Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Aos 90 anos, Bibi faz sua festa de Natal em heterogênea família musical

Resenha de CD
Título: Natal Família
Artista: Bibi Ferreira & Convidados
Gravadora: Biscoito Fino
Cotação: * * *

O CD Natal em Família, de Bibi Ferreira, já merece ser notícia somente pelo fato de ter sido gravado por uma senhora intérprete de 90 anos. Com sua espantosa vitalidade, a atriz - desde sempre habilidosa quando pisa no terreno do canto - festeja com alegria o Natal na companhia de sua (heterogênea) família musical. Sob a produção de Flávio Mendes e a direção artística de Nilson Raman, Bibi recebe convidados de estilos distintos para regravar alguns clássicos natalinos que atravessaram gerações - como Natal das Crianças (Bleacute), Noite Feliz (Franz Gruber e Vicente Arico Junior) e  Sino de Belém, versão de Evaldo Rui para Jingle Bells (James Pierpont), cantada por Bibi com Alcione - e outros que caíram em esquecimento, caso de Feliz Natal (Klecius Caldas e Armando Cavalcanti), tirado do baú por Bibi com adesão da voz aveludada de Emílio Santiago. Faixa de surpreendente suingue, à moda norte-americana, E Nasceu Jesus (Orlandivo e Roberto Jorge) teria resultado mais sedutor sem a presença de Fábio de Melo, pois o padre cantor não tem o balanço, a leveza e a musicalidade de Bibi para encarar tema cheio de suingue - bisado em Vem Chegando o Natal, versão de Santa Claus Is Coming to Town, revivida por Bibi com Xuxa e com as vozes vivazes do coral Dó Ré Mi. Tema propagado pela TV Globo desde os anos 70 em sua mensagem de fim de ano, Um Novo Tempo (Marcos Valle, Paulo Sérgio Valle e Nelson Motta) até se diferencia pela graça de reunir cinco jovens cantoras novas (Alexia Bomtempo, Alice Caymmi, Ana Cristina, Joyce Cândido e Maíra Freitas). Em contrapartida, o medley que junta Estrada do Sol (Antonio Carlos Jobim e Dolores Duran) com Estão Voltando as Flores (Paulo Soledade) - liberdade estilística do repertório - mostra o quão são destoantes os estilos dos cantos de Bibi e de Roberta Miranda, convidada da faixa. Não dá liga! O canto operístico de Max Wilson ao menos se ajusta ao tom sacro de Oh, Noite Santa (Adolphe Adam). O mesmo tom de Ave Maria (Franz Schubert), cantada por Bibi com Ronnie Von no fecho deste CD que vai soar familiar para os admiradores de Bibi Ferreira.

7 comentários:

Mauro Ferreira disse...

O CD Natal em Família, de Bibi Ferreira, já merece ser notícia somente pelo fato de ter sido gravado por uma senhora intérprete de 90 anos. Com sua espantosa vitalidade, a atriz - desde sempre habilidosa quando pisa no terreno do canto - festeja com alegria o Natal na companhia de sua (heterogênea) família musical. Sob a produção de Flávio Mendes e a direção artística de Nilson Raman, Bibi recebe convidados de estilos distintos para regravar alguns clássicos natalinos que atravessaram gerações - como Natal das Crianças (Bleacute), Noite Feliz (Franz Gruber e Vicente Arico Junior) e Sino de Belém, versão de Evaldo Rui para Jingle Bells (James Pierpont), cantada por Bibi com Alcione - e outros que caíram em esquecimento, caso de Feliz Natal (Klecius Caldas e Armando Cavalcanti), tirado do baú por Bibi com adesão da voz aveludada de Emílio Santiago. Faixa de surpreendente suingue, à moda norte-americana, E Nasceu Jesus (Orlandivo e Roberto Jorge) teria resultado mais sedutor sem a presença de Fábio de Melo, pois o padre cantor não tem o balanço, a leveza e a musicalidade de Bibi para encarar tema cheio de suingue - bisado em Vem Chegando o Natal, versão de Santa Claus Is Coming to Town, revivida por Bibi com Xuxa e com as vozes vivazes do coral Dó Ré Mi. Tema propagado pela TV Globo desde os anos 70 em sua mensagem de fim de ano, Um Novo Tempo (Marcos Valle, Paulo Sérgio Valle e Nelson Motta) até se diferencia pela graça de reunir cinco jovens cantoras novas (Alexia Bomtempo, Alice Caymmi, Ana Cristina, Joyce Cândido e Maíra Freitas). Em contrapartida, o medley que junta Estrada do Sol (Antonio Carlos Jobim e Dolores Duran) com Estão Voltando as Flores (Paulo Soledade) - liberdade estilística do repertório - mostra o quão são destoantes os estilos dos cantos de Bibi e de Roberta Miranda, convidada da faixa. Não dá liga! O canto operístico de Max Wilson ao menos se ajusta ao tom sacro de Oh, Noite Santa (Adolphe Adam). O mesmo tom de Ave Maria (Franz Schubert), cantada por Bibi com Ronnie Von no fecho deste CD que vai soar familiar para os admiradores de Bibi Ferreira.

Vladimir disse...

Muito bacana esta seleção de "novos" CDs natalinos!!

Aproveito para desejar um Feliz Natal, embora já tardio!!

Grande abraço

Rafael disse...

Desse disco dela, apenas não gostei de saber que ela canta com Xuxa. No geral, o disco está bonito.

Douglas Carvalho disse...

Bibi é uma das maiores artistas do Brasil. Fato. Mas isso não é suficiente para me fazer aguentar padre cantor ou a voz enjoada da Xuxa.

KL disse...

será que pagaram alguém para fazer isso que alguém deve ter chamado de capa? Se foi na base do 0800, podem ligar para mim, que faço uma bem menos pior. E sem usar o Paint.

Rafael disse...

As escolhas mais equivocadas para esse projeto penso que foram Xuxa, Padre Fábio de Melo e Roberta Miranda. O problema de disco natalino aqui no Brasil é sempre assim. Só chamam os mesmos artistas para cantarem em discos assim.

Vladimir disse...

Realmente, a capa é de um mal gosto desconcertante!!

Quanto ao conteúdo, tenho também minhas dúvidas...