Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sexta-feira, 2 de março de 2012

Tributo do Falamansa aos 100 anos de Gonzagão inclui Elba e Du Peixe

Cabe ao grupo Falamansa a proeza de lançar o primeiro disco gravado em comemoração ao centenário de nascimento de Luiz Gonzaga (1912 - 1989). As Sanfonas do Rei - Tributo aos 100 Anos de Luiz Gonzaga chega às lojas neste mês de março de 2012, nos formatos de CD e vinil, em edição da gravadora Deck. O disco alinha entre os convidados os nomes de Elba Ramalho (em Sanfoninha Choradeira, parceria de Gonzaga e João Silva, lançada em 1984), Dominguinhos (em Nem se Despediu de Mim, outra parceria de Lua com João Silva, lançada em 1987), Jorge Du Peixe (em pot-pourri que junta Erva Rasteira e A Festa, músicas de Gonzaguinha, gravadas por Gonzagão em 1968), Trio Nordestino (em Amei à Toa, música de João Silva e Joquinha Gonzaga gravada pelo Rei do Baião em 1985), Trio Virgulino (em Bom?... Pra Uns..., xote de Onildo Almeida e Juarez Santiago gravado por Luiz em 1973) e Janaína Pereira, do grupo Bicho de Pé (em Serena do Mar, parceria de Sivuca e Glorinha Gadelha gravada por Gonzaga em 1978). O repertório - que faz várias incursões pela menos valorizada obra registrada pelo Rei do Baião nos anos 70 e 80 - inclui também Xote Ecológico (Luiz Gonzaga e Agnaldo Batista, 1989) e O Fole Roncou (Luiz Gonzaga e Nelson Valença, 1973) entre um ou outro standard, caso de Qui Nem Jiló (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, 1950).

10 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Cabe ao grupo Falamansa a proeza de lançar o primeiro disco gravado em comemoração ao centenário de nascimento de Luiz Gonzaga (1912 - 1989). As Sanfonas do Rei - Tributo aos 100 Anos de Luiz Gonzaga chega às lojas neste mês de março de 2012, nos formatos de CD e vinil, em edição da gravadora Deck. O disco alinha entre os convidados os nomes de Elba Ramalho (em Sanfoninha Choradeira, parceria de Gonzaga e João Silva, lançada em 1984), Dominguinhos (em Nem se Despediu de Mim, outra parceria de Lua com João Silva, lançada em 1987), Jorge Du Peixe (em pot-pourri que junta Erva Rasteira e A Festa, músicas de Gonzaguinha, gravadas por Gonzagão em 1968), Trio Nordestino (em Amei à Toa, música de João Silva e Joquinha Gonzaga gravada pelo Rei do Baião em 1985), Trio Virgulino (em Bom?... Pra Uns..., xote de Onildo Almeida e Juarez Santiago gravado por Luiz em 1973) e Janaína Pereira, do grupo Bicho de Pé (em Serena do Mar, parceria de Sivuca e Glorinha Gadelha gravada por Gonzaga em 1978). O repertório - que faz várias incursões pela menos valorizada obra registrada pelo Rei do Baião nos anos 70 e 80 - inclui também Xote Ecológico (Luiz Gonzaga e Agnaldo Batista, 1989) e O Fole Roncou (Luiz Gonzaga e Nelson Valença, 1973) entre um ou outro standard, caso de Qui Nem Jiló (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, 1950).

Rafael disse...

Isso não é tributo, é um afronte a memória do rei do Baião.

Anônimo disse...

Esse disco que tem Erva Rasteira e a A Festa cujo nome é Gonzagão e Gonzaguinha Juntos é excelente!

PS: Bacana o disco incursionar pela parte menos conhecida do Rei do Baião. Mas, Falamansa, fala sério, tô fora.

Maria disse...

Não sou chegada a Forró, mas a qualidade de Luiz Gonzaga e Dominguinhos é inegável! também tenho respeito por nomes como Adelmário Coelho e Flávio José agora esse tal de Falamansa é muito ruim.

maroca disse...

Falamansa é tão ruim, que na falta de visão regrava "Sanfoninha choradeira" com Elba, a qual fez o mesmo dueto com Gonzagão no disco Danado de bom de 1984. Querem manchar a obra do Rei, mas não conseguirão.

lurian disse...

Tenho certeza que o disco está bom! Zé Henrique tbm gostei da união dos maracatus, por sinal acho Erva rasteira linda!

Bruno disse...

Se fossem os "Aviões do Forró" a fazer a homenagem a Luiz Gonzaga, eu acharia de fato ruim. Mas não me parece que Falamansa seja a pior das opções. São eles os quem têm levado adiante um estilo musical que, embora tradicional, vem sendo descaracterizado ao extremo por grupos (estes sim) de qualidade musical mínima. Não gosto de purismos, detesto saudosismos, abomino o preconceito e acho que o Falamansa, sim, representa uma modernidade no forró tradicional nordestino. Julgar um grupo por apenas uma de suas músicas (ou duas), ignorando sua obra completa, é ser leviano e preconceituoso.

Anônimo disse...

O Bruno diz que abomina preconceito, mas acharia ruim se o Aviões do Forró fizesse o tributo a Gonzagão. rsrsrsrss
Lurian, no disco Gonzaguinha e Gonzagão A festa vem na sequência de Erva Rasteira.
Esse disco tb tem a sensacional From United States of Piauí.

PS: Sai desse aquário Du Peixe. Volta para o mar.

Anônimo disse...

Falando em Du Peixe - Nação Zumbi.
Tem um disco em homenagem a Gonzagão de uns 10 anos atrás, porém atemporal, que é sensacional.
Chama-se Baião de Viramundo e tem versões do Velho Lua feitas pelo Mundo Livre S/A, Eddie, Otto, Nação Zumbi, Mestre Ambrósio, Cascabulho, Naná Vasconcelos... e outros não pernambucanos como: Nouvelle Cuisine, Andrea Marquee e Black Alien.
Fica a dica.

Anônimo disse...

Sério uma das melhores versoes de Gonzagão é a que Marisa Monte fez de "Xote das Meninas"