Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 28 de março de 2012

Joyce canta seu Rio de Janeiro ao som de Caetano, Noel Rosa e Zé Kétti

Recém-lançado na Europa, o sétimo CD gravado por Joyce Moreno para o selo inglês Far Out Recordings, Rio de Janeiro, celebra a cidade natal da cantora, compositora e violonista. Inspirado em show de voz & violão feito por Joyce na Praia de Ipanema, no verão de 2010, o disco traz alguns temas de autoria da artista, caso do samba Puro Ouro, mas é sobretudo um álbum em que Joyce se exercita como intérprete, celebrando a cidade do Rio de Janeiro (RJ) ao som de músicas de Caetano Veloso (Desde que o Samba É Samba, 1992), Noel Rosa (1910 - 1937) - Com que Roupa? (1930) e Feitio de Oração (parceria com Vadico, de 1933) - e Zé Kétti (1921 - 1999), representado por Mascarada (1965), parceria com Elton Medeiros. O repertório de Rio de Janeiro - CD que possivelmente vai ser lançado no Brasil a partir de 2013 - inclui Cidade Maravilhosa (André Filho, 1934), Valsa de Uma Cidade (Antonio Maria e Ismael Neto, 1954) e Vela no Breu (Paulinho da Viola e Sérgio Natureza, 1976), entre outras músicas.

10 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Recém-lançado na Europa, o sétimo CD gravado por Joyce Moreno para o selo inglês Far Out Recordings, Rio de Janeiro, celebra a cidade natal da cantora, compositora e violonista. Inspirado em show de voz & violão feito por Joyce na Praia de Ipanema, no verão de 2010, o disco traz alguns temas de autoria da artista, caso do samba Puro Ouro, mas é sobretudo um álbum em que Joyce se exercita como intérprete, celebrando a cidade do Rio de Janeiro (RJ) ao som de músicas de Caetano Veloso (Desde que o Samba É Samba, 1992), Noel Rosa (1910 - 1937) - Com que Roupa? (1935) e Feitio de Oração (parceria com Vadico, de 1933) - e Zé Kétti (1921 - 1999), representado por Mascarada (1965), parceria com Elton Medeiros. O repertório de Rio de Janeiro - CD que possivelmente vai ser lançado no Brasil a partir de 2013 - inclui Cidade Maravilhosa (André Filho, 1934), Valsa de Uma Cidade (Antonio Maria e Ismael Neto, 1954) e Vela no Breu (Paulinho da Viola e Sérgio Natureza, 1976), entre outras músicas.

Rafael disse...

É um absurdo que esse e milhares de outros discos da gravadora inglesa Far Out Recordings não tem nenhuma previsão de lançamento por aqui... Há vários discos de artistas brasileiros lançados por essa gravadora, como os recentes álbuns da lendária banda Azymuth (que há anos está radicada na Europa), da Sabrina Malheiros (excelente camtora, filha do baixista do Azymuth, o Alex Malheiros), discos da Joyce, e de tantos outros artistas "made in Brazil" que não causam nenhum interesse ou comoção por parte de gravadoras nacionais quererem lançá-lo por aqui. Como diz bem aquela frase de uma canção que sempre adoro dizer: "o Brasil não conhece bem o Brasil". E sinceramente (e infelizmente) o Brasil não está interessado em conhecer o Brasil. Só chega por aqui o que para os empresários de gravadoras é de lucro fácil e qualidade zero e que cai no gosto popular. É triste constatar isso.

Rafael disse...

Falando sobre o disco: ouvi uns trechos do mesmo na Amazon e o achei excelente... Mas vamos esperar sentados para um lançamento aqui no Brasil (pelo menos é o que eu acho e que estou praticamente certo quanto a essa afirmação).

Rafael disse...

"CD que possivelmente vai ser lançado no Brasil a partir de 2013..."

Não conte tanto com isso, Mauro, mas vamos torcer. Se bem que deveria era ser lançado esse ano por aqui. Gostaria também de ver os vários discos de outros artistas brasileiros que foram lançados pela Far Out serem também lançados por aqui, incluindo o último disco da banda Black Rio, que é sensacional!

maroca disse...

Augusto Flávio (Juazeiro-Ba) Disse:

Desde que o samba é samba, é de 1993.

Flávio disse...

Mauro não vai comentar a estreia do show de Gal, Recanto?

Mauro Ferreira disse...

Claro, Flávio. Amanhã, quinta-feira, quando o show volta ao cartaz. Abs, MauroF

lurian disse...

Os discos da Joyce chegam ao Brasil com 2 ou 3 anos de atraso, sempre! Talvez hoje ela seja mais conhecida no meio jazzistico do que no próprio Brasil.

Maria disse...

Joyce é maravilhosa.

Anônimo disse...

Do Noel ela devia ter gravado Cidade Mulher. Belíssima música em homenagem ao Rio.