Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 17 de março de 2012

Compilação coleta os mesmos sucessos de sempre de Roberto Ribeiro

Enquanto a maior parte da discografia de Roberto Ribeiro (1940 - 1996) permanece inédita em formato digital, a gravadora Som Livre põe nas lojas, dentro de sua série de coletâneas Semprebest of que rebobina os mesmos sucessos já incluídos em compilações anteriores do cantor de sambas, projetado nos anos 70. A seleção dessa nova coletânea de Ribeiro está focada na produção fonográfica da fase áurea do artista, registrada na gravadora EMI-Odeon entre 1975 e 1980. Do primeiro álbum solo do sambista, Molejo (1975), a coletânea revive Estrela de Madureira (Cardoso e Acyr Pimentel). Do segundo, Arrasta Povo (1976), há Tempo Ê (Zé Luiz e Nelson Rufino) e Acreditar (Ivone Lara e Délcio Carvalho). Do terceiro, Poesia Pura (1977), Rene Junior - responsável pela seleção das 14 músicas - extraiu Propagas (Jorge Lucas) e Amor de Verdade (Flávio Moreira e Liete de Souza). Do quarto, Roberto Ribeiro (1978), há Todo Menino É um Rei (Zé Luiz e Nelson Rufino) e Meu Drama (Silas de Oliveira e J. Ilarindo), dois grandes sucessos do cantor. Do quinto, Coisas da Vida (1979), os fonogramas escolhidos foram Vazio (Está Faltando Uma Coisa em Mim) (Nelson Rufino), Triste Desventura (Monarco e José Mauro) e Partilha (Romildo e Sérgio Fonseca). Do sexto, Fala, Meu Povo! (1980), vem o belo samba Resto de Esperança (Jorge Aragão e Dedé da Portela). Completam o repertório Amar Como Eu te Amei (Pedro Antonio) - faixa de Roberto Ribeiro, álbum gravado pelo sambista na Odeon em 1983 - e Devaneios e Tramas (Roberto Ribeiro, Nelson Rufino e Toninho Nascimento, 1988), além de Malandros Maneiros, dueto com Nei Lopes, parceiro de Zé Luiz no samba gravado por Ribeiro para o álbum Corrente de Aço (1985). CD já nas lojas!!

10 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Enquanto a maior parte da discografia de Roberto Ribeiro (1940 - 1996) permanece inédita em formato digital, a gravadora Som Livre põe nas lojas, dentro de sua série de coletâneas Sempre, best of que rebobina os mesmos sucessos já incluídos em compilações anteriores do cantor de sambas, projetado nos anos 70. A seleção dessa nova coletânea de Ribeiro está focada na produção fonográfica da fase áurea do artista, registrada na gravadora EMI-Odeon entre 1975 e 1980. Do primeiro álbum solo do sambista, Molejo (1975), a coletânea revive Estrela de Madureira (Cardoso e Acyr Pimentel). Do segundo, Arrasta Povo (1976), há Tempo Ê (Zé Luiz e Nelson Rufino) e Acreditar (Ivone Lara e Délcio Carvalho). Do terceiro, Poesia Pura (1977), Rene Junior - responsável pela seleção das 14 músicas - extraiu Propagas (Jorge Lucas) e Amor de Verdade (Flávio Moreira e Liete de Souza). Do quarto, Roberto Ribeiro (1978), há Todo Menino É um Rei (Zé Luiz e Nelson Rufino) e Meu Drama (Silas de Oliveira e J. Ilarindo), dois grandes sucessos do cantor. Do quinto, Coisas da Vida (1979), os fonogramas escolhidos foram Vazio (Está Faltando Uma Coisa em Mim) (Nelson Rufino), Triste Desventura (Monarco e José Mauro) e Partilha (Romildo e Sérgio Fonseca). Do sexto, Fala, Meu Povo! (1980), vem o belo samba Resto de Esperança (Jorge Aragão e Dedé da Portela). Completam o repertório Amar Como Eu te Amei (Pedro Antonio) - faixa de Roberto Ribeiro, álbum gravado pelo sambista na Odeon em 1983 - e Devaneios e Tramas (Roberto Ribeiro, Nelson Rufino e Toninho Nascimento, 1988), além de Malandros Maneiros, dueto com Nei Lopes, parceiro de Zé Luiz no samba gravado por Ribeiro para o álbum Corrente de Aço (1985). CD já nas lojas!!

Anônimo disse...

Só música boa.
Vozeirão esse cara tinha!
Baita cantor.

Káyon disse...

Que timbre lindo tinha esse cara! A sua e a de João Nogueira foram as duas vozes masculinas mais bonitas que o samba já conheceu.

Luiz Leite disse...

A melhor voz masculina de todos os tempos no gênero SAMBA. Roberto faz uma falta tremenda.

Luiz Leite disse...

A melhor voz masculina de todos os tempos no gênero SAMBA. Roberto faz muita falta. Em relação à seleção das músicas você tem razão, Mauro. Vou citar só duas pérolas que nunca entraram em nenhuma coletânea: "Jongo do Irmão Café" e "Gainga, Angola". São músicas que mostram a negritude à flor da pele na interpretação segura dele.

André Queiroz disse...

Alô EMI Music, queremos box com a discografia completa.ESSENCIAL!!!!!

Rafael disse...

Não consigo entender essa indústria musical e seus empresários... Como pode lançar discos de hits do cantor e não lançar a discografia do mesmo em formato digitail? Mais irônico do que isso é impossível... Grande Roberto Ribeiro... Grande cantor, grande sambista... Ao lado de João Nogueira, Agepê e de mais alguns formam um dos melhores sambistas da nossa MPB.

Marcelo Barbosa disse...

Alô EMI Music, queremos box com a discografia completa.ESSENCIAL!!!!!

(2)

ODEIO COLETÂNEAS!!!!

Abs,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

Caio Faiad disse...

Pelo menos agora vou conseguir baixar um álbum dele. Estou procurando desde que ouvi a citação desse cantor na música "O Samba Me Persegue" da Mariana Aydar com o Zeca Pagodinho.

Gabriel Silveira disse...

Roberto Ribeiro é para mim um dos melhores cantores que já ouvi.