa sobre os rebanhos comandados por líderes religiosos. Gravado no estúdio Rockin Hood, em Brasília (DF), ¡Viva la Evolución! traz no repertório músicas inspiradas pelo cotidiano da cidade, caso de Solidão (André Noblat, Arnoldo Ravizzini, Pedro Cardoso, Rafael Maranhão, Rodrigo Vegetal e Diego Marx), que versa sobre a solidão concreta dos habitantes da capital do Brasil. Eterno tema das bandas punks da cidade, a violência policial ainda rende assunto para a Trampa em Farda, música gravada com a adesão vocal de Thiago Freitas, integrante da banda conterrânea Etno. Thiago é parceiro dos músicos da Trampa na composição de Farda. Sozinho ou com produtor Diego Marx, o quinteto assina músicas como GuerraSujo, mostrando em ¡Viva la Evolución! - álbum que sucede Causa e efeito (Independente, 2013) e Te presenteio com a fúria (Independente, 2008) na discografia do grupo - que o pulso político do rock de Brasília (DF) ainda pulsa - à margem do mercado.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

♪ Em cena desde 2006, a banda brasiliense Trampa celebra uma década de vida neste ano de 2016 com a edição do terceiro álbum gravado em estúdio por esse quinteto de rock formado por André Noblat (voz), Arnoldo Ravizzini (bateria), Pedrinho Bap Cardoso (baixo), Rafael Maranhão (guitarra) e Rodrigo Vegetal (guitarra). O título do disco produzido por Diego Marx, ¡Viva la Evolución! (Independente, 2016), é grafado em espanhol. Mas o grupo faz rock em bom português em repertório composto com alta dose de crítica social e política, em ideologia que reverbera as obras de bandas projetadas em Brasília (DF) na primeira metade da década de 1980. Você? (André Noblat, Arnoldo Ravizzini, Pedro Cardoso, Rafael Maranhão e Rodrigo Vegetal) - música eleita o primeiro single do álbum - versa sobre os rebanhos comandados por líderes religiosos. Gravado no estúdio Rockin Hood, em Brasília (DF), ¡Viva la Evolución! traz no repertório músicas inspiradas pelo cotidiano da cidade, caso de Solidão (André Noblat, Arnoldo Ravizzini, Pedro Cardoso, Rafael Maranhão, Rodrigo Vegetal e Diego Marx), que versa sobre a solidão concreta dos habitantes da capital do Brasil. Eterno tema das bandas punks da cidade, a violência policial ainda rende assunto para a Trampa em Farda, música gravada com a adesão vocal de Thiago Freitas, integrante da banda conterrânea Etno. Thiago é parceiro dos músicos da Trampa na composição de Farda. Sozinho ou com produtor Diego Marx, o quinteto assina músicas como Guerra e Sujo, mostrando em ¡Viva la Evolución! - álbum que sucede Causa e efeito (Independente, 2013) e Te presenteio com a fúria (Independente, 2008) na discografia do grupo - que o pulso político do rock de Brasília (DF) ainda pulsa - à margem do mercado.