Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 9 de março de 2016

Caixa celebra os 60 anos de Zé Renato com reedições de 46 gravações raras

O pesquisador musical Marcelo Fróes produziu caixa para o selo Discobertas que celebra os 60 anos de vida do cantor, compositor e músico capixaba José Renato Botelho Moschkovich.  Zé Renato - como o artista é conhecido no meio musical - vai festejar 60 anos de vida em 1º de abril de 2016. Por essa época, o selo Discobertas estará pondo no mercado fonográfico a caixa Zé Renato - Anos 80. A caixa reúne quatro CDs com 46 gravações do cantor, feitas em período que vai de 1978 a 1989. Além de reedições dos primeiros álbuns da carreira solo do artista, Fonte da vida (PolyGram, 1982) e Luz e mistério (PolyGram, 1984), a caixa traz dois CDs com gravações raras de Zé Renato. O CD Raridades - Vol. 1 traz as quatro gravações feitas pelo artista com o grupo vocal Cantares em compacto editado pela Funarte em 1978 dentro do projeto Vitrines. As quatro músicas são As moças (Zé Renato e Juca Filho, 1978), La mancha (Zé Renato e Juca Filho, 1978), Olhos de selva (Zé Renato, Juca Filho e Claudio Nucci, 1978) e Toada (Na direção do dia) (Zé Renato, Claudio Nucci e Juca Filho, 1978), composição que faria sucesso nacional em 1979 na gravação feito pelo Boca Livre, grupo que projetou Zé Renato e Claudio Nucci em todo o Brasil. Outra real raridade deste primeiro volume é O encontro (Roberto Menescal e Paulinho Mendonça), música gravada por Zé em dueto com Fátima Guedes para a trilha sonora do musical infantil Sapatinho de cristal - Uma história eterna, editada em LP em 1984 pela PolyGram. E por falar em trilhas sonoras, o CD Raridades - Vol. 2 rebobina as duas músicas de Antonio Carlos Jobim (1927 - 1994) com Ronaldo Bastos, Senhora Dona Bibiana e Rodrigo, meu capitão, gravadas por Zé com o piano de Jobim para a trilha sonora da minissérie O tempo e o vento, exibida pela TV Globo em 1985. Outra preciosidade desse segundo volume é o encontro de Zé Renato com o grupo MPB-4 na gravação de Papo de passarim (Zé Renato e Xico Chaves, 1982)  feita para Caminhos livres (Ariola, 1983), álbum do MPB-4. Há também dueto de Zé com Olivia Byington em Ponta do fio (Zé Renato e Abel Silva), gravado para (raro) álbum da cantora carioca, Música (Elenco / Opus, 1984).

12 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ O pesquisador musical Marcelo Fróes produziu caixa para o selo Discobertas que celebra os 60 anos de vida do cantor, compositor e músico capixaba José Renato Botelho Moschkovich. Zé Renato - como o artista é conhecido no meio musical - vai festejar 60 anos de vida em 1º de abril de 2016. Por essa época, o selo Discobertas estará pondo no mercado fonográfico a caixa Zé Renato - Anos 80. A caixa reúne quatro CDs com 46 gravações do cantor, feitas em período que vai de 1978 a 1989. Além de reedições dos primeiros álbuns da carreira solo do artista, Fonte da vida (PolyGram, 1982) e Luz e mistério (PolyGram, 1984), a caixa traz dois CDs com gravações raras de Zé Renato. O CD Raridades - Vol. 1 traz as quatro gravações feitas pelo artista com o grupo vocal Cantares em compacto editado pela Funarte dentro do projeto Vitrines. As quatro músicas são As moças (Zé Renato e Juca Filho, 1978), La mancha (Zé Renato e Juca Filho, 1978), Olhos de selva (Zé Renato, Juca Filho e Claudio Nucci, 1978) e Toada (Na direção do dia) (Zé Renato, Claudio Nucci e Juca Filho, 1978), composição que faria sucesso nacional em 1979 na gravação feito pelo Boca Livre, grupo que projetou Zé Renato e Claudio Nucci em todo o Brasil. Outra raridade deste primeiro volume é O encontro (Roberto Menescal e Paulinho Mendonça), música gravada por Zé em dueto com Fátima Guedes para a trilha sonora do musical infantil Sapatinho de cristal - Uma história eterna, editada em LP em 1984 pela PolyGram. E por falar em trilhas sonoras, o CD Raridades - Vol. 2 rebobina as duas músicas de Antonio Carlos Jobim (1927 - 1994) com Ronaldo Bastos, Senhora Dona Bibiana e Rodrigo, meu capitão, gravadas por Zé com o piano de Jobim para a trilha sonora da minissérie O tempo e o vento, exibida pela TV Globo em 1985. Outra preciosidade desse segundo volume é o encontro de Zé Renato com o grupo MPB-4 na gravação de Papo de passarim (Zé Renato e Xico Chaves, 1982) feita para Caminhos livres (Ariola, 1983), álbum do MPB-4. Há também dueto de Zé com Olivia Byington em Ponta do fio (Zé Renato e Abel Silva), gravado para (raro) álbum da cantora carioca, Música (Elenco / Opus, 1984).

Marcelo disse...

Por falar em Olivia Byington, ela precisava voltar a gravar e ter seus discos relançados em cd. São verdadeiras jóias!!! Lançamento maravilhoso esse do Zé Renato! Super cantor!

Unknown disse...

salve Zé Renato, espero que relancem todos os CDs do BOCA LIVRE!

Unknown disse...

salve Zé Renato, espero que relancem todos os CDs do BOCA LIVRE!

Rafael disse...

Caixa primordial para quem gosta de boa música! Salve Zé Renato!

Cláudio disse...

Excelente!!! ESPERO QUE RELANCEM TODOS OS CDs DO BOCA LIVRE (2).

Luís Cláudio Azeredo disse...

Preciosidade esta caixa. Zé Renato é um músico que venho acompanhando desde os anos 80 e sempre me surpreendeu pelo seu talento e bom gosto musical. Gravou serestas, sambas, jazz, fados e conquistou um público bem variado, pois tudo o que faz é de extrema qualidade. Reconhecimento merecido. Parabéns !!!

Roberto de Brito disse...

"Por falar em Olivia Byington, ela precisava voltar a gravar e ter seus discos relançados em cd. São verdadeiras jóias!!!" (2)

E Zé Renato é tudo de bom!

Martins disse...

Marcelo Fróes continua colocando a história da música (som) a disposição dos interessados em conhecer a qualidade muito superior do que anda circulando no mercado e serve de base para os mais novos - conhecer e aprender. Um trabalho de dedicação e amor a nossa música.

FELÍCIO TORRES disse...

O CD "Fonte da Vida" já havia saído na série "Estreia".
De qualquer forma, é sempre bem vindo um lançamento assim, pois quem ainda não tem esses discos do Zé Renato, terá em mãos um belo trabalho de sua carreira solo.
Quero muito ter esse box, pois não tenho o CD "Luz e Mistério", que comprei ainda em vinil, quando do seu lançamento. É um disco excelente, eu adoro!
Que o selo Discobertas continue sempre nos presenteando com esses acervos fabulosos. Parabéns ao Marcelo Fróes!

Shirá disse...

De fato, alguém poderia se interessar em fazer o mesmo com os primeiros álbuns do Boca Livre, bem como com os primeiros do Cláudio Nucci...

Luiz Claudio disse...

Olá Mauro, eu possuo os 2 cds que vem no box quando foram lançados em cd indivuduais tempos atrás. Você saberia dizer se há informações se eles foram remasterizados nessa nova edição?

Desde já agradeço