Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 25 de março de 2012

'Songbook' de Chico Buarque na voz de Bethânia vai totalizar oito discos

Após encerrar a divulgação de Oásis de Bethânia, o CD que a gravadora Biscoito Fino vai pôr nas lojas a partir de 30 de março de 2012, Maria Bethânia vai voltar aos estúdios para abordar o cancioneiro de Chico Buarque em songbook. Em vez de cinco discos, como inicialmente tinha idealizado a intérprete e como havia sido relatado por Notas Musicais ao noticiar o projeto fonográfico em post de 29 de novembro de 2011, o songbook de Chico na voz de Bethânia vai totalizar oito CDs. A intenção da cantora é abordar todas as vertentes da obra do compositor.

31 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Após encerrar a divulgação de Oásis de Bethânia, o CD que a gravadora Biscoito Fino vai pôr nas lojas a partir de 30 de março de 2012, Maria Bethânia vai voltar aos estúdios para abordar o cancioneiro de Chico Buarque em songbook. Em vez de cinco discos, como inicialmente tinha idealizado a intérprete e como havia sido relatado por Notas Musicais ao noticiar o projeto fonográfico em post de 29 de novembro de 2011, o songbook de Chico na voz de Bethânia vai totalizar oito CDs. A intenção da cantora é abordar todas as vertentes da obra do compositor.

Maria disse...

Doida pra ouvir o novo disco da Abelha Rainha.

Flávio disse...

Dificilmente não vai soar excessivo.

Rafael disse...

Nossa, e precisa de 8 discos de Bethânia só cantando Chico Buarque? Seria mais interessante se ela tivesse a mesma disposição para gravar autores aos quais ela nunca gravou... Ao invés de 8 songbooks só de músicas de Chico Buarque, por que ela não lança então 8 songbooks com cada compositor diferente? Por exemplo: 1 songbook do Chico, outro de Tom Jobim, outro de Adoniran Barbosa, outro de Rita Lee, outro de Zé Ramalho, outro de Belchior, outro de Guilherme Arantes, outro de Ivan Lins e outro de Cartola. Assim seria muito melhor.

santana disse...

Rapaz...será?

bom demais.

ggermanodiniz disse...

Pena mesmo nao existir show calcado em oasis! Mas tudo bem, sendo Chico...

Marcelo disse...

Não levo fé nessa notícia!!

lurian disse...

É no mínimo obsessiva essa idéia de gravar 8 discos. 3 ou 4 já dariam conta do essencial.

Eduardo Cáffaro disse...

Acho muito boa a idéia. Se realmente acontecer 8 cds, será uma leitura da Obra do Chico pelo olhar e voz de Bethânia. Um legado que vai ficar para a música brasileira no futuro, uma referência da junção de belas melodias, com uma voz que sabe interpreta-las. Um projeto audacioso. Tomara que ela siga em frente apesar de todas essas críticas ruins. Quem dera Gal Costa tivesse tanta disposição pra gravar um soongbook do caetano ! Seria 10 tb.

Il.Junior disse...

É uma homenagem super valida. Chico merece esse presente de Bethânia...Quanto tempo será que vai levar pra gravar esses 8 discos ? Sera que vão ter algumas participações especiais, inclusive a do proprio Chico ?

Tombom disse...

Se tal notícia se concretizar, será um marco — e uma ousadia digna de aplausos... Intérprete e compositor, ambos indispensáveis na história da música brasileira do século vinte...

Rafael disse...

Esse projeto está todo errado, é de um exagero gravar 8 discos de um só compositor. Por mais que Chico seja um ótimo compositor, não é necessário 8 discos para que ela possa homenagá-lo, pois a mesma já cantou muito Chico em toda a sua discografia. Estará fazendo mais do mesmo...

Rafael disse...

Engraçado quase ninguém estranhar esse projeto de songbook. Pelo andar da carruagem, vai sobrar para a família inteira do Chico cantar... Deverá ter participações de Cristina Buarque, Ana de Hollanda, Carlinhos Brown, e até para Sílvia Buarque e Marieta Severo, que não são cantoras, mas irão resolver dar uma canja...

lurian disse...

Bethânia é uma mulher sábia. Assim como reduziu de 300 para 14 ou 15 músicas o songbook de Vinícius de Moraes, ela saberá filtrar a obra de Chico caso venha mesmo a embarcar nesse projeto. Duvido que sejam 8 cd's.
Mas é esperar pra ver...

Anônimo disse...

Podem ser 8 10, tanto faz, o irritante será se todos tiverem a mesma atmosfera chata dos últimos trabalhos. Ela poderia fazer cada um com um arranjador diferente.

EDELWEISS1948 disse...

BETHANIA, VAI DESCANSAR UM POUCO. VC ESTA CHATA ULTIMAMENTE. VAI ABRIR AQUELE SEU BLOG DE POESIAS, MAS COM SEU DINHEIRO, NÃO COM O DO POVO.. RSRSRSRSR.

Anônimo disse...

Um exagero sem fim. Chico é um Deus da MPB. Sou fã de sua obra e de tudo que faz, assim como de Bethânia. A ideia do songbook é esplêndida e louvável, porém 4 a 5 já seria o suficiente. Oito é cansativo e para os fãs, acaba sendo um desgaste. Concordo com o colega Carlos Eduardo, visto que desde "Brasileirinho", Bethânia vem batendo na mesma tecla de uma única sonoridade. Se, por um lado, mostra gás e voz para continuar fazendo maravilhosos trabalhos, acaba não se permitindo, por outro, a diversidade do repertório. Não precisa provar nada mais a ninguém, porém não seria nada demais passear por outras, novas e alternativas ondas. Enquanto Gal, depois de uma boa temporada estagnada em clássicos da MPB e especialmente de Tom Jobim, avançou anos-luz com seu "Recanto", Bethânia segue a linha contrária com esse projeto. Lamentável. Indiscutivelmente será maravilhoso ouvir pois ela sabe fazer e cantar Buarque como ninguém, mas... Oito?... Preferia "mais do novo" e não "mais do mesmo".

Everaldo disse...

Eu quero é mais que isso aconteça!!! A obra do Chico merece ter esse registro de sua melhor interprete. Vamos torcer pra isso acontecer...

KL disse...

Nem a irrepreensível Ella Fitzgerald - ao gravar 3 lps só com canções dos irmãos Gershwin - conseguiu a façanha de segurar a atenção do público. E olha que foram apenas 3 discos. Songbook, seja lá de quem for, só funciona em álbum único, no máximo duplo.
Agora pense aí na monotonia dos arranjos embalando tudo isso? Nem fã vai resistir ao sono.

luis disse...

Há algo contraditório em alguns comentários. Alguns adestrados para falar mal da Bethania.Ah, e a questão do blog ,todos sabemos que quase todos os artistas se beneficiam da mesma lei. Não é privilégio da Bethânia. Se algo tem que mudar è a lei.

Rafael disse...

Luis,

Vi em seu perfil que você participa de um blog chamado "Apaixonados Por Bethânia". Seu comentário é de fã alucinado, por isso ele não conta... Temos que saber discernir as coisas para não cair no senso comum... Também sou um grande fã de Bethânia, mas isso não implica que sempre vou concordar com tudo o que ela faça. Mas releia todos os comentários aqui cmo anteção e veja que está comentando sobre o blog que ela pretendia abrir, e sim sobre esse novo projeto de songbook dela. Você é que está interpretando as coisas de uma forma errada. Abraço.

Rafael disse...

ERRATA: No comentário anterior quis dizer: "Mas releia todos os comentários aqui com atenção".

Johnny Cesar disse...

Acho que depois desses 8 cds a obra do Chico deverá ser interditada e só regravada em 2062. Eu gosto da Bethânia desde criancinha mas acho demais 8 cds só com músicas do Chico até porque tanta gente boa já dedicou cds somente a obra dele.
Bethânia está adormecida como artista, ela é uma funcionária pública cumprindo o expediente na música...
Aos xiitas: eu gosto muito dela mas acho ela chata atualmente. Vou comprar os cds, como colecionador, talvez eu ouça...

lurian disse...

Concordo Johnny,

Bethânia está adormecida, cumprindo expediente. O ultimo trabalho realmente interessante foi: Pirata/Mar de Sophia...
Esse Oásis, pelo que andei ouvindo é ressentido e enfadonho.

Káyon disse...

Se aqui é de fato um espaço democrático, nele cabe inclusive os de fãs ardorosos (aliás os da Bethânia não são os únicos). Ademais, o próprio Mauro tem as suas eleitas (para afagos e pancadas) e isso aparece de forma clara nas suas resenhas.
Quanto ao Blog, Rafael, ele foi citado, sim. Você é que deveria reler os comentários com atenção.

Anônimo disse...

Bethânia sabe que em breve a voz não será mais a mesma. Tem mais é que gravar ao máximo e não perder tempo como fez Gal. Infelizmente ela não percebe a preguiça artística em que está aprisionada.

Rafael disse...

É Kayon, realmente ele foi citado sim, foi distração minha... Na verdade eu havia lido o comentário sobre o blog, porém não havia dado a devida atenção. E eu sempre leio os comentários com atenção sim... Mas vezes ou outra acaba escapando da gente... Algum problema?

Káyon disse...

Só faltou um "vai encarar", rsrsrs!!

Marcelo Mota disse...

foi desmentido essa notícia hoje na iLUSTRADA.

Rafael disse...

Eu fico cá me perguntando: e se essa informação proceder, mas a gravadora ainda não a autorizou a falar sobre o assunto? Teremos que aguardar para saber se essa notícia vai mesmo proceder ou não...

NOÊMIO disse...

Bethânia tem lá seus mistérios !