Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 22 de março de 2016

Iorc volta com EP em que segue a fórmula pop popular do álbum 'Troco likes'

Resenha de EP
Título: Sigo de volta
Artista: Tiago Iorc
Gravadora: Slap / Som Livre
Cotação: * * *

Não é somente pelo título, Sigo de volta, que o EP lançado por Tiago Iorc nas plataformas digitais neste mês de março de 2016 se conecta ao último e mais bem-sucedido álbum do artista, Troco likes (Slap / Som Livre, 2015). A fórmula das três músicas inéditas e autorais do EP seguem a fórmula pop popular do primeiro álbum em português deste cantor e compositor nascido em Brasília (DF), criado na Inglaterra até os quatro anos de idade e radicado em Curitiba (PR) na volta ao Brasil. Milhares de pessoas - mulheres, em maioria - caíram na rede de Iorc a partir da edição de Troco likes e, sobretudo, a partir do lançamento do clipe da canção Amei te ver (Tiago Iorc, 2015), filmado pelo artista com cenas sensuais feitas com a atriz Bruna Marquezine. Com a missão de viralizar as três músicas que vão figurar na primeira gravação ao vivo de Iorc, programada para ser feita em Belém (PA), em abril, Sigo de volta é direcionado a esse público feminino que tem lotado os shows do cantor Brasil afora. Não por acaso, a música que mais se aproxima da perfeição pop popular (per)seguida por Iorc se chama Mulher (Tiago Iorc, 2016). "Mulher / Sabe com toda a certeza / Quando não sabe o quer / Mulher / Sabe que com jeitinho / Pode ter o que quiser / Vai ver a graça é não entender / Exatamente o que se passa dentro de você / Que se disfarça / No teu olhar que tudo vê / Não te entendo / Nem de longe / Mas te quero / Te quero bem perto / Não te entendo / Nem de perto / Mas te quero / Te quero e te quero", canta Iorc, em cantada bem explícita para quem se joga na rede do artista, atualmente radicado na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Amor sem onde (2016) - parceria de Iorc com o paulistano Dani Black - tem contornos menos previsíveis (na melodia e nem tanto na letra sobre amor desfeito). Já Chega pra cá (Tiago Iorc, 2016) é outra cantada passada por Iorc no público feminino que o segue nas redes sociais. Produzidas pelo próprio Iorc com o DJ e produtor Fernando Deeplick, as gravações do EP Sigo de volta são inéditas e atuais. Mas as músicas foram compostas na safra de Troco likes, tendo sobrado na seleção final do álbum. O que justifica o parentesco entre o repertório do álbum e as três músicas do EP. De todo modo, Tiago Iorc - cantor que já reúne pequenas multidões a cada show - já descobriu o caminho musical que precisa seguir para manter o público conectado na rede.

3 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ Não é somente pelo título, Sigo de volta, que o EP lançado por Tiago Iorc nas plataformas digitais neste mês de março de 2016 se conecta ao último e mais bem-sucedido álbum do artista, Troco likes (Slap / Som Livre, 2015). A fórmula das três músicas inéditas e autorais do EP seguem a fórmula pop popular do primeiro álbum em português deste cantor e compositor nascido em Brasília (DF), criado na Inglaterra até os quatro anos de idade e radicado em Curitiba (PR) na volta ao Brasil. Milhares de pessoas - mulheres, em maioria - caíram na rede de Iorc a partir da edição de Troco likes e, sobretudo, a partir do lançamento do clipe da canção Amei te ver (Tiago Iorc, 2015), filmado pelo artista com cenas sensuais feitas com a atriz Bruna Marquezine. Com a missão de viralizar as três músicas que vão figurar na primeira gravação ao vivo de Iorc, programada para ser feita em Belém (PA), em abril, Sigo de volta é direcionado a esse público feminino que tem lotado os shows do cantor Brasil afora. Não por acaso, a música que mais se aproxima da perfeição pop popular (per)seguida por Iorc se chama Mulher (Tiago Iorc, 2016). "Mulher / Sabe com toda a certeza / Quando não sabe o quer / Mulher / Sabe que com jeitinho / Pode ter o que quiser / Vai ver a graça é não entender / Exatamente o que se passa dentro de você / Que se disfarça / No teu olhar que tudo vê / Não te entendo / Nem de longe / Mas te quero / Te quero bem perto / Não te entendo / Nem de perto / Mas te quero / Te quero e te quero", canta Iorc, em cantada bem explícita para quem se joga na rede do artista, atualmente radicado na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Amor sem onde (2016) - parceria de Iorc com o paulistano Dani Black - tem contornos menos previsíveis (na melodia e nem tanto na letra sobre amor desfeito). Já Chega pra cá (Tiago Iorc, 2016) é outra cantada passada por Iorc no público feminino que o segue nas redes sociais. Produzidas pelo próprio Iorc com o DJ e produtor Fernando Deeplick, as gravações do EP Sigo de volta são inéditas e atuais. Mas as músicas foram compostas na safra de Troco likes, tendo sobrado na seleção final do álbum. O que justifica o parentesco entre o repertório do álbum e as três músicas do EP. De todo modo, Tiago Iorc - cantor que já reúne pequenas multidões a cada show - já descobriu o caminho musical que precisa seguir para manter o público conectado na rede.

Luca disse...

Quem caiu na rede desse Iorc foi o Mauro

Eduardo disse...

A tal música AMEI TE VER começou a tocar numa rádio do Rio. Nunca tinha ouvido, mas me chamou atenção por ser muito chata, uma gritaria que cansa e me obriga sempre a trocar de rádio.