Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sexta-feira, 6 de julho de 2012

Bom álbum de inéditas sinaliza que já é outono no verão dos Beach Boys

Resenha de CD
Título: That's Why God Made The Radio
Artista: The Beach Boys
Gravadora: Capitol Records / EMI Music
Cotação: * * * 1/2

Já é outono no eterno verão dos Beach Boys. Summer's Gone - última das 12 músicas do 25º álbum de estúdio do grupo norte-americano - fecha That's Why God Made The Radio com certa melancolia nostálgica. Contudo, tais eventuais nuvens se mostram incapazes de encobrir o sol que ilumina as canções dos já senhoris garotos. Primeiro disco de repertório inédito do grupo desde Summer in Paradise (1992), That's Why God Made The Radio flagra os Beach Boys em sua praia habitual 20 anos após a edição de um disco que parecia ter posto um ponto final na rota do grupo. Sem querer esboçar qualquer traço de contemporaneidade, os Beach Boys harmonizam canções como Spring Vacation, The Private Life of Bill and Sue e Shelter - sequência ensolarada que valoriza a primeira metade do CD - como se ainda estivessem na década de 60, em alguma praia da Califórnia. Mas o fato é que lá se foram 50 anos e nada do que foi será do jeito que já foi um dia. Até porque parte do brilho da voz de Brian Wilson já se perdeu na poeira da longa estrada. E por falar no líder do grupo, That's Why God Made The Radio expõe a supremacia de Wilson sobre seu colega Mike Love ao longo das 12 músicas. Dissimuladas rivalidades à parte, faixas como From There To Back Again sinalizam que as harmonizações vocais típicas do grupo às vezes já são mais sedutoras do que as músicas em si. Já no fim do disco, o baladão Pacific Coast Highway reitera a sensação de que já é outono no longo verão dos Beach Boys, ainda que os cinquentenários garotos busquem sempre a luz do sol.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Já é outono no eterno verão dos Beach Boys. Summer's Gone - última das 12 músicas do 25º álbum de estúdio do grupo norte-americano - fecha That's Why God Made The Radio com certa melancolia nostálgica. Contudo, tais eventuais nuvens se mostram incapazes de encobrir o sol que ilumina as canções dos já senhoris garotos. Primeiro disco de repertório inédito do grupo desde Summer in Paradise (1992), That's Why God Made The Radio flagra os Beach Boys em sua praia habitual 20 anos após a edição de um disco que parecia ter posto um ponto final na rota do grupo. Sem querer esboçar qualquer traço de contemporaneidade, os Beach Boys harmonizam canções como Spring Vacation, The Private Life of Bill and Sue e Shelter - sequência ensolarada que valoriza a primeira metade do CD - como se ainda estivessem na década de 60, em alguma praia da Califórnia. Mas o fato é que lá se foram 50 anos e nada do que foi será do jeito que já foi um dia. Até porque parte do brilho da voz de Brian Wilson já se perdeu na poeira da longa estrada. E por falar no líder do grupo, That's Why God Made The Radio expõe a supremacia de Wilson sobre seu colega Mike Love ao longo das 12 músicas. Dissimuladas rivalidades à parte, faixas como From There To Back Again sinalizam que as harmonizações vocais típicas do grupo às vezes já são mais sedutoras do que as músicas em si. Já no fim do disco, o baladão Pacific Coast Highway reitera a sensação de que já é outono no longo verão dos Beach Boys, ainda que os cinquentenários garotos busquem sempre a luz do sol.