Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 23 de dezembro de 2012

Clipe de 'Já não somos dois', de Djavan, reutiliza a fórmula básica de estúdio

Resenha de clipe
Música: Já não somos dois (Djavan, 2012)
Artista: Djavan
Álbum: Rua dos amores (Luanda Records / Universal Music, 2012)
Direção: Samba Filmes
Cotação: * * *


♪ Não há qualquer traço de inventividade no clipe de Já não somos dois, lançado por Djavan na internet em 20 de dezembro de 2012 (clique aqui para ver o vídeo no site oficial do artista). Dirigido pela Samba Filmes à moda básica, o vídeo mostra Djavan no estúdio construído em sua casa, no Rio de Janeiro (RJ), cantando e gravando a música lançada em seu 21º álbum, Rua dos amores, de repertório autoral. Trata-se do segundo single do CD. Diferentemente do primeiro (Bangalô, tristonha balada de clima jazzy), Já não somos dois é música típica do cancioneiro de Djavan, ostentando aquele balanço pessoal e intransferível do compositor (alvo de tentativas vãs de clonagem). O único toque estilístico do clipe é o fato de as tomadas dos músicos e do engenheiro de som terem sido captadas em preto e branco, em contraste com as coloridas imagens do cantor ao microfone. No mais, todo o foco repousa na música em si. E, ao longo de 4 minutos e 14 segundos, o suingue de Djavan salta aos ouvidos. Até porque, no clipe de Já não somos dois, importa mais o que está sendo ouvido do que as imagens feitas para o vídeo, simples veículo para a divulgação da música. O vídeo é básico, de formato até antigo, mas cumpre sua função primordial.

5 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Não há qualquer traço de inventividade no clipe de Já Não Somos Dois, lançado por Djavan na internet em 20 de dezembro de 2012 (clique aqui para ver o vídeo no site oficial do artista). Dirigido pela Samba Filmes à moda básica, o vídeo mostra Djavan no estúdio construído em sua casa, no Rio de Janeiro (RJ), cantando e gravando a música lançada em seu 21º álbum, Rua dos Amores, de repertório autoral. Trata-se do segundo single do CD. Diferentemente do primeiro (Bangalô, tristonha balada de clima jazzy), Já Não Somos Dois é música típica do cancioneiro de Djavan, ostentando aquele balanço pessoal e intransferível do compositor (alvo de tentativas vãs de clonagem). O único toque estilístico do clipe é o fato de as tomadas dos músicos e do engenheiro de som terem sido captadas em preto e branco, em contraste com as coloridas imagens do cantor ao microfone. No mais, todo o foco repousa na música em si. E, ao longo de 4 minutos e 14 segundos, o suingue de Djavan salta aos ouvidos. Até porque, no clipe de Já Não Somos Dois, importa mais o que está sendo ouvido do que as imagens feitas para o vídeo, simples veículo para a divulgação da música. É básico, até antigo, mas funciona.

Rafael disse...

Poderia ser um pouco mais criativo na hora de fazer clipes. O clipe de "Palco", do CD "Ária" já havia sido gravado da mesma forma que essa.

Maria disse...

Achei o videoclipe bem mais do mesmo.
Rua Dos Amores é fraquinho só gostei de duas, ou três músicas uma pena! Saudades daquele Djavan de Luz, Alumbramento, Seduzir, Coisa de Acender...

Maria disse...

"balanço pessoal e intransferível do compositor (alvo de tentativas vãs de clonagem" hummmm seria um recado para o Jorge Vercillo?

Fernando de Sá Leitão disse...

Para mim e outro tanto de gente que conheço 'Rua dos Amores' é um dos melhores álbuns da carreira de Djavan. Quanto ao clipe, realmente mais do mesmo. :-)