Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 29 de março de 2012

Gal acomoda Ben, Chico e Sullivan & Massadas no 'Recanto' de Caetano

Música pouco conhecida de Jorge Ben Jor que encerra o primeiro álbum solo de Gal Costa, lançado em 1968 no auge da revolução tropicalista arquitetada por Caetano Veloso e Gilberto Gil, Deus É o Amor reaparece no roteiro do extasiante show Recanto, estreado pela cantora na Miranda, a nova (refinada) casa de shows do Rio de Janeiro (RJ). Em cartaz até sábado, 31 de março de 2012, o show tem repertório centrado no cancioneiro de Caetano Veloso - assim como o disco Recanto (2011), em que Gal canta somente músicas do compositor, quase todas inéditas - mas acomoda em sua atmosfera indie contemporânea músicas de Chico Buarque (Folhetim, 1978), Gilberto Gil (Barato Total, 1974), Jards Macalé & Waly Salomão (Vapor Barato, 1971) e da dupla de hitmakers dos anos 80 Michael Sullivan & Paulo Massadas (Um Dia de Domingo, 1985). Na companhia do trio formado por Domenico Lancellotti (bateria e MPC), Pedro Baby (guitarra e violão) e Bruno Di Lullo (baixo), Gal - vista em foto de Rodrigo Amaral - canta 22 músicas, sendo oito do renovador disco Recanto. Eis as 22 músicas do roteiro seguido pela cantora na casa Miranda na arrebatadora apresentação de 24 de março de 2012, com os respectivos compositores e os anos em que tais músicas aparecem na discografia de Gal Costa:

1. Da Maior Importância (Caetano Veloso, 1973)
2. Tudo Dói (Caetano Veloso, 2011)
3. Recanto Escuro (Caetano Veloso, 2011)
4. Divino Maravilhoso (Caetano Veloso e Gilberto Gil, 1968)
5. Folhetim (Chico Buarque, 1978)
6. Mãe (Caetano Veloso, 1978)
7. Segunda (Caetano Veloso, 2011)
8. Minha Voz, Minha Vida (Caetano Veloso, 1982)
9. Barato Total (Gilberto Gil, 1974)
10. Autotune Autoerótico (Caetano Veloso, 2011)
11. Cara do Mundo (Caetano Veloso, 2011)
12. Deus É o Amor (Jorge Ben Jor, 1968)
13. Dom de Iludir (Caetano Veloso, 1982)
14. Neguinho (Caetano Veloso, 2011)
15. O Amor (Caetano Veloso e Ney Costa Santos sobre poema de Vladimir Maiakovski, 1981)
16. Baby (Caetano Veloso, 1968)
17. Vapor Barato (Jards Macalé e Waly Salomão, 1971)
18. Um Dia de Domingo (Michael Sullivan & Paulo Massadas, 1985)
19. Miami Maculelê (Caetano Veloso, 2011)
20. Mansidão (Caetano Veloso, 2011)
21. Força Estranha (Caetano Veloso, 1979)
22. Meu Bem, Meu Mal (Caetano Veloso, 1981)

Na página de Notas Musicais no Facebook, a visão de Maria Bethânia sobre o CD Recanto

18 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Música pouco conhecida de Jorge Ben Jor que encerra o primeiro álbum solo de Gal Costa, lançado em 1968 no auge da revolução tropicalista arquitetada por Caetano Veloso e Gilberto Gil, Deus É o Amor reaparece no roteiro do extasiante show Recanto, estreado pela cantora na Miranda, a nova (refinada) casa de shows do Rio de Janeiro (RJ). Em cartaz até sábado, 31 de março de 2012, o show tem repertório centrado no cancioneiro de Caetano Veloso - assim como o disco Recanto (2011), em que Gal canta somente músicas do compositor, quase todas inéditas - mas acomoda em sua atmosfera indie contemporânea músicas de Chico Buarque (Folhetim, 1978), Gilberto Gil (Barato Total, 1974), Jards Macalé & Waly Salomão (Vapor Barato, 1971) e da dupla de hitmakers dos anos 80 Michael Sullivan & Paulo Massadas (Um Dia de Domingo, 1985). Na companhia do trio formado por Domenico Lancellotti (bateria e MPC), Pedro Baby (guitarra e violão) e Bruno Di Lullo (baixo), Gal - vista em foto de Rodrigo Amaral - canta 22 músicas, sendo oito do renovador disco Recanto. Eis as 22 músicas do roteiro seguido pela cantora na casa Miranda na arrebatadora apresentação de 24 de março de 2012, com os respectivos compositores e os anos em que tais músicas aparecem na discografia de Gal Costa:

1. Da Maior Importância (Caetano Veloso, 1973)
2. Tudo Dói (Caetano Veloso, 2011)
3. Recanto Escuro (Caetano Veloso, 2011)
4. Divino Maravilhoso (Caetano Veloso e Gilberto Gil, 1968)
5. Folhetim (Chico Buarque, 1978)
6. Mãe (Caetano Veloso, 1978)
7. Segunda (Caetano Veloso, 2011)
8. Minha Voz, Minha Vida (Caetano Veloso, 1982)
9. Barato Total (Gilberto Gil, 1974)
10. Autotune Autoerótico (Caetano Veloso, 2011)
11. Cara do Mundo (Caetano Veloso, 2011)
12. Deus É o Amor (Jorge Ben Jor, 1968)
13. Dom de Iludir (Caetano Veloso, 1982)
14. Neguinho (Caetano Veloso, 2011)
15. O Amor (Caetano Veloso e Ney Costa Santos sobre poema de Vladimir Maiakovski)
16. Baby (Caetano Veloso, 1968)
17. Vapor Barato (Jards Macalé e Waly Salomão, 1971)
18. Um Dia de Domingo (Michael Sullivan & Paulo Massadas, 1985)
19. Miami Maculelê (Caetano Veloso, 2011)
20. Mansidão (Caetano Veloso, 2011)
21. Força Estranha (Caetano Veloso, 1979)
22. Meu Bem, Meu Mal (Caetano Veloso, 1981)

Rafael disse...

Estou certo de que foi uma ótima apresentação da grandiosa Gal. Tomara que esse show chegue a BH!

Tudo foi feito ... disse...

Mauro não é por nada não mas é você que anda criando assuntos p/ ter discussão entre os fãs de Gal e Bethania. Desde ontem que você anda soltando notinhas, dando um cutucãozinho aqui e acolá, só soltou a nota do show da Gal hoje. É tudo estranho. Eu acho que a Bethania foi infeliz no comentário dela, deve ser chato pra ela ter toda a família e todos os amigos em volta de Gal, irmão, sobrinhos, cunhadas, etc. Gal deve ser mais querida dentro da própria família dela e o que sobra, ela disparar ataques. Feio pra ela né. Ela não precisa disso. Desculpa, foi isso que percebi lendo aqui, no face etc. Vc está desde ontem jogando querosene, tá perceptivel.
A Bethania gravou um disco só com músicas do Roberto Carlos, então pelo que ela disse o disco é do Roberto Carlos e não dela. Que infeliz que ela foi nesse comentário. A Gal tem o luxo de ter toda a família da Maria Bethania trabalhando pra ela. Desculpa, não dá pra ler isso e ficar quieto.
Todo mundo que leu a matéria e nem fã da Gal e da Bethania são dizem, que a Bethania está com dor de cotovelo, ciúme a flor da pele etc.

Abraço.

Raffa disse...

Espero que da dor de cotovelo, a Bethânia faça um disco que renove seu som, pq anda muito chato!

aguiar_luc disse...

Nossa tô imaginando esse show de Gal! Sono deve ser pouco!!!

Tudo foi feito ... disse...

O show não deixa com sono nenhum, tá perdendo querido (procure os comentários, está por todos os lados na internet).
A boa Gal de todos os tempos. Renovada, inspirada, feliz, brincalhona. Som moderno, músicos modernos e a voz gigantesca, brilhante, incorpada, bela e única.
Dá-lhe GAL.

Luzia disse...

E ai Mauro vc ainda não postou aqui no blog a resposta da Bethânia em entrevista publicada hj na Folha de São Paulo "Sobre a notícia publicada em um jornal do Rio (leia-se O Dia, pelo Mauro) da gravação dos 8 CDs com a obra do Chico : "É TUDO MENTIRA!!!"

Foi engraçado!

Chabacano disse...

Difícil acreditar que possa existir qualquer sentimento de rivalidade da Bethânia para com a Gal, tendo em vista tudo o que elas já fizeram juntas em cima do palco. Quem escuta elas interpretando "Exotérico" e a "Oração de Mãe Menininha" juntas certamente não vai acreditar que a Bethânia esteja incomodada com a atenção dada a Gal. Mas, porém, todavia, entretanto, nunca se sabe até onde vai a vaidade humana.

Quanto ao show, adorei a inclusão da música "Mãe", a minha favorita do Caetano na voz da Gal. Por outro lado, "Um Dia de Domingo", recentemente piorada na voz da Ana Carolina, seria dispensável, mas não é das piores da dupla Sullivan & Massadas.

Rafael disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tiago disse...

Rafael, acorde. O mundo de Bethânia e Gal é OUTRO.

Rafael disse...

Tudo foi Feito,

Acho que é você quem está querendo criar uma rivalidade entre Gal e Bethânia, pois nunva sequer existiu por parte das duas nenhuma briga ou desentendimento qualquer que seja, quiçá rivalidade. As duas são grandes amigas... Quem fica criando essas falsas rivalidades são os fãs mais ardorosos de Bethânia e Gal.

Maria disse...

Entre Gal e Bethânia não vejo rivalidade nenhuma tudo isso foi criado pela mídia o mesmo vale para Chico e Caetano.

luis disse...

Acabei de ler entrevista da Bethania na Folha de S. Paulo e o comentário sobre a Gal é o mesmo que o Caetano faz o tempo todo:"Gal foi convidada para ser interprete daquelas músicas - RECANTO- ele pensou nela. Os críticos disseram o mesmo - um disco do Caetano cantado pela Gal.
Não há demérito nenhum nisso.A própria Gal no Jô toma essa postura. De quebra Bethania,como sempre, elogia a bela voz da amiga. O resto é papo furado de fãs
Misturar músicas novas com muitos sucessos já conhecidos é o que a Gal fez. Ok, todos fazem.Mas quando é Bethania, tem uns "críticos" de plantão que dizem ser mais do mesmo. Será que os grandes artistas devem mudar tanto? Abandonar seu universo estético? A novidade pura e simples? Até com o visual da Bethania tem gente incomodada.Me poupe.

Rafael disse...

Tiago, não sei se você está se referindo a mim ou ao outro Rafael, que está aqui com o codinome "Raffa". Mas o que eu disse para você dizer que Gal e Bethânia" são iguais? Em mnehum momento me lembro de ter dito isto, e logicamente que as duas não são iguais... Afinal, ninguém é igual a ninguém... Cada uma tem um caminho e carreira diferentes na música, mas o importante é que as duas se adoram e são grandes amigas. E isso basta.

Marcelo disse...

Pelos vídeos que estão no youtube esse show Recanto da Gal com certeza é um dos melhores dela, a voz tá lá fina, aguda, estridente, rouca, grave... A interpretação de "Um Dia de Domingo" está ótima com ela mesmo fazendo a voz forte e potente do Tim Maia e até os gestos do velho mestre do soul e "Vapor Barato" em versão rock-eletrônica está de arrepiar...

Luca disse...

esqueceram o Caras & Bocas, um disco roqueiro da Gal que saiu nos anos 70, esse disco tinha a ver com esse show

Sergio Taraddei disse...

Voce sabe se deste show serà feito um cd??
Abraços da Italia!!!

Sergio

Anônimo disse...

A Gal vai fazer show gratuito aqui em SP, no Parque da Juventude.