quarta-feira, 16 de março de 2016

Cantora e produtora Serena Assumpção - filha de Itamar - sai de cena aos 39

Difícil dissociar a vida de Serena Assumpção (21 de fevereiro de 1977 - 16 de março de 2016) da obra de Itamar Assumpção (1949 - 2003), pai desta cantora e produtora cultural nascida há 39 anos na cidade de São Paulo (SP), onde saiu de cena hoje, vítima de câncer. Contudo, mesmo atuando com zelo e afinco na preservação da memória e do legado de Itamar, Serena seguiu o próprio rumo profissional. Foi cantora e deixou pronto disco solo gregário, Ascensão, gravado via Selo Sesc com produção de Pipo Pegoraro e DiPa Paes. Com produção executiva capitaneada por Flavio Scubi de Abreu, o projeto reúne temas afro-brasileiros registrados com adesões vocais de convidados como os cantores Caetano Veloso, Céu e Mariana Aydar (a propósito, a faixa gravada com Caetano vai ser lançada exclusivamente na web). Integrante de uma das formações iniciais da banda paulistana DonaZica, Serena deixou também a voz perpetuada em gravações como as de Eva e eu (Péricles Cavalcanti e Arnaldo Antunes, 1996) - feita com a irmã Anelis Assumpção para o álbum Mulheres de Péricles (Joia Moderna, 2012), tributo à obra do compositor carioca Péricles Cavalcanti - e de Encontro (Antonio Marcos e Mário Marcos, 1974), música que registrou para tributo ao cantor e compositor paulista Antonio Marcos (1945 - 1992), Amor maior (Musicoteca), lançado em 2013. Foi também compositora, deixando para a posteridade músicas como Tempo, gravada por ela em álbum do parceiro André Abujamra, O infinito do pé (Independente / Tratore, 2004). Estudante de letras, sociologia e política, Serena - em foto tirada do perfil da artista no Facebook - foi também produtora cultural e professora de percussão, entre outras atividades profissionais. A precoce saída de cena de Serena Assumpção enluta a cena indie brasileira,  sobretudo a paulistana.

11 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Curta a página de Notas Musicais no Facebook e acompanhe as atualizações diárias do blog:
https://www.facebook.com/blognotasmusicais/

Rhenan Soares disse...

Caramba, que triste. Que triste! Que susto entrar aqui e ler isso. A vida é mesmo muito doi´da... Essa família é toda incrível, espero que encontrem conforto na arte.

Klaudia Alvarez disse...

Dia muito triste e esquisito esse 16/3.Felizmente a Arte e eterna e a Serenidade permanece e nos salva. Viva,Serena,Assumpção! 🌹🌟

Gerlande Diogo disse...

Que pena, Deus conforte a família. Vá em paz :(

Rafael M. disse...

Morte precoce desta cantora que não conhecia... Que descanse em paz e que a família encontre conforto nas orações dirigidas a ela.

@Kamp70 disse...

Ontem não tinha caído a ficha!
Menina demais e talento demais.
Iluminando o céu agora.

Diana Aragão disse...

Oi Mauro, tristeza, uma moça nova, otima cantora. eta doença maldita!!!

Pedro disse...

muito triste.

Érika Malavazzi Ramos disse...

Que triste! Luz, luz e mais luz nessa passagem! Força para a família!!!

Karina Palczewski disse...

Via caminhos do universo... Com afeto a família, punja serenidade. Afetosss bjikas

Neyde Filgueiras disse...

Muito triste.