Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 20 de março de 2012

Em 28 músicas, Maria Rita traça roteiro da grandeza plural da voz de Elis

Ode ao canto, pregado como antídoto para as dores da vida nos versos de Ronaldo Bôscoli (1928 - 1994), Imagem (Luiz Eça e Ronaldo Bôscoli) abre o roteiro do show Viva Elis, feito por Maria Rita para reverenciar sua mãe, Elis Regina (1945 - 1982), no ano em que se completam três décadas da saída de cena da cantora. Através de 28 músicas, Maria Rita traça roteiro da grandeza plural da voz e da obra da Pimenta, revivendo temas sensuais, políticos, românticos e marotos. Parte de projeto multimídia patrocinado pela Nivea, o show Viva Elis teve pré-estreia para convidados na noite de segunda-feira, 19 de março de 2012, em apresentação na casa Vivo Rio, no Rio de Janeiro (RJ). Idealizado para ser feito ao ar livre, com entrada franca, o show parte em turnê por cinco capitais do Brasil em rota que abrange Porto Alegre (RS - 24 de março, no Anfiteatro Pôr do Sol), Recife (PE - 1º de abril, Parque Dona Lindu), Belo Horizonte (MG - 8 de abril, Parque das Mangabeiras), São Paulo (SP - 22 de abril, Auditório do Ibirapuera) e Rio de Janeiro (RJ - 29 de abril, Aterro do Flamengo). Com figurino que remete à roupa usada por Elis em parte do show Falso Brilhante (1976), Maria Rita - vista em foto de Rodrigo Amaral - encara com segurança, técnica, emoção e reverência à mãe o desafio de dar voz a músicas já definitivamente associadas a Elis. Eis as 28 músicas do roteiro do show Viva Elis, os seus respectivos compositores e os anos em que ganharam a voz de Elis:

1. Imagem (Luiz Eça e Ronaldo Bôscoli) - 1967
2. Arrastão (Edu Lobo e Vinicius de Moraes) - 1965
3. Como Nossos Pais (Belchior) - 1976
4. Vida de Bailarina (Américo Seixas e Dorival Silva) - 1972
5. Bolero de Satã (Guinga e Paulo César Pinheiro) - 1979
6. Águas de Março (Antonio Carlos Jobim) - 1972
7. Saudosa Maloca (Adoniran Barbosa) - 1978
8. Agora Tá (Tunai e Sérgio Natureza) - 1980
9. Ladeira da Preguiça (Gilberto Gil) - 1973
10. Vou Deitar e Rolar (Quaquaraquaquá) (Baden Powell e Paulo César Pinheiro) - 1970
11. Querelas do Brasil (Maurício Tapajós e Aldir Blanc) - 1978
12. O Bêbado e a Equilibrista (João Bosco e Aldir Blanc) - 1979
13. Menino (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos) - 1980 /
14. Onze Fitas (Fátima Guedes) - 1980
15. Tatuagem (Chico Buarque e Ruy Guerra) - 1976
16. Me Deixas Louca (Armando Manzanero em versão de Paulo Coelho) - 1981
17. Essa Mulher (Joyce) - 1979
18. Se Eu Quiser Falar com Deus (Gilberto Gil) - 1980
19. Zazueira (Jorge Ben Jor) - 1970
20. Alô, Alô, Marciano (Rita Lee e Roberto de Carvalho) - 1980
21. Aprendendo a Jogar (Guilherme Arantes) - 1980
22. Doce de Pimenta (Rita Lee e Roberto de Carvalho) - 1979
23. Morro Velho (Milton Nascimento e Fernando Brant) - 1977
24. O Que Foi Feito Devera (Milton Nascimento e Fernando Brant) - 1980 /
25. Maria Maria (Milton Nascimento e Fernando Brant) - 1980
Bis:
26. Fascinação (F. Marchetti e Maurice Feraudy em versão de Armando Louzada) - 1976
27. Madalena (Ivan Lins e Ronaldo Monteiro de Souza) - 1970
28. Redescobrir (Gonzaguinha) - 1980

30 comentários:

Mauro Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lurian disse...

Morro velho é uma das músicas mais bonitas gravadas por Elis. Difícil ouvir sem se emocionar!

Marcelo disse...

Isso sim é repertório...isso sim é cantora!!! Pena q não vai virar dvd nem cd. Daqui a pouco a caça as bruxas vai começar e os fãs xiitas de Elis vem cair de sola em cima da Maria Rita!! Viva Elis & Maria Rita!

Denilson Santos disse...

Mauro,

Se não me engano, "Madalena" foi gravada em 1970, não?

abraço,
Denilson

Rafael disse...

Eu também acho que essa homenagem da Maria Rita daria um belo tributo em CD, DVD e blu-ray. É estranho até saber que não sairá nestes formatos, pois deveria ser lançado... Eu gosto de Maria Rita e acho que cada uma, tanto filha quanto mãe seguiram caminhos distintos em suas carreiras... Fiquei sabendo no último fim de semana que ela estará aqui em BH com esse show no próximo 8 de abril... E o melhor, de graça! Vou fazer o máximo para ir e levar uns amigos a tiracolo!

Rafael disse...

Engraçado que eu tinha ouvido dizer que ao menos em DVD esse projeto iria ser lançado...

Rafael disse...

Pena que as demais capitais brasileiras do Brasil não terão a oportunidade de assistir a esse show...

Mauro Ferreira disse...

Claro, Denilson, "Madalena" é de 1970. Grato por me alertar para o erro de digitação, já corrigido. Abs, MauroF

Denilson Santos disse...

Por mais que eu fique super-emocionado com essa mega e merecida homenagem que Elis está recebendo, penso que pode ser um tiro no pé da Maria Rita.

Penso que pode ser prejudicial para ela voltar a se associar tão fortemente à imagem da mãe, como ela fez no início da carreira.

Enfim... aguardemos.

abraço,
Denilson

lurian disse...

Denilson Santos

"Penso que pode ser prejudicial para ela voltar a se associar tão fortemente à imagem da mãe, como ela fez no início da carreira."

Mas se o início da carreira foi o melhor que Maria Rita fez! O primeiro disco é o melhor de todos! Depois dele os outros que o sucederam nem de longe conseguiram manter o rigor e a estética daquele. O que é uma pena pois ela tem uma bela voz, mas passou a fazer escolhas erradas...

Maria disse...

Realmente repertório maravilhoso!

Anônimo disse...

Deveria sim sair em DVD...
E esse repertorio demais...eita to com uma ansiedade por esse evento.

Denilson Santos disse...

Lurian, concordo com você que a maria rita vem fazendo escolhas cada vez mais erradas.

Mas às vezes, é preciso errar, para sair da zona de conforto, à qual ela pode estar querendo voltar agora... Tomara que não.

Abraço, denilson

Rafael disse...

Também concordo com o Lurian... Para mim o primeiro disco da Maria Rita é show! Um dos melhores da carreira dela... Ela deveria ter continuado no estilo em que estava, se desvirtuou muito para outros gêneros musicais, que não são ruins, mas também não são memoráveis como foi o seu primeiro disco! Adoro o disco de estréia dela e sempre o ouço! E acho que esse show será um belo tributo a obra de sua mãe! Vamos ficar na torcida para que saia em CD e DVD!

lurian disse...

Denilson,

Acho que entendi o que vc quis dizer. Tipo: O show, caso vire disco/DVD, seria confortavelmente pouco arriscado e vendável... Também espero MR fazendo trabalhos mais arriscados e coesos.

[ ]'s

Denilson Santos disse...

Exatamente, Lurian...

Tipo assim, Bethânia gravar o songbook do Chico Buarque, entende? rsrs

abração,
Denilson

Ju Oliveira disse...

Belíssimo repertório mesmo! Acho que a intenção era fazer um panorama da obra da Elis, mostrando todas as suas facetas... Mas que deve ter sido difícil escolher, isso deve!

EDELWEISS1948 disse...

PODE TER CERTEZA. ESSE SHOW VAI VIRAR CD-DVD-BLUE-RAY ESPECIAL DE TV. TUDO PARA VENDER, JÁ QUE SEUS DISCOS ESTÃO ENCALHADOS E EM OFERTAS. RSRSRSRSRSR.

Luca disse...

um roteiro interessante, desconhecia essa música Imagem. Acho que podia ter Romaria que é uma música que existe graças à Elis.

lurian disse...

Também não lembrava de Elis ter gravado Imagem... Se é a música que estou pensando é do (Luiz Eça - Aloysio de Oliveira) e não Ronaldo Boscoli, Mauro. Conheci essa música de uma gravação da Nana Caymmi com Wanda Sá e Célia Vaz de 1996. É bem bonita, por sinal.

Rafael disse...

Não sei como uns amam a mãe odeiam com todas as forças a filha... Eu consigo gostar das duas, e isso não significa que as pessoas devam menosprezar o trabalho de Maria Rita em favorecimento do de Elis.

Anônimo disse...

Gostei do roteiro, mas acho que ela fugiu sabiamente das coisas mais inventivas que Elis já fez. Como a interpretação para transversal do tempo e sinal fechado, mas sempre iria faltar alguma coisa mesmo.

Raul disse...

Podem me chamar de louco, mas achei o repertório completamente previsível. Qualquer cantora de esquina canta isso. Queria ver a filha cantar 20 Anos Blue, Ela, Caça à Raposa, A Dama do Apocalipse...ela não escolheu essas porque, simplesmente, não dá conta do recado.

Vou ficar em casa ouvindo a original mesmo

KL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

É Raul, o meu "sabiamente fugiu" foi uma forma delicada de dizer que ela sabe que teria dificuldades para dar "conta do recado". Por outro lado, para o público da Maria Rita e que não é ligado na Elis, é bom conhecer o que a mãe fez de mais popular. São escolhas, sempre difíceis. Gostaria de velho arvoredo também.

Anônimo disse...

Eu também concordo com o Raul. Acho o projeto interessante. Mas o ponto fraco realmente é o repertório. Sim, eu também teria incluído ela, caça à raposa e outras.
Falou tudo Raul!
E' uma pena.

KL disse...

Raul, simples assim: "Vou ficar em casa ouvindo a original mesmo" (2)

Gabriel Silveira disse...

A Maria Rita está lindíssima nesta foto.

É lamentável que a EDELWEISS1948 despeje tanto ódio sobre ela. Maria Rita é a mais apropriada para homenagear Elis, ninguém tem um timbre de voz mais parecido com o da Elis quanto Maria Rita.

Já o Raul deveria se colocar no lugar da Maria Rita: imagina 10 mil pessoas querendo escutar sucessos e você cantando lado b. Ela seria apedrejada...

Acredito que ainda teremos homenagens que irão enveredar pelo lado b da Elis.

Gabriel Silveira disse...

Imagem é de Luiz Eça e Aloysio de Oliveira, como alguém já comentou.

KL disse...

Rafael,

Os comentário negativos sobre MR, associando-a e comparando-a a Elis, têm razão de ser, pois ela deu uma entrevista inicial ao Fantástico dizendo que teria feito de tudo para desvincular o seu tarabalho do da mãe. Que ela queria tudo diferente etc. Mas o que aconteceu foi justamente o contrário: até as caras e bocas de Elis ela tenta reproduzir, por isso as comprações. E, nas comparações, Elis ganha em TODOS os quesitos disparado, aliás ganha praticamente de todo mundo, seja da velha ou da 'nova' geração. A indignação e as finas ironias de EDELWAISS1948 fazem total sentido e merecem espaço no blog tanto quanto os confetes jogados pela turma que a considera o máximo. Ela poderia, sim, chamar a atenção se fosse por outro caminho, mas aí já são outros quinhentos, e no tempo atual a moda é clonar.

Abraço!