Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

'Saturno' alinha passado e presente ao reanimar espírito inicial do Capital

Resenha de CD
Título: Saturno
Artista: Capital Inicial
Gravadora: Sony Music
Cotação: * * * 1/2

Rock de espírito punk composto por Alvin L. com Dinho Ouro Preto para o 16º álbum do Capital Inicial, Saturno, Saquear Brasília poderia figurar no primeiro LP da banda nascida na Capital Federal a partir da dissolução do grupo Aborto Elétrico em 1982. O rock tenta simular a vibe e a rebeldia de Veraneio Vascaína (Flávio Lemos e Renato Russo), um dos clássicos que coube ao Capital na partilha dos bens do Aborto. Claro que nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia. Jovens em 1982, Dinho Ouro Preto (voz), Fê Lemos (bateria) e Flávio Lemos (baixo) já são quase cinquentões em 2012 (Fê já se tornou um em junho). No entanto, como a juventude também pode ser um estado de espírito, Saturno é salutar tentativa de repor em órbita o espírito inicial do Capital. E, nesse sentido, o 13º álbum de estúdio do grupo deixa boa impressão. Entre rocks como Apocalipse Agora e baladas como O Lado Escuro da Lua, Saturno alinha 11 músicas inéditas que, por mais que remetam ao início do Capital, dialogam também com o momento presente da banda. Em vez de se escorar nos hits e nas plateias do passado, como vem fazendo parte das bandas de rock projetadas nos anos 80, o grupo de Dinho Ouro Preto conseguiu renovar seu repertório e ampliar seu público a partir dos anos 2000. Saturno também põe em órbita músicas que acenam para esse público angariado no meio da estrada. E, justiça seja feita, as baladas Saturno e Noites em Branco são bonitas e figuram entre as melhores já gravadas pelo grupo. É fato que a consolidação da parceria de Dinho com Alvin L. - compositor que também respirou o ar punk dos anos 70 e seguiu a onda da New Wave nos 80 antes de ganhar certa projeção nos 90 como mentor do grupo carioca Sex Beatles - deu certo upgrade ao repertório da discografia recente do Capital. Não por acaso, a dupla assina nove das 11 músicas de Saturno (uma, O Bem, o Mal e o Indiferente, foi composta com a adesão de Robledo Silva). Calcado nas guitarras de Yves Passarell, sobretudo em faixas como O Cristo Redentor e A Valsa do Inferno, Saturno remove a poeira acumulada na estrada pelo Capital.

5 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Rock de espírito punk composto por Alvin L. com Dinho Ouro Preto para o 16º álbum do Capital Inicial, Saturno, Saquear Brasília poderia figurar no primeiro LP da banda nascida na Capital Federal a partir da dissolução do grupo Aborto Elétrico em 1982. O rock tenta simular a vibe e a rebeldia de Veraneio Vascaína (Flávio Lemos e Renato Russo), um dos clássicos que coube ao Capital na partilha dos bens do Aborto. Claro que nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia. Jovens em 1982, Dinho Ouro Preto (voz), Fê Lemos (bateria) e Flávio Lemos (baixo) já são quase cinquentões em 2012 (Fê já se tornou um em junho). No entanto, como a juventude também pode ser um estado de espírito, Saturno é salutar tentativa de repor em órbita o espírito inicial do Capital. E, nesse sentido, o 13º álbum de estúdio do grupo deixa boa impressão. Entre rocks como Apocalipse Agora e baladas como O Lado Escuro da Lua, Saturno alinha 11 músicas inéditas que, por mais que remetam ao início do Capital, dialogam também com o momento presente da banda. Em vez de se escorar nos hits e nas plateias do passado, como vem fazendo parte das bandas de rock projetadas nos anos 80, o grupo de Dinho Ouro Preto conseguiu renovar seu repertório e ampliar seu público a partir dos anos 2000. Saturno também põe em órbita músicas que acenam para esse público angariado no meio da estrada. E, justiça seja feita, as baladas Saturno e Noites em Branco são bonitas e figuram entre as melhores já gravadas pelo grupo. É fato que a consolidação da parceria de Dinho com Alvin L. - compositor que também respirou o ar punk dos anos 70 e seguiu a onda da New Wave nos 80 antes de ganhar certa projeção nos 90 como mentor do grupo carioca Sex Beatles - deu certo upgrade ao repertório da discografia recente do Capital. Não por acaso, a dupla assina nove das 11 músicas de Saturno (uma, O Bem, o Mal e o Indiferente, foi composta com a adesão de Robledo Silva). Calcado nas guitarras de Yves Passarell, sobretudo em faixas como O Cristo Redentor e A Valsa do Inferno, Saturno remove a poeira acumulada na estrada pelo Capital.

Rafael disse...

Há muito o Capital perdeu o brilho como banda de rock. Apesar de que eles nunca foram tão rockers mesmo. Sempre flertaram mais para o pop do que o rock propriamente.

Luca disse...

Esse grupo já cansou...

Daทilo disse...

Só o da primeira encarnação e olha lá....

lurian disse...

Não ouvi o disco, mas gosto das composições do Alvin L.