Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Para APCA, o disco do ano é o de Tulipa e o melhor show é o de Marisa

Lançado em julho, o segundo (excelente) álbum da cantora e compositora paulista Tulipa Ruiz, Tudo Tanto, é o melhor disco deste ano de 2012 na avaliação dos três jurados da categoria Música Popular no prêmio anual concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) aos que se destacam na área cultural. Para os críticos de música da APCA (Inês Fernandes Correia, José Norberto Flesch e Marcelo Costa), Verdade Uma Ilusão - show que a carioca Marisa Monte estreou em 1º de junho em Curitiba (PR) e que segue em turnê pelo Brasil - foi o melhor espetáculo de 2012. O júri também premiou Silva como cantor (pelo primeiro álbum do artista capixaba, Claridão, recém-lançado pelo selo Slap) e a paraense Gaby Amarantos como cantora. A revelação foi Jair Naves, cantor e compositor paulistano que lançou em setembro seu primeiro disco solo, E Você se Sente Numa Cela Escura, Planejando a Sua Fuga, Cavando o Chão Com as Próprias Unhas (PopFuzz / Travolta Discos, 2012), sequência do EP Araguari (2010). Já o compositor paulista Paulo Vanzolini ganhou o Grande Prêmio da Crítica pelo conjunto de obra profundamente identificada com a cidade de São Paulo, sede da APCA.

19 comentários:

Rafael disse...

O disco da Tulipa é bom, porém não acho que seja o melhor do ano. Foi um tanto quanto exagerado da APCA ter dado o prêmio a este disco, sendo que foram lançados outros que mereciam sim levar o troféu.

Rafael disse...

Façam-me o favor... Gaby Amarantos como melhor cantora? O prêmio da crítica para Paulo Vanzolini foi mais do que justo, pois se não fosse ele, pérolas como "Ronda" sequer existiriam. Mas no que esses críticos levaram a eleger Gaby Amarantos como melhor cantora?

Rafael disse...

Ah, o disco do Silva é muito bom. Fez por merecer para levar o prêmio. O do Jair não escutei ainda, apesar de ter ouvido falar nele. Marisa Monte como melhor show? Não sei, não vi o show dela.

Marcello disse...

Entao quer dizer que a APCA , que tem nome de colegiado dos criticos de são paulo se resume a 3 figuras??
O que eu achei divertido foi o critico Marcelo Costa que tem um blog de musica alternativa , Scream & Yell, onde desce a lenha em todo mundo, de Caetano à Gal,de Marisa à Crioulo e Tulipa, ter colocado esse lado fanzine de lado e assumir na votação opções esteticas de mercado. Nesse ponto deve ter falado alto o lado editor do portal G1.
Enfim, o APCA acertou no disco da Tulipa, depois foi so aceno ao mercado.

lurian disse...

Nâo consigo ouvir mais de 3 músicas seguidas da Tulpa Ruiz. Aliás, nem dela, nem dessas cantantes de voz infantilizada...

Anônimo disse...

Gaby é diferente não é mais do mesmo, mas...melhor cantora?
Tulipa não gosto, nem falo nada se esta certo ou não, é o óbvio.
Silva é bom, mas nada de extraordinário.
E o show da Marisa Monte, iria ser estranho não ganhar, com aquele aparato todo, não sei quantos artistas plásticos, com a nação zumbi, Dadi e mais outros músicos excelentes, normal ganhar, que artista no Brasil faz aquele espetáculo? É raro. Então.

Denilson Santos disse...

Pois é...

Sem entrar no mérito dos premiados, acho tão estranho um prêmio dessa magnitude ser julgado por somente três críticos...

Não consigo entender.

abração,
Denilson

Maria disse...

O melhor disco pra mim foi o Caravana Sereia Bloom de Céu, quanto ao show de Marisa, não posso afirmar nada vou ver agora em Janeiro mas pelos comentários das pessoas que foram que eu conheço todos acharam um belo show mesmo o disco sendo fraco.

falsobrilhante disse...

Essa história de concurso e prêmio virou piada. É o interesse do "mercado" (leia-se esquema empresarial-industrial-bestalizante)que manda; e só para não escancarar demais, alguém de talento é sempre lembrado para legitimar o "evento".

E todo mundo vai sendo engolido nesse redemoinho.

André disse...

O disco da Tulipa considero muito bom, pois o primeiro era muito chatinho...gostei do que ouvi.
Bom o show da Marisa, apesar de todo o aparato é muito foda. Na verdade ela não precisava nos presentear com tudo aquilo, somente a sua bela voz basta, apesar de "O que voce quer" não ser o seu melhor CD, mas Marisa tem o poder de se reinventar no palco. O CD é uma coisa e o show outra. Acho a incrível!

Vladimir disse...

Não sei de Tulipa Ruiz e outros ganhadores, mas o show de Marisa Monte foi merecido!! Lindo!!!

Anônimo disse...

Já frequentei muito o Scream & Yell do Marcelo Costa e não é verdade que ele mete o pau em tudo e em todos.
Estranhei também o, outrora?, importante APCA ser composto por somente 3 figuras. Mas os ganhadores não me causaram nenhum espanto. Estão dentro do perfil do prêmio.
Quanto a Marisa, ela sempre se garantiu em shows - tanto em performance quanto em produção.
Seu último disco é pífio, mas o show tem músicas de toda a carreira...
A verdade é que o nível dela caiu demais e o show serve para iludir os que pensam que não.
Torço e espero pra que seja uma má fase - já longa.




rafael disse...

Zé Henrique, concordo plenamente com você: o nível de Marisa caiu demais, e seu último show só comprova isso. Lindos efeitos visuais para letras constrangedoras e uma sonoridade anódina, sem garra e sem verdade: uma ilusão. Preferi (de longe) o show da Tulipa que, mesmo com todo ibope e todo estoque, tá entregando algo mais autêntico - em disco, e no palco. abraço

KL disse...

Já foi o tempo em qua a APCA escolhia uma fenomenal Tetê Espíndola como melhor cantora. Mas a escolha deve ser por que, atualmente, só se produz isso mesmo: pupu confeitado.

Fabio disse...

Fiz o download do CD de graça no site dela e até hoje se ouvi uma música foi muito. Sou mais o primeiro CD que é despojado. Esse último é mais elaborado e pretensioso.

Rhenan Soares disse...

Adoro a Tulipa e o disco, mas... Nunca será.

Passe vôlei disse...

Tulipa é uma ótima cantora e seu álbum está sim entre os melhores do ano. Para mim, claro. Já vi diversas vezes suas apresentações ao vivo e não vejo nada de infantilizada, pelo contrário. Definir o melhor é sempre numa perspectiva pessoal não é? Alguns mais conservadores, outros apenas os que discordam sistematicamente de tudo aquilo que faz algum sucesso..
Quanto ao show da Marisa, vi duas vezes. Desculpem-me, mas só deveriam poder emitir opinião a esse respeito quem viu...é lindíssimo. É lindíssimo vê-la cantando e ver também sua capacidade de transformar o show em um espetáculo.Mesmo que alguns considerem seu último disco, inferior aos demais que já produziu, o que discordo, todas as músicas novas funcionam muito bem , além daquelas antigas que não tocava fazia muito tempo ou eram associadas a outros intérpretes..Marisa, pode até não parecer, mas sempre se reinventa...

Passe vôlei disse...

Tulipa é uma ótima cantora e seu álbum está sim entre os melhores do ano. Para mim, claro. Já vi diversas vezes suas apresentações ao vivo e não vejo nada de infantilizada, pelo contrário. Definir o melhor é sempre numa perspectiva pessoal não é? Alguns mais conservadores, outros apenas os que discordam sistematicamente de tudo aquilo que faz algum sucesso..
Quanto ao show da Marisa, vi duas vezes. Desculpem-me, mas só deveriam poder emitir opinião a esse respeito quem viu...é lindíssimo. É lindíssimo vê-la cantando e ver também sua capacidade de transformar o show em um espetáculo.Mesmo que alguns considerem seu último disco, inferior aos demais que já produziu, o que discordo, todas as músicas novas funcionam muito bem , além daquelas antigas que não tocava fazia muito tempo ou eram associadas a outros intérpretes..Marisa, pode até não parecer, mas sempre se reinventa..

Anônimo disse...

Quem não gosta de/do sucesso bom sujeito não é. É ruim da cabeça e do pé.
O X da questão, ou do problema, como diria Noel Rosa - que ontem fez aniversário e nasceu, vejam só, depois de Niemeyer - é A FORMA de alcançá-lo.
Noel com seus 27 anos e Oscar com seus 104 deixaram marcas indeléveis por não confudirem simplidicade com banalidade.
Outro X da questão.
De X em X alguns nomes sofrem arranhões.