Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Koorax lança no Rio em janeiro 'Got to Be Real', disco feito com Bertrami

Ithamara Koorax vai lançar no Brasil, em janeiro de 2013, seu 15º álbum, Got To Be Real, gravado em estúdio do Rio de Janeiro (RJ), como se fosse ao vivo, sob encomenda da gravadora Irma Records. Produzido por Arnaldo DeSouteiro, o disco foi lançado no Exterior no primeiro semestre deste ano de 2012. Got to Be Real junta a cantora fluminense ao trio formado pelo baterista Haroldo Jobim, o baixista Jorge Pescara e o tecladista José Roberto Bertrami (1946 - 2012), morto em 8 de julho, aos 66 anos, meses após a gravação do CD. Projetado no grupo Azymuth, Bertrami assina com o baixista Alex Malheiros uma das músicas do disco, Toque de Cuíca, tema gravado por nomes como Airto Moreira. O repertório inclui o samba-canção Negue (Enzo de Almeida Passos e Adelino Moreira) - lançado em 1961  pelo cantor Nelson Gonçalves (1919 - 1968) e regravado com sucesso por Maria Bethânia em seu álbum Álibi (1978) - entre standards internacionais como Got to Be Real (Cheryl Lynn, David Foster e David Paich, 1978), hit da cantora norte-americana Cheryl Lynn, e Never Can Say Goodbye (Clifton Davis, 1971), sucesso do grupo Jackson 5. Em tom pop jazzístico,  Ithamara também dá voz a Vesti Azul (Nonato Buzar) - sucesso de Wilson Simonal (1938 - 2000) - e a Pigmalião 70, música da fase pop de Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle, composta com Novelli.

5 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Ithamara Koorax vai lançar no Brasil, em janeiro de 2013, seu 15º álbum, Got To Be Real, gravado em estúdio do Rio de Janeiro (RJ), como se fosse ao vivo, sob encomenda da gravadora Irma Records. Produzido por Arnaldo DeSouteiro, o disco foi lançado no Exterior no primeiro semestre deste ano de 2012. Got to Be Real junta a cantora fluminense ao trio formado pelo baterista Haroldo Jobim, o baixista Jorge Pescara e o tecladista José Roberto Bertrami (1946 - 2012), morto em 8 de julho, aos 66 anos, meses após a gravação do CD. Projetado no grupo Azymuth, Bertrami assina com o baixista Alex Malheiros uma das músicas do disco, Toque de Cuíca, tema gravado por nomes como Airto Moreira. O repertório inclui o samba-canção Negue (Enzo de Almeida Passos e Adelino Moreira) - lançado em 1961 pelo cantor Nelson Gonçalves (1919 - 1968) e regravado com sucesso por Maria Bethânia em seu álbum Álibi (1978) - entre standards internacionais como Got to Be Real (Cheryl Lynn, David Foster e David Paich, 1978), hit da cantora norte-americana Cheryl Lynn, e Never Can Say Goodbye (Clifton Davis, 1971), sucesso do grupo Jackson 5. Em tom pop jazzístico, Ithamara também dá voz a Vesti Azul (Nonato Buzar) - sucesso de Wilson Simonal (1938 - 2000) - e a Pigmalião 70, música da fase pop de Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle, composta com Novelli.

Toninho Lima disse...

Gosto mais de Ithamara Koorax cantando em português. Voz potente e bela. Quero conferir como ficou "Toque de Cuíca". Airto Moreira matou a pau quando a gravou. Ficou sensacional. E José Roberto Bertrami faz falta.

Rafael disse...

Há meses tenho este disco. Realmente é um ótimo trabalho da Ithamara Koorax. Pegou excelentes clássicos da música mundial e fez uma ótima sonoridade nesse disco.

Fabio disse...

Essa é grande! Canta muito! Ainda não sei o porquê de não ter o reconhecido valor aqui no Brasil. O CD é ótimo, incrível como ela mantem uma nota. Minha amiga de Facebook. O último show dela aqui em SP foi com a Jazz Sinfônica. Fiquei tão orgulhoso por ela ter me ligado e me convidado pro show. Adoro Ithamara!

Dam Evangelista disse...

Ithamara é uma deusa.
Grande, divina, fabulosa.
Toda a sua discografia faz jus ao seu poder vocal.

Got to be real é um dos melhores discos de 2012.