Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 3 de agosto de 2014

Exposição 'Caymmi 100 anos' mostra em São Paulo o que o baiano tinha

São Paulo (SP) - Em cartaz até 7 de setembro de 2014 no Centro Cultural Correios, no Centro da cidade de São Paulo (SP), a exposição Caymmi 100 anos mostra de forma bem convencional o que o baiano Dorival Caymmi (1914 - 2008) tinha de tão singular e encantador. Os principais fatos da vida e obra do cantor, compositor e músico estão relatados na Linha do tempo. Capas dos discos do artista são expostas entre instalações, televisores - que exibem continuamente depoimentos dos familiares mais próximos do artista - e quadros de Caymmi, que também era pintor. Ao centro, uma jangada evoca o universo marítimo que inspirou as canções praieiras do compositor. O espaço mais inusitado da exposição - organizada com curadoria da jornalista e escritora Stella Caymmi, neta e biógrafa de Dorival - reproduz estúdio de gravação de uma emissora de rádio dos anos 1940. Nesse estúdio, o visitante da exposição Caymmi 100 anos pode cantar um dos sambas e canções do repertório do Buda Nagô. Aliás, as principais músicas do cancioneiro de Caymmi podem ser ouvidas na exposição. Entrada franca.

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ São Paulo (SP) - Em cartaz até 7 de setembro de 2014 no Centro Cultural Correios, no Centro da cidade de São Paulo (SP), a exposição Caymmi 100 anos mostra de forma convencional o que o baiano Dorival Caymmi (1914 - 2008) tinha de tão singular e encantador. Os principais fatos da vida e obra do cantor, compositor e músico estão relatados na Linha do tempo. Capas dos discos do artista são expostas entre instalações, televisores - que exibem continuamente depoimentos dos familiares mais próximos do artista - e quadros de Caymmi, que também era pintor. Ao centro, uma jangada evoca o universo marítimo que inspirou as canções praieiras do compositor. O espaço mais inusitado da exposição - organizada com curadoria da jornalista e escritora Stella Caymmi, neta e biógrafa de Dorival - reproduz estúdio de gravação de uma emissora de rádio dos anos 1940. Nesse estúdio, o visitante da exposição Caymmi 100 anos pode cantar um dos sambas e canções do repertório do Buda Nagô. Aliás, as principais músicas do cancioneiro de Caymmi podem ser ouvidas na exposição. Entrada franca.

ADEMAR AMANCIO disse...

A palavra jangada,realmente remete ao universo musical(Praieiro) de Caymmi.