Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 26 de março de 2012

Álbum 'Roses' exala o costumeiro perfume pop folk celta do Cranberries

Resenha de CD
Título: Roses
Artista: The Cranberries
Gravadora: Cooking Vinyl / Lab 344
Cotação: * * *

Onze anos separam o lançamento deste mediano sexto álbum de estúdio do grupo irlândes The Cranberries - Roses, já disponibilizado no Brasil via selo Lab 344 neste mês de março de 2012 - da edição do álbum anterior da banda, Wake Up and Smell the Coffee (2001). Nesse tempo, o quarteto entrou em recesso (em 2003) e a vocalista Dolores O'Riordan lançou disco solo. Contudo, parece que o tempo não passou para The Cranberries. Em faixas como Waiting in Walthamstow, Roses exala o mesmo perfume pop folk celta que construiu aura hype em torno do grupo na década de 90. A tal aura hype já se dissolveu sem que Roses se ressinta dessa perda. Talvez porque músicas como o folk Raining in my Heart e a menos inspirada Astral Projections já estivessem prontas antes da separação de 2003. Reunido desde 2009, o quarteto retorna ao mercado fonográfico com álbum que expõe a fidelidade do Cranberries ao som de outrora. Uma atmosfera suave envolve temas como Conduct e Tomorrow - as melhores da safra inédita e autoral - e tal ambiência permanece mesmo quando a banda flerta com o universo do rock em Schizophrenic Playboys, faixa que ressalta na parte final do arranjo a influência celta no som da banda. Ajustada ao espírito delicada ao disco, a voz de Dolores O'Riordan valoriza um álbum que apresenta letras mais maduras e reitera cânones do som do Cranberries sem repetir a inspiração de discos anteriores. Roses é CD para fiéis fãs do grupo.

3 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Onze anos separam o lançamento deste mediano sexto álbum de estúdio do grupo irlândes The Cranberries - Roses, já disponibilizado no Brasil via selo Lab 344 neste mês de março de 2012 - da edição do álbum anterior da banda, Wake Up and Smell the Coffee (2001). Nesse tempo, o quarteto entrou em recesso (em 2003) e a vocalista Dolores O'Riordan lançou disco solo. Contudo, parece que o tempo não passou para The Cranberries. Em faixas como Waiting in Walthamstow, Roses exala o mesmo perfume pop folk celta que construiu aura hype em torno do grupo na década de 90. A tal aura hype já se dissolveu sem que Roses se ressinta dessa perda. Talvez porque músicas como o folk Raining in my Heart e a menos inspirada Astral Projections já estivessem prontas antes da separação de 2003. Reunido desde 2009, o quarteto retorna ao mercado fonográfico com álbum que expõe a fidelidade do Cranberries ao som de outrora. Uma atmosfera suave envolve temas como Conduct e Tomorrow - as melhores da safra inédita e autoral - e tal ambiência permanece mesmo quando a banda flerta com o universo do rock em Schizophrenic Playboys, faixa que ressalta na parte final do arranjo a influência celta no som da banda. Ajustada ao espírito delicada ao disco, a voz de Dolores O'Riordan valoriza um álbum que apresenta letras mais maduras e reitera cânones do som do Cranberries sem repetir a inspiração de discos anteriores. Roses é CD para fiéis fãs do grupo.

Chabacano disse...

Gosto muito dessa banda, especialmente por causa da originalidade do canto e da interpretação da Dolore O'Riordan. Foi isto que tornou memoráveis canções como 'Linger' e 'Zombie', a despeito do seu forte sotaque irlandês, detestado por muitos.

Unknown disse...

Sou muito fã do cranberries desde seu 1 disco que soava meio psicodelico em algumas faixas, depois veio o segundo discvo obra prima da banda que rendeu muito, por pressao de gravadora landaram o terceiro disco que soava como um clone do segundo mais que trazia tematica boa e algumas faixas que fizeram sucessos, quarto album otimo quinto seguindo emsma linha pop, sexto album ficou como se fosse alguns lados B com musicas ineditas acho que poderiam ter colocado mais coisa inedita mesmo nesse album mais ficou muito bom sou fã incondicional do cranberries espero que nao deem mais pausa grupo que faz tanto sucesso