Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 7 de março de 2016

Mítico registro ao vivo de 1983 turbina reedição de álbum do Ratos de Porão

♪ Berço do punk rock nascido no concreto rachado da cidade de São Paulo (SP) no início da década de 1980, a casa Napalm - aberta no centro da cidade, embaixo do viaduto apelidado de Minhocão - foi o ponto de aglutinação da turma punk entre junho e novembro de 1983. Nesses breves cinco meses de vida, Napalm foi palco de mítico show do então emergente grupo punk paulistano Rato de Porão. Antes mesmo de lançar no ano seguinte o primeiro álbum, Crucificados pelo sistema (Punk Rock Discos, 1984), o Ratos de Porão apresentou o repertório explosivo deste antológico primeiro álbum em show captado de forma tosca, mas essencial, por Fábio Sampaio, vocalista e fundador de outro seminal grupo punk de Sampa, Olho Seco. Foi essa gravação que gerou o EP de sete polegadas Ratos de Porão ao vivo - Napalm 1983, encartado na atual reedição em vinil de Crucificados pelo Sistema. Sim, o álbum de estreia do Ratos de Porão - disco histórico, inclusive por ter sido o primeiro álbum solo de uma banda punk da América Latina - está sendo reeditado neste mês de março de 2016 pelo selo Hearts Bleed Blue nos formatos de vinil e de CD. O mítico registro ao vivo do show de 1983 turbina somente a reedição em vinil. Mas a reedição em CD de Crucificados pelo Sistema cumpre a nobre missão de repor em catálogo um álbum que resiste esplendidamente bem ao tempo. Aliás, o hardcore punk do Ratos de Porão bem poderia ser a trilha sonora dos tempos atuais, de aura igualmente punk. Detalhe: Crucificados pelo Sistema volta ao mercado fonográfico com a capa original, mas fabricada na cor preta em vez do azul do LP editado em 1984 pela Punk Rock Discos e relançado em 1989 pela Devil Discos. É item de discoteca básica!!!

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ Berço do punk rock nascido no concreto rachado da cidade de São Paulo (SP) no início da década de 1980, a casa Napalm - aberta no centro da cidade, embaixo do viaduto apelidado de Minhocão - foi o ponto de aglutinação da turma punk entre junho e novembro de 1983. Nesses breves cinco meses de vida, Napalm foi palco de mítico show do então emergente grupo punk paulistano Rato de Porão. Antes mesmo de lançar no ano seguinte o primeiro álbum, Crucificados pelo sistema (Punk Rock Discos, 1984), o Ratos de Porão apresentou o repertório explosivo deste antológico primeiro álbum em show captado de forma tosca, mas essencial, por Fábio Sampaio, vocalista e fundador de outro seminal grupo punk de Sampa, Olho Seco. Foi essa gravação que gerou o EP de sete polegadas Ratos de Porão ao vivo - Napalm 1983, encartado na atual reedição em vinil de Crucificados pelo Sistema. Sim, o álbum de estreia do Ratos de Porão - disco histórico, inclusive por ter sido o primeiro álbum solo de uma banda punk da América Latina - está sendo reeditado neste mês de março de 2016 pelo selo Hearts Bleed Blue nos formatos de vinil e de CD. O mítico registro ao vivo do show de 1983 turbina somente a reedição em vinil. Mas a reedição em CD de Crucificados pelo Sistema cumpre a nobre missão de repor em catálogo um álbum que resiste esplendidamente bem ao tempo. Aliás, o hardcore punk do Ratos de Porão bem poderia ser a trilha sonora dos tempos atuais, de aura igualmente punk. Detalhe: Crucificados pelo Sistema volta ao mercado fonográfico com a capa original, mas fabricada na cor preta em vez do azul do LP editado em 1984 pela Punk Rock Discos e relançado em 1989 pela Devil Discos. É item de discoteca básica!!!

ELIEL SILVA disse...

Acho fundamental essas reedições. Quem viver, verá!