Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Led Zeppelin voa em céu de brigadeiro no tardio DVD com show de 2007

Resenha de CD e DVD
Título: Celebration Day
Artista: Led Zeppelin
Gravadora: Atlantic Records / Warner Music
Cotação: * * * * 1/2

O show foi histórico pela própria natureza. Afinal, fazia 12 anos que o Led Zeppelin não subia a um palco - e se tratava da terceira apresentação da banda desde que o baterista John Bonham (1948 - 1980) saiu de cena e dissolveu o grupo inglês, ícone do rock pesado dos anos 70. Mas o simples fato de ser raro e histórico não era garantia de que o show - ápice de tributo ao fundador da Atlantic Records Ahmet Ertegun (1923 - 2006), prestado em 10 de dezembro de 2007 na 02 Arena, de Londres, cidade natal do Led Zeppelin - fosse no mínimo bom. Mas a edição tardia do registro ao vivo da apresentação vista por 18 mil privilegiados - e consta que nada menos do que 20 milhões tentaram a sorte de obter um ingresso ou convite - mostra, cinco anos depois, que o show foi ótimo. Jimmy Page, John Paul Jones e Robert Plant - os integrantes da formação original do grupo - se afinaram com Jason Bonham, filho do falecido baterista John Bonham, para tocar 16 músicas do repertório da banda. E se afinar, no caso, significou também deixar ressentimentos  e divergências nos bastidores para fazer a festa sem estragos no palco da arena londrina. Já no primeiro número - Good Times Bad Times (John Bonham, Jimmy Page e John Paul Jones,1969) - fica evidente a pegada da banda, ainda que a voz de Plant já não alcance as nuvens como em priscas eras. E o fato é que o show vai num crescendo e faz o reunido Led Zeppelin voar em céu de brigadeiro ao longo das duas horas do show. Jason Bonham honra a memória do pai nas baquetas. O repertório prioriza os sucessos da banda e, além de clássicos como Black Dog (John Paul Jones, Jimmy Page e Robert Plant, 1971) e Kashmir (Jimmy Page e Robert Plant, 1975), inclui até a balada Stairway to Heaven (Jimmy Page e Robert Plant, 1971), renegada por Plant ao longo dos anos. Exceção por não ser standard do grupo, For Your Life (Jimmy Page e Robert Plant, 1976) é a ótima surpresa em roteiro de hits feito para celebrar o legado de banda que marcou época. Feito na pressão, sem burocracia, o show - tal como visto no DVD lançado em escala mundial pela Warner Music em kit que inclui também CD duplo com as mesmas 16 músicas do vídeo - deixa a sensação de que o Led Zeppelin, talvez movido pelo respeito à memória de Ahmet Ertegun, jamais bateu ponto na apresentação. E por isso mesmo fez história - ora perpetuada em Celebration Day.

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

O show foi histórico pela própria natureza. Afinal, fazia 12 anos que o Led Zeppelin não subia a um palco - e se tratava da terceira apresentação da banda desde que o baterista John Bonham (1948 - 1980) saiu de cena e dissolveu o grupo inglês, ícone do rock pesado dos anos 70. Mas o simples fato de ser raro e histórico não era garantia de que o show - ápice de tributo ao fundador da Atlantic Records Ahmet Ertegun (1923 - 2006), prestado em 10 de dezembro de 2007 na 02 Arena, de Londres, cidade natal do Led Zeppelin - fosse no mínimo bom. Mas a edição tardia do registro ao vivo da apresentação vista por 18 mil privilegiados - e consta que nada menos do que 20 milhões tentaram a sorte de obter um ingresso ou convite - mostra, cinco anos depois, que o show foi ótimo. Jimmy Page, John Paul Jones e Robert Plant - os integrantes da formação original do grupo - se afinaram com Jason Bonham, filho do falecido baterista John Bonham, para tocar 16 músicas do repertório da banda. E se afinar, no caso, significou também deixar ressentimentos e divergências nos bastidores para fazer a festa sem estragos no palco da arena londrina. Já no primeiro número - Good Times Bad Times (John Bonham, Jimmy Page e John Paul Jones,1969) - fica evidente a pegada da banda, ainda que a voz de Plant já não alcance as nuvens como em priscas eras. E o fato é que o show vai num crescendo e faz o reunido Led Zeppelin voar em céu de brigadeiro ao longo das duas horas do show. Jason Bonham honra a memória do pai nas baquetas. O repertório prioriza os sucessos da banda e, além de clássicos como Black Dog (John Paul Jones, Jimmy Page e Robert Plant, 1971) e Kashmir (Jimmy Page e Robert Plant, 1975), inclui até a balada Stairway to Heaven (Jimmy Page e Robert Plant, 1971), renegada por Plant ao longo dos anos. Exceção por não ser standard do grupo, For Your Life (Jimmy Page e Robert Plant, 1976) é a ótima surpresa em roteiro de hits feito para celebrar o legado de banda que marcou época. Feito na pressão, sem burocracia, o show - tal como visto no DVD lançado em escala mundial pela Warner Music em kit que inclui também CD duplo com as mesmas 16 músicas do vídeo - deixa a sensação de que o Led Zeppelin, talvez movido pelo respeito à memória de Ahmet Ertegun, jamais bateu ponto na apresentação. E por isso mesmo fez história - ora perpetuada em Celebration Day.

Anônimo disse...

Quanto mais o tempo passa mais eu gosto do Led Zeppelin.
Eles fizeram uma obra magnífica!

PS: Tá mais do que na hora do rock - tanto gringo, quanto nacional - falar grosso e com relevância novamente.
O coitado tá caidinho demais, fico com dó.