Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sexta-feira, 1 de maio de 2015

Margareth canta e reverencia o 'Buda nagô' no 1º Prêmio Caymmi de Música

SALVADOR (BA) - "Dorival é ímpar / Dorival é par / Dorival é terra / Dorival é mar / Dorival tá no pé / Dorival tá na mão / Dorival tá no céu / Dorival tá no chão / Dorival é belo / Dorival é bom / Dorival é tudo"... Assim que a cantora baiana Margareth Menezes surgiu no palco do Teatro Castro Alves cantando os versos do samba Buda nagô (1992), composto pelo baiano Gilberto Gil para louvar o compositor Dorival Caymmi (1914 - 2008), ilustre conterrâneo que propagou o samba de sua terra em todo o Brasil, um frisson tomou conta da plateia de convidados que assistiu à cerimônia de entrega da primeira edição do Prêmio Caymmi de Música. Realizado pela Via Press Comunicação e Eventos sob direção de Elaine Hazin, o Prêmio Caymmi de Música é dedicado à produção musical da cena indie da Bahia. Desdobramento do então desativado Troféu Caymmi, que laureou Margareth na sua primeira edição (referente à produção musical de 1985), o Prêmio Caymmi de Música entrou em cena na noite de ontem, 30 de abril de 2015, data em que Dorival completaria 101 anos se vivo fosse. Roteirizada pelo diretor André Simões e apresentada pelo ator Jackson Costa (visto ao lado de Margareth, tocando pandeiro, na foto de Marcelo Gandra), a cerimônia louvou Caymmi com depoimentos exibidos no telão - no qual se viu e ouviu saudações ao artista nas vozes de de nomes como Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Gilberto Gil e Maria Bethânia - e números musicais, vários feitos pela Orkestra Rumpilezz, regida pelo maestro Letieres Leite. Ao longo de quase três horas, o Prêmio Caymmi de Música distribuiu 21 troféus - alocados em três categorias principais (Show, Música e Videoclipe) - e celebrou o Buda nagô, o desbravador de mares musicais que desaguaram na atual cena independente da Bahia.

 Notas Musicais viajou a Salvador (BA) a convite da produção do Prêmio Caymmi de Música

4 comentários:

Rafael disse...

Margareth se superou nesse álbum tributo a Gil e Caetano, que acaba de ser lançado pela Coqueiro Verde. E essa ótima canção que fala sobre Dorival está no disco.

Unknown disse...

Que linda a Margareth ! Que evento bonito :)

Henrique disse...

Mauro, você sabe quando sai o DVD Para Gil e Caetano da Margareth?

Mauro Ferreira disse...

Está saindo agora, Henrique. Abs, MauroF