Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sexta-feira, 22 de abril de 2016

No quarto disco de estúdio, Ponto atinge equilíbrio pop no fio da fé no reggae

Resenha de álbum
Título: Essa é a nossa música
Artista: Ponto de Equilíbrio
Gravadora: Som Livre
Cotação: * * * 1/2

"A embarcação de Jah já vai passar", avisa repetidas vezes o vocalista Helio Bentes através de versos de Chances (Lucas Kastrup), terceira das 14 músicas alinhadas no quarto álbum de estúdio do grupo carioca de reggae Ponto de Equilíbrio. Lançado pela gravadora Som Livre, Essa é a nossa música flagra o sexteto pop em pleno equilíbrio entre a pegada mais palatável do reggae mais pop - representado pela participação da cantora baiana Ivete Sangalo na canção romântica Estar com você (Marcio Sampaio e Helio Bentes), por exemplo - e as fortes tradições da ideologia rastafári, revolvidas no reggae Pra falar de Jah (Lucas Kastrup). Por atingir tal equilíbrio, o álbum Essa é a nossa música soa em em sutil sintonia com o som dos dias de hoje.  O reggae Fio da fé - boa composição assinada por Lucas Kastrup, baterista do grupo - tem batida moderna e guitarra levemente distorcida sem deixar de ecoar o ideário de igualdade e justiça social pregado pelos adeptos do rastafarianismo. Já Direitos iguais (Pedro Pedrada, Helio Bentes e Marcio Sampaio) tem leve dose de dub. Essa é a nossa música dá o recado político sem sair da luz positivista que ilumina os reggae men. E, para dar o recado, o Ponto de Equilíbrio recorre também ao discurso de rappers como o paulistano Emicida e o carioca Gabriel O Pensador, convidados do engajado reggae Seu jogo (Helio Bentes e Emicida) e de Nossa música (Marcelo Gêmeos Campos, Marcos Gêmeos Campos, Paulo Fraiz e Gabriel O Pensador), tema que exalta a deusa música que alimenta a fé do Ponto de Equilíbrio na filosofia humanista dos rastas. Enfim, longe da aura hype que envolve a cena indie da cidade do Rio de Janeiro, o sexteto do bairro carioca de Vila Isabel - formado por Helio Bentes (voz), Marcio Sampaio (guitarra),  Pedro Pedrada Caetano (baixo), Tiago Caetano (teclados), Lucas Kastrup (bateria) e Marcelo Campos (percussão) - segue com coerência na trilha que pavimenta já há 16 anos. A adesão do multi-instrumentista italiano Alborosie - nome conhecido no universo pop pela devoção ao reggae - em Dome o medo (Pedro Pedrada, Juliana Latini e Alborosie) atesta a credibilidade da banda na praia em que o Ponto de Equilíbrio mergulha com propriedade. Verso de A vida de um rastaman - música da qual Alexandre Carlo (voz da banda brasiliense Natiruts) é autor e intérprete convidado - avisa: "Não caia na tocaia, se ligue na missão". O Ponto de Equilíbrio nunca caiu da tocaia do mercado. Mesmo que trilhe por vezes o caminho do pop, o grupo nunca se desviou da rota e da proposta iniciais, como expõe positivamente o álbum Essa é a nossa música.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

♪ "A embarcação de Jah já vai passar", avisa repetidas vezes o vocalista Helio Bentes através de versos de Chances (Lucas Kastrup), terceira das 14 músicas alinhadas no quarto álbum de estúdio do grupo carioca de reggae Ponto de Equilíbrio. Lançado pela gravadora Som Livre, Essa é a nossa música flagra o sexteto pop em pleno equilíbrio entre a pegada mais palatável do reggae mais pop - representado pela participação da cantora baiana Ivete Sangalo na canção romântica Estar com você (Marcio Sampaio e Helio Bentes), por exemplo - e as fortes tradições da ideologia rastafári, revolvidas no reggae Pra falar de Jah (Lucas Kastrup). Por atingir tal equilíbrio, o álbum Essa é a nossa música soa em em sutil sintonia com o som dos dias de hoje. O reggae Fio da fé - boa composição assinada por Lucas Kastrup, baterista do grupo - tem batida moderna e guitarra levemente distorcida sem deixar de ecoar o ideário de igualdade e justiça social pregado pelos adeptos do rastafarianismo. Já Direitos iguais (Pedro Pedrada, Helio Bentes e Marcio Sampaio) tem leve dose de dub. Essa é a nossa música dá o recado político sem sair da luz positivista que ilumina os reggae men. E, para dar o recado, o Ponto de Equilíbrio recorre também ao discurso de rappers como o paulistano Emicida e o carioca Gabriel O Pensador, convidados do engajado reggae Seu jogo (Helio Bentes e Emicida) e de Nossa música (Marcelo Gêmeos Campos, Marcos Gêmeos Campos, Paulo Fraiz e Gabriel O Pensador), tema que exalta a deusa música que alimenta a fé do Ponto de Equilíbrio na filosofia humanista dos rastas. Enfim, longe da aura hype que envolve a cena indie da cidade do Rio de Janeiro, o sexteto do bairro carioca de Vila Isabel - formado por Helio Bentes (voz), Marcio Sampaio (guitarra), Pedro Pedrada Caetano (baixo), Tiago Caetano (teclados), Lucas Kastrup (bateria) e Marcelo Campos (percussão) - segue com coerência na trilha que pavimenta já há 16 anos. A adesão do multi-instrumentista italiano Alborosie - nome conhecido no universo pop pela devoção ao reggae - em Dome o medo (Pedro Pedrada, Juliana Latini e Alborosie) atesta a credibilidade da banda na praia em que o Ponto de Equilíbrio mergulha com propriedade. Verso de A vida de um rastaman - música da qual Alexandre Carlo (voz da banda brasiliense Natiruts) é autor e intérprete convidado - avisa: "Não caia na tocaia, se ligue na missão". O Ponto de Equilíbrio nunca caiu da tocaia do mercado. Mesmo que trilhe por vezes o caminho do pop, o grupo nunca se desviou da rota e da proposta iniciais, como expõe positivamente o álbum Essa é a nossa música.