Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 29 de dezembro de 2012

Parceiro de Tatit e Tom Zé, Emerson Leal registra inspirada obra em CD

Resenha de CD
Título: Emerson Leal
Artista: Emerson Leal
Gravadora: Tratore
Cotação: * * * 1/2

Um ano e meio após ter ganhado inusitado elogiado de Chico Buarque ("O cara é fera!") em 20 de julho de 2011, por ocasião de show virtual em que o artista carioca propagou a chegada às lojas de seu álbum Chico, Emerson Leal - cantor e compositor baiano, radicado no Rio de Janeiro (RJ) - debuta em disco com chance de projetar sua inspirada obra autoral neste país de cantoras. Duas delas, aliás, dão voz a músicas do artista no recém-lançado CD Emerson Leal. Ariella (vocalista da extinta banda paulista Os Ilhonas) interpreta a deliciosa No Japão (Emerson Leal e Oto Paim) em dueto com o cantor apenas eficiente que vai se impondo como bom compositor ao longo deste coeso álbum produzido pelo próprio Emerson Leal e distribuído pela Tratore. Já Verônica Ferriani participa de outra sedutora faixa do disco, a leve Me Love Me, música de Leal letrada por Fernando Salém. A propósito, o fato de nomes como Luiz Tatit e Tom Zé terem escrito versos para músicas de Leal sinaliza que não é somente Chico Buarque que enxerga talento no artista que estreia aos 34 anos no mercado fonográfico. Das duas parcerias com Tatit, Coisa Perene (tema vivaz que concilia influências do samba e da música nordestina, perceptíveis no cancioneiro de Leal) e Das Flores e Das Dores, vale mencionar o perfeito casamento de música e letra da segunda. Das Flores e Das Dores parece música de Tatit, impressão reforçada pelo fato de o compositor paulista dividir a interpretação da faixa com Leal. Já Tom Zé é o engenhoso letrista de Círculo, cujos versos giram em torno da hipocrisia da moral social. Em contrapartida, outra boa música do disco, (Que É Que te Deu) De Repente, mostra que a obra de Leal também brilha sem suas (salutares) conexões com compositores já conhecidos. Enfim, Emerson Leal, o disco, expõe o talento de compositor que se situa (bem) entre o pop e a MPB, merecendo visibilidade e atenção neste Brasil de cantoras.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Um ano e meio após ter ganhado inusitado elogiado de Chico Buarque ("O cara é fera!") em 20 de julho de 2011, por ocasião de show virtual em que o artista carioca propagou a chegada às lojas de seu álbum Chico, Emerson Leal - cantor e compositor baiano, radicado no Rio de Janeiro (RJ) - debuta em disco com chance de projetar sua inspirada obra autoral neste país de cantoras. Duas delas, aliás, dão voz a músicas do artista no recém-lançado CD Emerson Leal. Ariella (vocalista da extinta banda paulista Os Ilhonas) interpreta a deliciosa No Japão (Emerson Leal e Oto Paim) em dueto com o cantor apenas eficiente que vai se impondo como bom compositor ao longo deste coeso álbum produzido pelo próprio Emerson Leal e distribuído pela Tratore. Já Verônica Ferriani participa de outra sedutora faixa do disco, a leve Me Love Me, música de Leal letrada por Fernando Salém. A propósito, o fato de nomes como Luiz Tatit e Tom Zé terem escrito versos para músicas de Leal sinaliza que não é somente Chico Buarque que enxerga talento no artista que estreia aos 34 anos no mercado fonográfico. Das duas parcerias com Tatit, Coisa Perene (tema que concilia influências do samba e da música nordestina, perceptíveis no cancioneiro de Leal) e Das Flores e Das Dores, vale mencionar o perfeito casamento de música e letra da segunda. Das Flores e Das Dores parece música de Tatit, impressão reforçada pelo fato de o compositor paulista dividir a interpretação da faixa com Leal. Já Tom Zé é o engenhoso letrista de Círculo, cujos versos giram em torno da hipocrisia da moral social. Em contrapartida, outra boa música do disco, (Que É Que te Deu) De Repente, mostra que a obra de Leal também brilha sem suas (salutares) conexões com compositores já conhecidos. Enfim, Emerson Leal, o disco, expõe o talento de compositor que se situa bem entre o pop e a MPB, merecendo visibilidade e atenção neste Brasil de cantoras.