Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Brasil festeja 100 anos de Gonzaga, mas reedição de obra fica para 2013

O Brasil festeja nesta quinta-feira, 13 de dezembro de 2012, os 100 anos de Luiz Gonzaga (1912 - 1989), eterno Rei do Baião. Vários discos foram lançados ao longo do ano com gravações inéditas e / ou fonogramas garimpados no acervo das gravadoras. Contudo, por questões editoriais, o tributo mais importante que seria prestado pela indústria do disco ao artista pernambucano - a reedição da discografia completa de Gonzagão, prometida pela Sony Music para 2012 - ficou para 2013. Ao longo do próximo ano, a gravadora planeja pôr progressivamente nas lojas 58 CDs - a serem vendidos de forma avulsa - com toda a obra fonográfica do artista, inclusive os fonogramas originalmente editados em discos de 78 rotações entre 1941 e 1960. Destes 58 CDs, 43 são de álbuns do artista, sendo que 15 são inéditos em CD e os demais 28 são álbuns já relançados em 1998 (os outros 15 CDs serão compilações das gravações lançadas em discos de 78 rotações). Com exceção de dois álbuns gravados pelo cantor na Odeon (em 1973 e 1974) e de outros dois na Copacabana (em 1989, ano da morte do artista), toda a discografia de Gonzaga foi gravada na RCA Victor, cujo acervo foi encampado pela Sony Music na fusão com a BMG Ariola realizada nos anos 2000. Foi nestes discos que Gonzaga mostrou ao Brasil como se dança o baião, ritmo que ele soube estilizar e urbanizar a partir de sua vivência nos sertões nordestinos. Luiz Gonzaga inseriu o Nordeste no mapa da música brasileira. É artista tão fundamental na história da música do Brasil quanto Dorival Caymmi (1914-2008), João Gilberto e Tom Jobim (1927-1994). Viva Lua!

12 comentários:

Mauro Ferreira disse...

O Brasil festeja nesta quinta-feira, 13 de dezembro de 2012, os 100 anos de Luiz Gonzaga (1912 - 1989), eterno Rei do Baião. Vários discos foram lançados ao longo do ano com gravações inéditas e / ou fonogramas garimpados no acervo das gravadoras. Contudo, por questões editoriais, o tributo mais importante que seria prestado pela indústria do disco ao artista pernambucano - a reedição da discografia completa de Gonzagão, prometida pela Sony Music para 2012 - ficou para 2013. Ao longo do próximo ano, a gravadora planeja pôr progressivamente nas lojas 58 CDs - a serem vendidos de forma avulsa - com toda a obra fonográfica do artista, inclusive os fonogramas originalmente editados em discos de 78 rotações entre 1941 e 1960. Destes 58 CDs, 43 são de álbuns do artista, sendo que 15 são inéditos em CD e os demais 28 são álbuns já relançados em 1998 (os outros 15 CDs serão compilações das gravações lançadas em discos de 78 rotações). Com exceção de dois álbuns gravados pelo cantor na Odeon (em 1973 e 1974) e de outros dois na Copacabana (em 1989, ano da morte do artista), toda a discografia de Gonzaga foi gravada na RCA Victor, cujo acervo foi encampado pela Sony Music na fusão com a BMG Ariola realizada nos anos 2000. Foi nestes discos que Gonzaga mostrou ao Brasil como se dança o baião, ritmo que ele soube estilizar e urbanizar a partir de sua vivência nos sertões nordestinos. Luiz Gonzaga inseriu o Nordeste no mapa da música brasileira. É artista tão fundamental na história da música do Brasil quanto Dorival Caymmi (1914-2008), João Gilberto e Tom Jobim (1927-1994). Viva Lua!

nilson araujo disse...

Incrível! Pela primeira vez vejo uma multi perder uma grande oportunidade de faturar prestando, realmente, uma homenagem. Ou será descaso com o Rei do baião? Falta de visão mercadológica? Porque a nação não só nordestina, mas brasileira, há alghum tempo que espera esses registros em cds. fazer o que? Ficar com os piratas. é o jeito! mas VIVA SEU LUIZ. O CANTOR MAIS HOMENAGEADO DO MUNDO!

nilson araujo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafael disse...

Pena mesmo a obra dele ser relançada somente em 2013. Mas se fizer tudo com o mesmo esmero e capricho técnico e com qualidade de áudio impecável com que fizeram com o box da Nana, estará valendo.

Maria disse...

Orgulho de ter nascido no mesmo dia que ele 13 de Dezembro!
Viva Gonzagão!

Fábio Passadisco disse...

Viva o Rei !

Anônimo disse...

Parabéns, Maria!
Muita saúde e muito som para vc!
Pô, eu faço aniversário no dia do batera do Metallica.
Bora trocar? :-)
Essa oferta me faz lembrar uma história do Raul Seixas contada pela Rita Lee.
Titia diz que na primeira vez que foi apresentada ao Baiano, ele lascou essa: "Bora trocar meu Seixas pelo seu Lee?"
Eu vou, como muito orgulho, no caminho oposto, só nesse quesito, ao de Raul.
Conhecer música brasileira tem como consequência fazer vc gostar do país.
Falando nela, muita gente tem posto o Gonzagão como maior de todos e tal. Não acho.
Esses citados pelo Mauro não devem em nada ao genial pernambucano.

Maria disse...

Valeu, Zé Henrique! pelo batera do Metallica não dá, nunca fui muito fã da banda!
Logo, sem chance para troca. hehehehe
Você faz aniversário que dia? para retribuir a gentileza.

André Luís disse...

Só espero que lancem a discografia completa do Gonzagão em 2013, mesmo após o "falatório" sobre o centenário dele. Mas que a Sony deveria ter se programado pra lançar algum box com parte da discografia de Gonzaga pra dezembro, ah isso é verdade! Estão perdendo o dinheiro que tanto procuram (em venda de CDs)...

Luca disse...

é importante lançar tudo, agora o se vão vender esses discos, não sei, é muito disco

Anônimo disse...

Pra quem anseia muito comprar, esperar alguns meses a mais não mata. Agora, do ponto de vista de quem vende, realmente, como disse o Nilson foi uma furada.
Esse ano com esse oba oba todo muita mais gente teria propensão a compra.
Problema deles.

PS: Maria, 26 de dezembro. :-)

KL disse...

Disseram que o álbum "O Canto Jovem de Luiz Gonzaga" não sairá em cd pelas velhas questões de direitos autorais, não-autorizações etc. É um absurdo isso. Seria a isca do pacote: pela primeira vez - e antes de Chico Buarque, por exemplo - um compositor consagrado lança um disco apenas como cantor, e o resultado é surpreendente. Ele e João Gilberto, na minha opinião, são as duas personalidades mais influentes da mpb em todos os tempos, pois ambos não fizeram música apenas; eles também criaram dois novos ritmos: o baião e a bossa nova, cujas fontes inspiradoras são insgotáveis. É como se eles tivessem criado o blues e o jazz. Resumindo, estão no topo, bem acima dos colegas antecessores e sucessores.